TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Administração

Exames: Teoria Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  2.719 Palavras (11 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 - Introdução 3

2 – Abordagens: Clássica, Humanista e Comportamental 4

2.1 - Abordagem clássica 4

2.2 - Abordagem Humanista 5

2.3 - Abordagem Comportamental 6

3 - Comunicação, Linguagem e a Importância da Comunicação Na Administração 6

3.1 - Comunicação 7

3.1.1 – Tipos De Comunicação 7

3.2 – Linguagem 8

3.2.1 – Linguagem Verbal 8

3.2.2 – Linguagem Não Verbal 8

3.3 - Importância Da Comunicação Na Administração 8

4 - Cultura, Ideologia e Sociedade: Relação Social Homem Espaço e o Surgimento do Modo de Produção Capitalista 9

4.1 – Relações Social Homem Espaço 9

4.2 – O Surgimento Do Modo De Produção Capitalista 10

5 - Teorias Da Motivação: A Motivação E Sua Relação Com o Desempenho e o Ciclo Motivacional 11

6 - Considerações Finais 12

7 - Referencias 13

1. INTRODUÇÃO

Dentro da história da humanidade, são encontrados vários vestígios da prática da administração. Na atualidade identificamos sua presença de forma bem marcante no dia a dia da sociedade moderna. Com a complexidade das organizações em virtude do desenvolvimento, ocorreu um interesse de estudiosos da época que despertaram para compreender as dificuldades geradas dentro das organizações. Assim apareceram as teorias de forma ordenada para dinamizar, e foram baseadas em necessidades daquela época. Hoje essas ferramentas continuam dando passos importantes para a eficiência das organizações. Sendo elas com ou sem fins lucrativos são sistemas capacitados a realizar os sonhos de seus consumidores, caracterizando-se como um componente social. Por essa razão aparece o administrador, com a função de auxiliar na condução das organizações modernas, sendo a sua característica principal, obter resultados sensacionais dentro do mercado competitivo.

2 – ABORDAGENS: CLÁSSICA, HUMANISTA E COMPORTAMENTAL

2.1 - ABORDAGEM CLÁSSICA

A origem da abordagem clássica se deu através das consequências geradas pela revolução industrial, no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações.

Na preocupação de aumentar a eficiência na empresa, a abordagem clássica se dividiu em Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor e a Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol.

Na Administração Científica Taylor trabalhou junto ao operariado, preocupou-se com as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Taylor verificou que um operário médio produzia menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível. Conclui-se que o operário não produzia mais, pois seu colega também não produzia. Daí surgiu a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais. A partir dessa ideia Taylor escreve um livro (Shop Management) onde tem como objetivo ações administrativas que podem ajudar no processo empresa-funcionário, onde cuja essência é:

 O Objetivo de uma boa administração é pagar salários altos e ter baixos custos unitários de produção.

 Para realizar esse objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisas e experimentação, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle de operações fabris.

 Os empregados devem ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho sejam cientificamente selecionados, para que as normas possam ser cumpridas.

 Os empregados devem ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal seja cumprida.

 Uma atmosfera de cooperação deve ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade desse ambiente psicológico que possibilite a aplicação dos princípios mencionados.

Entretanto nessa teoria a motivação se dá na busca pelo dinheiro e pelas recompensas salariais e materiais do trabalho.

A ideia de Fayol defendia sobre a necessidade de um ensino organizado e metodótico. Para ele a empresa é estática e limitada que abrange o estabelecimento da estrutura e da forma da sua organização. Os autores clássicos pretendiam criar uma teoria da administração baseando-se na divisão de trabalho, especialização, coordenação e atividade de linha de staff. A teoria de Fayol foi desenvolvida na intenção de proporcionar aos operários a eficiência, trazendo bons resultados para organização.

Enfim, toda abordagem Clássica da Administração alicerçava-se nessa teoria da motivação. É uma abordagem puramente tecnicista e mecanicista.

2.2 – ABORDAGEM HUMANISTA

A abordagem humanística ocorre com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas, do desenvolvimento das ciências sociais, passando por duas etapas em seu desenvolvimento, sejam elas: análise do trabalho e a adaptação do trabalhador ao seu local de trabalho, tinham como objetivo analisar as características humanas que cada tarefa exigida de seu executante e a seleção através de testes psicológicos (orientação pessoal e profissional, métodos de aprendizagem, filosofia do trabalho, estudos dos acidentes e fadiga;).

A adaptação do trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com