TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Ligada Ao Capital Intelectual E à Gestão Do Conhecimento

Dissertações: Tecnologia Ligada Ao Capital Intelectual E à Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 2

Tecnologia ligada ao Capital Intelectual e à Gestão do Conhecimento

È uma disciplina emergente que tem como principal objetivo, gerar, compartilhar e utilizar o conhecimento tácito e explícito existente num determinado espaço para dar respostas ás necessidades das pessoas e das comunidades em seu desenvolvimento.

Centrado na necessidade de administrar o conhecimento organizacional e as aprendizagens organizacionais como mecanismos básicos para o fortalecimento de uma região ou espaço em relação com as visões do futuro que vão determinar seus planos estratégicos de desenvolvimento no médio e no longo prazo.

Até a metade do século xx, os modelos gerenciais eram voltados para eficiência produtiva, entretanto com a intensificação do dinamismo ambiental, surgiu a necessidade de desenvolver novas formas de administrar empresas.

Neste contexto coincide alguns eventos, que até hoje em dia impactam nos negócios das empresas e também em nossas vidas como mercado competitivo, evolução tecnológica, necessidade de novas formas de gestão surge ai a aprendizagem organizacional como um novo paradigma administrativo voltado para a valorização das pessoas como principal recurso organizacional e pautado em uma filosofia de gestão com cultura organizacional aberta e participativa em que empresas transferem suas preocupações dos recursos de produção para os recursos humanos.

As pessoas são o único recurso organizacional de fato capaz de criar e inovar para satisfazer as expectativas dos clientes e dos investidores colocando as empresas em uma posição mais confortável no ambiente competitivo no qual as melhorias surgem por meio do conhecimento criado de modo coletivo.

Assim, a partir da década de 1990, surge tecnologia de gestão conhecida como Capital

O Compartilhamento de conhecimento para as empresas é uma forma de assegurar que seus empregados ou colaboradores possa estar repassando uns aos outro o conhecimento que possuem , e garantindo a difusão e pose do conhecimento que necessitam .Conhecimento pode ser visto como informações repletas de experiência .O conhecimento tem se tornado um ingrediente crítico para a obtenção de vantagem competitiva. O sucesso de uma organização esta baseada em sua capacidade de criar e transferir conhecimento de forma mais eficaz que seus competidores. A aproximação do superior com seus subordinados, tornando assim a comunicação ,e o trabalho em equipe , uma das principais características do desenvolvimento do compartilhamento de conhecimento.

Coloca o funcionário como o principal recurso da organização , assim o mesmo utilizara o conhecimento já adquirido com o que a empresa possa oferece buscando sempre informações e conhecimentos. Formando novos perfis de trabalhador, capacitando e moldando o mesmo.

Bibliografia

http://www.sp.senac.br/

http://www.sebrae.com.br/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com