TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas

Por:   •  15/10/2013  •  Artigo  •  3.340 Palavras (14 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 14

Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas

O século XX foi marcado pela época da Revolução Industrial, onde o filme mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era apenas um complemento dela.

Nas primeiras cenas, observamos a linha de montagem e o invento da máquina alimentadora desenvolvida para o funcionário se alimentar sem parar de produzir, tinha a finalidade de aumentar a produtividade das organizações dando destaque apenas a realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas do ser humano, trazendo com isso consequências graves como: a intensificação e especialização do trabalho do operário, o que acaba tornando desnecessária a sua qualificação e provocando no mesmo, lesões por realizar uma única tarefa repetidamente.

Em um outro momento essa mesma visão de superespecialização do trabalho acarreta problemas ao operário com vimos na cena do novo emprego do personagem Charles Chaplin, onde o ex-operário tinha a tarefa, encontrar um pedaço de madeira que fosse parecido com o que ele tinha em suas mãos. Parecia ser uma tarefa tão fácil quanto apertar parafusos, mas trouxe conseqüências desastrosas, pois como era de costume, realizou a tarefa apenas de acordo com a ordem que recebeu do patrão, não utilizou de raciocínio, o que levou o navio para seu desespero deslizar e afundar no lago.

Com o passar dos anos as organizações perceberam a importância de enxergar a empresa como um todo e principalmente à valorização e investimento em seu elemento interno.

Hoje não é diferente a máquina é muito importante, passou por adaptações, novas tecnologias mas seu desempenho depende do homem e vice-versa. Os equipamentos têm mais capacidade, velocidade, designer moderno, os trabalhadores são registrados, tem direitos conforme as leis da CLT como: horário de almoço, licença paternindade, férias, participação de lucros e ainda se dispões de diversas melhorias visando o bem estar, o trabalho é feito por escala onde o trabalhador tem direito a um descanso semana.

A empresa deixa clara sua missão, metas e objetivos e dispõe de treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho, administração de salários e benefícios, recompensas, a fim de proporcionar motivação e fazer com que o colaborador seja parceiro da organização.

Entrevista com o Gestor

Quais são os modelos de gestão utilizados pela Porto Atendimento S/A hoje?

A Porto Atendimento acredita na visão de gestão estratégica de pessoas .Pelo menos duas vezes por mês os operadores, coordenadores e gerência tem uma reunião para integrar melhorias e críticas dentro da central de atendimento.

Também são sorteados mensalmente vale-compras, bicicletas elétricas, televisores, para os colaborados que atingem a meta de venda estipulada, também há sorteios para os colaboradores que tiram boa nota de monitoria. Os operadores são treinados pelo menos 1 hora por mês nos assuntos em que são pontuados em monitoria.

Uma vez por ano é aplicado a gestão de desempenho baseado em dez competências que são: visão sistêmica, foco no cliente, foco no resultado, desprendimento, intuição, negociação, liderança, capacidade crítica, ponderação e inovação/realização.

Toda semana ocorre anotações sobre o desempenho e anotações comportamentais, para medirmos o nível de desenvolvimento de cada colaborador.

Para uma boa seleção de funcionários qual é o método que vocês aplicam?

A Porto Atendimento S/A utiliza como critério de seleção as entrevistas, questionários, dinâmicas de grupo, simulação de atendimento, análise de currículo, além de testes de conhecimento, etc.

De acordo com experiências anteriores no ramo de atendimento e analisando o comportamento durando o processo seletivo, podemos analisar se o candidato possuí o perfil desejado para se adaptar a cultura da corporação.

Maiores de 18 anos, que não tenha antecedentes criminais.

Alistamento militar para homens: não poderá estar completando 18 anos neste ano, pois estará sujeito ao cumprimento do serviço militar.

È utilizado algum tipo de teste para poder ser funcionário da Porto Atendimento S/A?

Sim, utilizamos métodos tradicionais como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com