TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias de Gestão do Conhecimento

Trabalho acadêmico: Tecnologias de Gestão do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  7.995 Palavras (32 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 32

Introdução

Nas próximas páginas encontraremos definições sobre gestão do conhecimento, hoje muito discutida nas organizações, devido à necessidade de utilizar o conhecimento intrínseco das pessoas para que com isso a organização acompanhe as mudanças profundas e constantes na nossa atualidade.

Através da gestão do conhecimento, a organização toma decisões, obtém resultados, aprende sobre o ambiente que a organização está inserida e com isso entende as necessidades pelas quais ela e seus colaboradores passam.

Veremos também que o conhecimento surge a partir das experiências, habilidades e informações, porém também pode ser comprado, ou seja, adquire-se outra empresa, equipes, processos.

Observaremos que um ponto chave para a gestão do conhecimento, é a tecnologia que cria grandes expectativas em relação a sistemas integrados que são ferramentas utilizadas para mapear o conhecimento corporativo.

Sumário

1. Organização do Conhecimento 5

1.1 Sociedade do conhecimento 5

1.2 Estrutura Organizacional 7

1.3 Cultura e Clima organizacional

2. Geração do conhecimento nas organizações 11

3. Aprendizagem Organizacional 15

3.1 Como as organizações aprendem 15

3.2 Modelos de Peter Senge 17

4. Tecnologias para Gestão do Conhecimento 20

5. Projetos de Gestão de Conhecimento 22

5.1 Repositórios do Conhecimento 22

5.2 Acesso ao conhecimento 23

5.3 Inteligência competitiva 24

5.4 Fatores que levam ao sucesso dos Projetos do Conhecimento 28

Conclusão 30

Bibliografia 31

1. ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Para Angeloni, o conhecimento vem sendo visto como um recurso empresarial significativo, contrapondo-se à visão econômica tradicional que enfatiza terra, capital e trabalho como fatores de produção, cuja gestão eficiente era a base das organizações de sucesso.

A vantagem competitiva não reside apenas nos aspectos físicos ou financeiros, mas, sobretudo em sua capacidade de responder eficazmente as contingências do ambiente, ou seja, na capacidade da empresa de aprender e no conhecimento acumulado obtido a partir de informações e experiências.

Captar, gerenciar, armazenar e permitir uma retroalimentação constante do conhecimento é o desafio das modernas teorias empresariais, as quais vêem na tecnologia uma aliada na administração dos diversos volumes e formas desse recurso organizacional. A variedade de recursos tecnológicos não garante resultados eficazes na utilização de uma tecnologia na gestão do conhecimento.

1.1 Sociedade do conhecimento

A economia do conhecimento é definida como uma economia onde a criação e o uso do conhecimento é o aspecto central das decisões e do conhecimento econômico.

Existem três leis da economia capitalista na sociedade industrial, para caracterizar a vida econômica na sociedade do conhecimento.

O autor relata alguns casos que podemos analisar essas leis:

• Primeiro caso é quanto mais homens consomem uma matéria prima, menos ela estará disponível. O petróleo é um exemplo é um recurso escasso, originado pela natureza. Por ser um produto escasso, maior é o seu valor no mercado. Na sociedade do conhecimento, quando extraímos de dentro de nós o conhecimento, nosso estoque de conhecimento aumenta ao invés de reduzir.

• Segundo caso, quando alguém vende um bem, esse bem passa a ser propriedade única de quem comprou. Na sociedade do conhecimento quando vendemos nosso conhecimento, software, por exemplo, podemos perder a propriedade, mas continuamos a deter o conhecimento.

• Terceiro caso, o custo da produção de um automóvel depende de fatores, como matéria-prima e mão de obra. O custo do conhecimento se reduz quando torna acessível a um número maior de pessoas.

O mundo vive hoje uma mudança profunda e surpreendente nos níveis social econômico e cultural. A riqueza mundial advém do conhecimento e dos denominados bens ou produtos intangíveis, como softwares, patentes e royalties. Consideram intangíveis alguns produtos como aviões, computadores, robôs, ignorando o fato de que, na realidade o conhecimento é o principal componente de valor.

A crescente redução de custos e a facilidade de obtenção de informação indicam o aumento na participação do conhecimento na geração de riqueza em organizações. Como conseqüência direta desse papel de destaque do conhecimento, assistimos a crescente procura por profissionais mais qualificados.

O lugar que gera maior riqueza nas organizações será provavelmente ocupado por empresas que produzem e distribuem informação e conhecimento. Nessa nova sociedade, a riqueza será gerada pela inovação, e esta, pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com