TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcm Engenharia

Trabalho Universitário: Tcm Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

Quando você come alimentos que contêm carboidratos (açúcares e amido), as bactérias que vivem na placa comem estes carboidratos, produzindo ácidos do açúcar no processo.

Os ácidos ajudam a desmineralizar os dentes, que podem ficar opacos e com manchas brancas. Neste estágio, a cárie ainda pode ser revertida com escovação adequada.

Se o estágio anterior for agravado, a desmineralização continua até fazer um buraco no dente. A partir deste ponto, o dente deve ser tratado por um dentista.

Se não for tratada, a lesão pode ficar maior, atingindo o canal do dente.

Se o canal não for tratado, a lesão pode evoluir e formar um abscesso (acúmulo de pus na raiz do dente).

Problemas causados pela cárie:

Placa bacteriana:

Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cárie e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

Como saber se tenho placa bacteriana nos dentes?

Todos nós temos placa bacteriana porque as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. As bactérias aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e aqueles contidos na saliva para se desenvolver. A placa causa a cárie quando os ácidos que ela produz atacam os dentes, o que acontece após as refeições. Sofrendo esses ataques repetidos, o esmalte dos dentes pode se desfazer e abrir caminho para a formação de cárie. Não sendo retirada, a placa bacteriana pode também irritar a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite (a gengiva fica vermelha, incha e sangra), periodontite e perda dos dentes.

Como posso evitar a formação da placa bacteriana?

É fácil evitar a formação da placa bacteriana. Basta você:

Escovar bem, no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as refeições, para remover a placa bacteriana de todas as superfícies dos seus dentes.

Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre seus dentes e sob a gengiva, onde a escova não pode alcançar.

Limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido, especialmente aqueles que grudam nos dentes.

Visitar seu dentista regularmente para fazer limpeza e exame completo dos dentes.

Por meio da raspagem, a placa e o tártaro são removidos da coroa e raiz do dente.

Tártaro:

Tártaro, às vezes também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como a cárie e gengivite.

O tártaro não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengiva, mas também é um problema estético. O tártaro, por ser poroso absorve as manchas com mais facilidade. Assim, para aquelas pessoas que fumam ou tomam chá ou café, é ainda mais importante que evitem a formação do tártaro.

Como saber se tenho tártaro?

Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival. Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.

Como evitar a formação do tártaro?

Somente a escovação correta, especialmente se feita com a ajuda de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com