TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Administração

Trabalho Universitário: Teoria Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  3.938 Palavras (16 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

Introdução 1

Surgimento da Teoria da Administração 2

Propostas da Teoria da Administração 3

Confronto do artigo – Teorias Administrativas: a Evolução em Decorrência das Necessidades 4

Ênfases na Tecnologia e no MeioAmbiente 5

Pensamento Sistêmico e Liderança 6

Competência e Competitividade 6

Quadro Comparativo das Principais Teorias Administrativa 8

Considerações finais 10

Implicações Éticas 10

Referências Bibliográficas 11

INTRODUÇÃO

A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro, (Chiavenato, 2003).A administração está caminhando para constitui-se tanto em ciência, como em arte, e técnica. Contendo princípios, teorias, instrumentos e sendo também uma cultura de valores e crenças. A administração deve e pode tornar produtivos os valores, as aspirações e as tradições do indivíduo, da comunidade e da sociedade, para atender a uma finalidade produtiva comum. Caso a administração não tiver êxito em colocar a funcionar o patrimônio cultural especifico de um país, de uma região, de uma comunidade, não pode ocorrer o desenvolvimento social e econômico.

A administração envolve o estudo do negócio básico para alcançar o futuro com sucesso e excelência, considerar as pessoas em termos de capacidades, competências, motivações e estruturas organizacionais em termos de investimentos no futuro.O pensamento administrativo é uma decorrência de o homem satisfazer suas necessidades, tendo, portanto seu nascimento desde que o homem começou a ter suas necessidades. Com o passar das gerações, esse pensamento está se modificando de acordo com a especialização e consequente transformação de pensamentos e cultura, a administração que controla os processos de transformação e divisão de trabalho, é ela também a responsável pelas decisões sobre o uso de recursos para atingir objetivos.

SURGIMENTO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

As teorias administrativas teve sua importância reconhecida a partir do século XX após as consequências da Revolução Industrial, pois havia uma necessidade de se produzir em grande escala principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar a produção. A Teoria Clássica da Administração é uma escola de pensamento administrativo idealizado pelo francês Henri Fayol, a partir de 1910. Com ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e na busca da máxima eficiência. Essa teoria teve criticas com a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.Habilidade humana é a capacidade e o discernimento para trabalhar com e por meio de pessoas, incluindo o conhecimento do processo de motivação e a aplicação eficaz da liderança. Então administração é uma habilidade humana.

A Administração Científica ou Taylorismo é o modelo desenvolvido pelo norte-americano Frederick Taylor considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de Empresas. Essa teoria caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. Além de Taylor, a administração cientifica também tem entre seus fundadores Carl Barth, Frank e Lilian Gilbreth, Harrington Emerson, HeryGantt e Hugo Munsterberg. Em 1911 Taylor publicou o livro Princípios de Administração Científica, a ideia principal do livro é a racionalização do trabalho, que envolve a divisão de funções dos trabalhadores, com isso Taylor critica fortemente a Administração por incentivo e iniciativa. Sua teoria é focada no argumento da eficiência do trabalho, que envolve fazer suas tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço. Para isso era preciso selecionar corretamente o operário, e treina-lo na função que iria desenvolver, propunha também melhores salários (o que foi aceito pela Ford) para os operários.

Existe uma série de princípios declarados por Taylor relativamente a Administração, em seu Principlesof Management, Taylor anuncia quatro princípios:

• Substituir os métodos empíricos e improvisados por métodos científicos e testados (planejamento).

• Selecionar os trabalhadores para suas melhores aptidões e treiná-los para cada cargo (seleção e preparo).

• Supervisionar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido (controle).

• Disciplinar o trabalho (execução).

Benefícios para os trabalhadoresno método Taylor:

• Os salários chegaram a atingir em alguns casos o dobro do que eles eram antes;

• Os funcionários passaram a se sentir mais valorizados e isso fez com que trabalhassem com mais prazer;

• A jornada de trabalho foi reduzida consideravelmente;

• Vantagens como dia de descanso remunerado lhe foram concedidos.

Benefícios para os empregadores no método Taylor:

• Produtos com qualidade superior aos anteriores;

• Ambiente de trabalho agradáveltanto para o chão da fábrica quanto para a diretoria, evitando assim distúrbios e conflitos que podem gerar situações negativas dentro da Empresa;

• Redução de custos extraordinários dentro do processo produtivo.

PROPOSTAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com