TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tensão de carga média

Relatório de pesquisa: Tensão de carga média. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

Tensão Média na Carga

Se um voltímetro CC for ligado em paralelo com o resistor de carga , mediremos a tensão CC na carga (Vcc).

A fórmula a seguir-nos mostra como calcular a tensão média no retificador de onda completa, e também nos informa que a tensão média no retificador de onda completa é o dobro da tensão média no retificador de meia onda. É simples chegar a esta conclusão, visto que o retificador de onda completa aproveita os dois semiciclos da tensão de entrada, enquanto o retificador de meia onda só aproveita um semiciclo.

Tensão de pico Inversa

Na figura a seguir nós vemos o circuito equivalente do retificador em ponte durante o semiciclo positivo da tensão de entrada, D1e D3 estão polarizados diretamente e D2 e D4 polarizados reversamente. O circuito foi redesenhado para facilitar a nossa análise. Como D1 é uma chave fechada e D2 uma chave aberta, toda a tensão no enrolamento secundário aparece nos terminais de D2. O mesmo raciocínio podemos usar para D3 e D4.

Quando a tensão no secundário chega ao seu valor máximo ou de pico, a tensão reversa em D2 também chega ao seu valor máximo, ou seja, VD2 = Vp (sec). Podemos dizer então que a máxima tensão de pico inversa em D2 é o valor de pico da tensão no secundário. O mesmo ocorre com D4, ou seja, VD4 = Vip (sec) quando a tensão no secundário chega ao valor máximo.

VPI = Vp (sec)

VPI = tensão de pico inversa

Vp (sec) = tensão de pico entre os extremos do enrolamento secundário

O mesmo raciocínio pode ser usado para o semiciclo negativo da tensão de entrada. Veja que agora D1e D3 estão polarizados reversamente e D2 e D4 polarizados diretamente.

Quando a tensão no secundário do trafo atinge o valor de pico, o mesmo acontece com a tensão nos diodos D1 e D3. Portanto, a fórmula acima é válida para os quatro diodos.

Todas as fórmulas deduzidas nesta seção levaram em consideração o diodo como sendo ideal. Veja a seguir as mesmas fórmulas levando em consideração o diodo como sendo real.

VP(res) = Vp(sec) – 1,4V

Vcc = (2. VP(res) ) / π

Icc = Vcc / RL

Ip(res) = VP(res) / RL

VPI = Vp(sec) - 0,7

Frequência na carga

Uma observação importante a fazer sobre a tensão no resistor de carga é com relação a sua frequência, que é o dobro da frequência da tensão de entrada. Observe na figura 5 que para cada ciclo de tensão de entrada aparece dois ciclos de tensão no resistor de carga, visto que cada semiciclo de tensão de entrada equivale a um ciclo de tensão de saída.

Portanto, se a frequência de entrada for 60Hz, a frequência da tensão na carga será 120Hz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com