TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PATOLOGIAS RELACIONADAS À VASCULARIZAÇÃO

Dissertações: PATOLOGIAS RELACIONADAS À VASCULARIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  2.325 Visualizações

Página 1 de 2

Acidente vascular encefálico (AVC)

O acidente vascular encefálico é um termo genérico aplicado a manifestação clinica das doenças cerebrovasculares. As doenças cerebrovasculares produzem distúrbios cerebrais transitórios ou permanentes, isquemia ou sangramento, decorrentes a processo patológico vascular cerebral.

As suas principais causas são: aterotrombose; ataque isquêmico transitório; embolia; artrites; trauma da artéria carótida; aneurisma dissecante de aorta. O AVC resulta da restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, causando lesão celular e danos nas funções neurológicas.

As causas mais comuns são os trombos, o embolismo e a hemorragia. O AVC é a principal causa de incapacidade neurológica dependente de cuidados de reabilitação e a sua incidência está relacionada com a idade.

As manifestações clínicas subjacentes a esta condição incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental, perceptiva, da linguagem, embora o quadro neurológico destas alterações possa variar muito em função do local da lesão.

Vascularização isquêmica

Caracteriza por déficit neurológico decorrente da oclusão trombótica ou embólica de vaso sanguíneo cerebral. O déficit resultante depende do vaso sanguíneo acometido e da extensão de qualquer circulação colateral existente, sendo as principais artérias: artéria carótida, artéria cerebral media, artéria cerebral anterior, artéria cerebral posterior, artéria vertebral, artéria basilar.

Falta de circulação numa área do cérebro provocada por obstrução de uma ou mais artérias por ateromas, trombose ou embolia. Ocorre, em geral, em pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, problemas vasculares e fumantes.

Os seus principais sintomas são:

* Perda repentina da força muscular ou da visão;

* Dificuldade de comunicação oral;

* Tonturas;

* Formigamento em um dos lados do corpo;

* Alterações da memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com