TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologias Relacionadas A Vascularização Do Sistema Nervoso Encefalico

Artigo: Patologias Relacionadas A Vascularização Do Sistema Nervoso Encefalico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  1.645 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O sistema nervoso central encontra-se revestido por três membranas protetoras, denominadas meninges, entre duas das quais circula o líquido cefalorraquidiano, um fluido específico que amortece os traumatismos e os movimentos súbitos do corpo. As meninges são três membranas concêntricas sobrepostas, que revestem o encéfalo e a medula espinal com o intuito de os protegerem. Meninges são as três membranas de tecido conjuntivo que revestem o encéfalo e a medula espinhal, tendo como objetivo protegê-los. Estas três camadas, de fora para dentro são: dura-máter, aracnóide e pia-máter.

A dura-máter é a meninge localizada mais externamente, formada por um tecido conjuntivo denso contínuo com o periósteo dos ossos da caixa craniana. A parte da dura-máter que está em contato com a aracnóide é um local de fácil clivagem, onde em algumas situações patológicas pode haver o acúmulo de sangue externamente à aracnóide no chamado espaço subdural.

Aracnóide é uma membrana sem vascularização que se divide em duas partes: uma em contato com a dura-máter e sob a forma de membrana, e a outra formada por traves que conecta a aracnóide com a pia-máter. Os espaços entre as traves dão origem ao espaço subaracnóide, onde está presente o líquido cefalorraquidiano, protegendo o sistema nervoso central contra traumatismos. Nesta membrana, existem saliências formadas devido à expansão da aracnóide que perfuram a dura-máter, recebendo o nome de vilosidades. Estas estruturas possuem a função de transferir o líquido cefalorraquidiano para o sangue. Este líquido atravessa a parede da vilosidade e a do seio venoso, até chegar à corrente sanguínea.

A pia-máter é extremamente vascularizada e encontra-se aderida ao tecido nervoso, contudo não está em contato com as células ou fibras nervosas. Entre esta membrana e os elementos nervosos encontram-se prolongamentos dos astrócitos, que formando uma camada muito fina, unem-se à face interna da pia-máter. Os vasos sanguíneos entram no tecido nervoso através de túneis revestidos por esta membrana, chamados de espaços perivasculares. Antes destes vasos se transformarem em capilares, a pia-máter desaparece.

Como muito bem observado acima, fica bem claro o quanto estas meninges são organizadas, mas é de extrema importância ressaltar que quanto mais organizado é algo, mais propicio é de se bagunçar, ou seja, de ser acometido por patologias, por tanto se lembre de que todo cuidado e atenção ao se precaver, ou realizar tratamento quando já atingidos pelas mesmas é pouco.

JUSTIFICATIVA

O tronco encefálico regula automaticamente outras funções fundamentais do organismo. Ele auxilia no ajuste da postura, no controle da respiração, da deglutição e do ritmo cardíaco, no controle da velocidade com que o organismo consome os alimentos e no aumento do estado de vigília em caso de necessidade. Se o tronco encefálico for seriamente lesionado, essas funções automáticas cessam e a morte logo se segue. Sabendo-se que o cerebelo é localizado abaixo do cérebro e imediatamente acima do tronco encefálico, coordena os movimentos do corpo. Com a informação que recebe do cérebro e a informação sobre a posição dos membros superiores e inferiores e sobre seu grau de tônus muscular, o cerebelo auxilia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com