TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempo

Seminário: Tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Seminário  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

"Tempo"... mas por que não "O Tempo"? Temos o costume de colocar o artigo antes da palavra para dar maior importância à ela. Qualquer pessoa tem "um carro", mas é preciso muito dinheiro para se ter "o carro" não é verdade? "O" tempo seria basicamente tudo o que é utilizado para se analizar o que é, já foi ou será algum dia no futuro, mas nunca aquilo que realmente é, apenas servindo como medida para isso, ou melhor, como ilusão...

Ao colocar a palavra "Tempo" apenas me refiro à própria ilusão. O que é tempo?

Existem várias noções de tempo, sendo elas relacionadas ao clima ou com a cronologia... Mas fiquemos afastados do sentido que essa palavra tem quanto ao clima, isso nos é inútil para essa discução.

Como deve ser óbvio, "Tempo cronológico" deriva-se do antigo titã Cronos, pai dos deuses olimpianos (sim, "deuses" com letra minúscula pois não me refiro ao ser onipotente). O motivo dessa derivação é justamente o poder mitológico de Cronos, que era de controlar o próprio tempo.

É incrível pensar em um ser tão poderoso capaz de dobrar o tempo e mudá-lo, imaginem o quão incrível seria se isso fosse possível! Ou melhor... não é?

Como já conhecido por muitos, os Buracos Negros são corpos de massa gigantesca com uma força gravitacional tão forte que consegue impedir até mesmo a luz (3x10^8 m/s² no vácuo) de escapar dele! O efeito causado por eles ainda é desconhecido, mas existem muitas teorias sobre seu funcionamento, desde o que acontece com os corpos que por ele são sugados (e espaguetificados...) até o efeito causado por um corpo de tal grandeza no próprio espaço e tempo.

E se um Buraco Negro for capaz de dobrar o tempo ao meio como a mitologia apontava Cronos de o fazer? Isso não acabaria com as perguntas sobre o tempo, mas sim abriria espaço para novas que já são feitas antes mesmo de qualquer comprovação de tal possibilidade. Dentre elas encontramos os famosos paradoxos, como o mais conhecido deles: O Paradoxo do Avô (ou do bisavô). A proposta era simples: Imagine que pudesse voltar ao passado e que, ao fazê-lo, matasse seu avô antes de que ele pudesse dar a luz à sua mãe. Isso impediria você de existir no futuro, ou seja, você não seria capaz de ter voltado para impedir sua mãe de nascer, criando um paradoxo.

Muitos tentaram encontrar formas de vencer os paradóxos, mas a melhor forma para explicá-los foi a criação da teoria dos multiversos. Nessa suposta teoria dos universos múltiplos, ou universos paralelos como é mais conhecida, o espaço-tempo seria dividido em diversos universos, os quais seriam como folhas de papel colocadas lado a lado, porém sem nunca se tocar, onde cada uma delas representaria um universo diferente, em um tempo diferente, com uma escolha diferente tomada. Pode não parecer muito uma leve decisão como almoçar uma torta ou um bife, contudo o chamado efeito borboleta (como representado nos filmes da série com esse nome) pode trazer variações cada vez maiores com o passar do tempo, incluindo ser morto no caminho para o restaurante onde tem torta que se localiza a duas quadras de distância de sua casa enquanto o com bife é seu visinho.

Esses universos, por serem um para cada atitude tomado e para cada momento existente (absoluto, não relativo), existiriam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com