TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: PATOLOGIAS RELACIONADAS AO ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR Título: BENEFICIOS FISIOTERAPÊUTICOS NA CRIANÇA PORTADORA DA SINDROME DA DOWN

Ensaios: Tema: PATOLOGIAS RELACIONADAS AO ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR Título: BENEFICIOS FISIOTERAPÊUTICOS NA CRIANÇA PORTADORA DA SINDROME DA DOWN. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 9

PRÁTICA SUPERVISIONADA INTEGRADA

Tema: PATOLOGIAS RELACIONADAS AO ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR

Título: BENEFICIOS FISIOTERAPÊUTICOS NA CRIANÇA PORTADORA DA SINDROME DA DOWN

ADONIAS SILVA DE FREITAS

CELMA DE OLIVEIRA SOUZA

GERCIMAR Rua SANTOS

NISIA TEXEIRA MOTA

LIDIANE NASCIMENTO SILVA

TURMA: FISIO 22

Marabá-PA

2013

RESUMO

A Síndrome de Down surge devido a uma trissomia do cromossomo 21. Os defeitos congênitos e as malformações são as formas de manifestação dessa anomalia. K.V. uma criança de 07 meses possui síndrome de Down e constatamos as dificuldades vividas pela família para que K.V desenvolva a construção do domínio das primeiras expressões.

A pessoa com síndrome de Down apresenta demora maior para desenvolver as primeiras palavras e pode apresentar um ritmo mais lento na aquisição da linguagem. Foi feito uma análise da percepção geral de saúde de K.V em consequência da síndrome e programas de tratamentos com fisioterapeutas.

Palavra chave: Síndrome de Down, Patologia, Tratamento Fisioterapêutico.

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................................4

2. CARACTERIZAÇÃO DA PSI:......................................................................................4

2. 1 CARATERIZAÇÃO DO LOCAL DA PSI................................................................5

3. DESENVOLVIMENTO..................................................................................................5

4. MATERIAIS E MÉTODOS............................................................................................6

5. RELATO..........................................................................................................................7

6. RESULTADO E DISCURSÃO......................................................................................9

7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................10

1. INTRODUÇÃO

Os pacientes com síndrome de Down apresentam características diferenciadas desde os primeiros dias de vida, este fato é atribuído às frequências aumentadas de malformações congênitas. O desenvolvimento psicomotor, e a hipotonia generalizada estão presentes desde o nascimento. A hipotonia origina-se no sistema nervosa central afetando toda a musculatura e partes ligamentar da criança.

OBJETIVO

Tem-se como objetivo descrever a importância do tratamento fisioterapêutico, no processo de desenvolvimento da criança com síndrome de Down. Dessa forma procuramos a Associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE) de marabá interagimos com profissionais, usuários e familiares e a usuária K.V para realizarmos nosso estudo de caso.

2. CARACTERIZAÇÃO DA PSI:

Analisar as patologias que atrasam o desenvolvimento neuropsicomotor. Estas mesmas estão relacionadas desde a gravidez, se a mãe não tiver um acompanhamento médico e começar o pré-natal nos primeiros meses de gestação, tomar os medicamentos no tempo certo (o que não é o caso na Síndrome de Down, pois tal patologia independe de tais cuidados), isso causará sérios problemas que vão afetar a criança a nível cerebral causando disfunções no Sistema Nervoso Central e também no Sistema Nervoso Periférico causando lesões, anomalias que vão comprometer o desenvolvimento motor como também o desenvolvimento neurológico.

O objetivo da realização desse estudo é identificar e estudar a patologia, o desenvolvimento neuropsicomotor dos portadores da síndrome de Down e a importância da aplicação dos recursos fisioterapêuticos para o melhoramento das condições físicas e no desenvolvimento motor desses indivíduos.

2.1 CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DA PSI

A realização deste estudo baseia se em pesquisas, onde os dados coletados para sua elaboração foi obtida em locais distintos, sendo o primeiro na associação de pais e amigos APAE de marabá (PA) a qual possui uma equipe multidisciplinar dos mais diversos profissionais da área da saúde que atua na prevenção e melhoramento de pacientes portadores de diversas patologias em especial a síndrome de down. A APAE possui uma estrutura física adequada para receber pacientes portadores de deficiência especiais. O principal objetivo da APAE e prestar serviços de assistência social no que se referem à melhoria da qualidade de vida das pessoas portadora de deficiência, conscientizando a sociedade desta realidade vivida por milhares de seres humanos.

O segundo local foi na residência da mãe da criança K-V localizando no bairro Araguaia conhecido como invasão da Fanta à família vive em péssimas condições de moradia. Sem nenhuma estrutura de saneamento básico viver em uma residência humilde de estrutura física precária sem as mínimas condições de conforto para acomodar. K-V.

3. DESENVOLVIMENTO

A síndrome Down e considerada um das patologias mais comum em retardos de desenvolvimento em crianças. E provocada pela a presença de um pequeno cromossomo. A idade materna e um dos principais fatores que contribui para a incidência da síndrome Down. Principalmente em mulheres entre faixa entaria de 35 aos 45 anos. Segundo as literaturas se tem conhecimento de três tipos diferentes de trissomia dos 21.

O primeiro caso e o mais comum sua incidência maior ocorre devido á não junção de dois cromossomos homólogos durante a primeira ou a segunda divisão meiótica.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com