TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tec Em Enfermagem

Trabalho Escolar: Tec Em Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 7

INDRODUÇÃO

O Coração possui uma musculatura é de tecido estriado, sendo os seguintes músculos: Endocárdio; Miocárdio; Pericárdio.

O miocárdio possui grande suprimento arterial e venoso, as artérias coronárias circulam o coração e delas surgem vários vasos. Funciona através de estímulos elétricos provenientes do Sistema Nervoso Autônomo, e têm como funções:

 Abastecer os sistemas corporais com sangue rico em O² (Arterial);

 Receber o sangue rico em CO² (venoso) e enviá-lo aos pulmões, para que seja realizada a Hematose, e assim retornar ao coração para que seja distribuído para o corpo.

Sintomas da doença arterial coronariana:

 Dor aguda;

 Sensação de esmagamento do tórax;

 Dor no alto do abdômen;

 Tontura;

 Sensação de resfriamento do corpo;

Exames para identificar doença arterial coronariana:

 Eletrocardiograma: pode evidenciar alterações na repolarização, no seguimento UST ou na onda T, induzindo a presença de um fator anginoso ou fator isquêmico.

 Teste de esforço.

 Exame cineangiocoronariográfico (cateterismo): que é o exame de eleição.

 Cintilografia: exame não invasivo onde é introduzido um rádiofarmaco, que penetra através das artérias que ligam o coração, penetra na musculatura, mostrando imagens do coração.

Fatores de risco:

 Tabagismo;

 Hipertensão;

 Diabetes;

 Sedentarismo;

 Níveis de colesterol elevado;

Profilaxia:

 Evitar o tabagismo;

 Realizar alimentação rica em legumes, verduras e frutas;

 Praticar exercícios físicos;

 Controlar estresse;

 Controlar o peso;

 Controlar o consumo de alimentos gordurosos e frituras;

REVASCULARIZAÇÃO MIOCÁRDICA (RM) é um tipo de cirurgia cardíaca na qual uma ou mais coronárias obstruídas recebem pontes com enxertos de safena e/ou de mamária, com o objetivo de restabelecer o fluxo sanguíneo para as áreas comprometidas do coração.

Tais enxertos são feitos com artérias e veias do próprio paciente localizadas no tórax (artéria mamária), nos membros inferiores (veias safenas) ou nos antebraços (artérias radiais). Raramente são utilizadas as artérias do abdômen (artéria gastroepiplóica).

Alternativas menos invasivas:

1. Cirurgia sem circulação extracorpórea: Usualmente para realizar a revascularização do miocárdio é necessária a utilização de um sistema denominado circulação extracorpórea. Através dele o cirurgião pode com segurança realizar a parada do coração e assim realizar a cirurgia.

2. Cirurgia minimamente invasiva e robótica: é realizada através de pequenas incisões no tórax utilizando instrumentos especializados. As incisões utilizadas possuem normalmente de 3-6 cm ao invés de 15-30cm na cirurgia convencional, ou seja, neste procedimento não é necessário abrir o osso esterno, ou seja, o tórax do paciente.

A cirurgia robótica é um dos tipos de cirurgia minimamente invasiva, também conhecida como cirurgia de tórax fechado. O cirurgião cardíaco utiliza um console especial que controla braços robotizados dotados de pequenos instrumentos de alta precisão introduzidos por pequenos orifícios no tórax do paciente.

A cirurgia robótica permite ao cirurgião realizar reparos complexos no coração com diversos benefícios ao paciente. Nesta modalidade de cirurgia incisões ainda menores são utilizadas (1-3 cm).

No procedimento os enxertos (conhecidos como pontes) são realizadas através de pequenos orifícios no tórax sem a necessidade de abertura de todo o tórax. Neste procedimento o trauma cirúrgico e a agressão ao paciente são reduzidos com múltiplos benefícios.

Nesta forma de abordagem o cirurgião utiliza um sistema robótico e/ou de vídeo cirurgia que permite com que sejam possíveis movimentos complexos e precisos dentro do tórax. Uma câmera e pinças especialmente desenvolvidas são utilizadas para este fim.

OBJETIVO

É aliviar ou resolver completamente os sintomas derivados da isquemia do músculo cardíaco, ou seja, da falta de sangue oxigenado, problema secundário às obstruções nas artérias coronárias.

O êxito da cirurgia propicia ao paciente o retorno a um estilo de vida normal, ou com mínimas limitações, além de diminuir significativamente o risco de ataques cardíacos (infartos) e outros problemas cardíacos.

Procedimentos durante a cirurgia:

Serão feitas três pontes, sendo duas com a veia safena, e uma com a artéria mamária.

A cirurgia é dividida em 5 partes:

 1° parte: Preparo dos enxertos venosos através de duas incisões pequenas no MIE.

 2° Parte: Abrir tórax para retirar artéria mamária;

 3° parte: colocação do paciente em circulação extracorpórea com coração e pulmões parados.

 4° parte: realizam-se as anastomoses.

 5° parte fechamento da incisão.

Tempo estimado de cirurgia: 3 horas

INDICAÇÃO

Pacientes com Angina Estável, Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio

CONTRAINDICAÇÕES

 Função Ventricular Precária: Foi apreciado nos primórdios deste procedimento cirúrgico, quando os índices de mortalidade pré-operatória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com