TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tenis

Trabalho Universitário: Tenis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  4.439 Palavras (18 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 18

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é discutir o tema sobre o tênis, iremos falar do começo da história do tênis, funcionamento do jogo, suas regras, os equipamentos que são usados nas partidas, destacando também os anos em que o tênis foi evoluindo.

Tênis é um desporto de origem francesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, cimento, saibro ou relva. Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O jogo

O jogo atual de tênis originou-se no século XIX, na Inglaterra. Muitos historiadores, porém, acreditam que a origem do esporte foi data do século XII, na França, onde se usava a mão para bater na bola. No final do século XVI começaram a usar raquetes para bater na bola, e o jogo passou a ser chamado de tênis. O jogo era popular na França e na Inglaterra, onde era praticado em locais cobertos, onde a bola bateria na parede, mais tarde o jogo seria chamado de tênis real.

O jogo foi primeiramente criado por monges europeus para as funções de entretenimento durante ocasiões cerimoniais. Primeiramente, a bola era atacada com as mãos. Mais tarde luvas de couro vieram a ser usadas. As luvas de couro então foram substituídas com adaptações para as mãos para um melhor arremesso e saque da bola. Esse foi o nascimento da raquete de Tênis. O torneio mais antigo de tênis no mundo, o Torneio de Wimbledon, foi realizado pela primeira vez em Londres em 1877. Essa primeira edição gerou um debate sobre a padronização das regras do esporte. O jogo se tornou muito popular, especialmente na França, aonde foi adotado pela família real. No ano de 1316 o Rei francês Louis X morreu depois de um jogo “Jeu de Paume” (termo usado na época nessa etapa do Tênis Nobre na Inglaterra, Austrália e Estados Unidos), mas essa morte não prejudicou a popularidade e crescimento da modalidade. Entre os séculos 16 e 18 o jogo de palma foi altamente praticado por reis e plebeus. Os jogadores franceses começariam as partidas dizendo Tenez (Play!). O jogo de palma logo começou a ser chamado de “tênis real” ou “nobre”. Em 21 de Maio de 1881, a United States National Lawn Tennis Association foi fundada para padronizar as regras e organizar as competições. OU.S. National Men's Singles Championship, hoje o US Open de tênis, foi realizado pela primeira vez em 1881, em Newport, Rhode Island. O torneio feminino se estabeleceu em 1887. O esporte também era popular na França.

Aberto da França datando de 1891. Assim, Wimbledon, o US Open, o Aberto da França e o Aberto da Austrália (de 1905) tornaram-se os eventos de maior prestígio no tênis, algo que se mantém até hoje. Juntos, esses torneios são chamados de Majors ou Slams (termo retirado do basebol)

2.2 Regras

Uma partida de tênis pode ser uma partida de simples (um contra um) ou duplas (dois contra dois). Um sorteio antes do início do jogo define o jogador ou dupla que começará servindo e o que começara recebendo o saque. O jogo é dividido em sets, games e pontos. O set é ganho pelo primeiro jogador ou dupla que atingir 6 games, com dois games, no mínimo, de diferença para o adversário. Caso haja empate no set de 6-6, será disputado um tie-break, no qual o jogador que vencer 7 pontos primeiro, com uma diferença de dois pontos para o adversário, ganha o set. Em caso de diferença menor a dois pontos, segue-se o tie-break até que a diferença seja cumprida. Pode-se também, em casos especiais pré-definidos (sempre no último set do jogo), jogar-se um Super Tie-Break, onde o jogador que atingir 10 pontos primeiro com uma diferença de 2 pontos vence a partida.

A quadra tem 78 pés (23,77m) de comprimento, e sua largura é de 27 pés (8,23m) para partidas singulares e 36 pés (10,97m) para partidas a pares. O espaço adicional em torno da quadra é requerido para que jogadores possam alcançar a bola quando ultrapassa os limites da quadra. Uma rede é esticada a meio da quadra em toda a sua largura, paralela com as linhas de base, dividindo-a em duas partes iguais. A rede tem 3 pés e 6 polegadas (1,07m) de altura nas extremidades, e 3 pés (914mm) de altura no centro. As linhas nas extremidades das quadras são chamadas de linhas de base, e as linhas laterais, são chamadas de margem. Duas linhas, uma em cada lado da quadra, estão posicionadas a 6,4m da rede. Há três tipos de quadras que são principais, dependendo dos materiais usados para a superfície da quadra. Cada superfície fornece uma diferença na velocidade e no salto da bola de tênis.

Quadra de argila/terra batida (saibro);

Quadra de grama;

Hardcourt (piso duro: cimento, borracha sintética, carpete ou lama asfáltica).

2.3 Raquetes

A Raquete é o principal equipamento para se praticar o tênis. Mas como saber qual raquete é a melhor? Considere a melhor raquete aquele que o jogador se adapta melhor durante o jogo, porém existem algumas recomendações para cada nível e tipo de jogador. Os iniciantes que vão praticar o esporte como uma forma de lazer, o mais indicado é comprar uma raquete simples.

Você pode escolher as raquetes de alumínio ou as chamadas fusionadas, que misturam o alumínio e o grafite. Elas são mais resistentes ao impacto,

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com