TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Científica Da Administração

Trabalho Universitário: Teoria Científica Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIA CIENTÍFICA DA ADMINISTRAÇÃO

A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor, em seu livro “Princípios da Administração Científica”, no começo do século XX. A Teoria Científica tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração. Possuía destaque nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção.

Taylor acreditava que o enfoque dos problemas de uma empresa estava na administração de funcionários que deveriam aprender a executar seu trabalho baseado em técnicas científicas elaboradas e analisadas a fim de reduzir o desperdício e aumentar a produção. Porém, seu sistema em partes, se limitava apenas à produção e não à administração, que continuava nos mesmos moldes. Porém algumas de suas aplicações surtiram efeito e são usadas até hoje em algumas empresas.

A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor. Portanto, Taylor preocupou-se com a racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos, e uma abordagem de baixo para cima e das partes para o todo.

Para Taylor, a indústria de sua época padecia dos seguintes males: vadiagem sistemática por parte dos operários (ideias negativas: maior rendimento - homem/máquina causa desemprego; administração força os operários à ociosidade para proteger seus interesses; métodos empíricos ineficientes, causando desperdícios de esforço e de tempo); desconhecimento pela gerência das rotinas do trabalho e do tempo necessário para sua execução; e falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.

Uma das ideias importantes em que se assenta a construção teórica da administração científica é a de que a função primordial do administrador é determinar a única maneira certa de executar o trabalho.

Segundo Taylor existe uma única maneira certa, que, descoberta e adotada, maximizará a eficiência do trabalho. A forma de descobri-lo é analisar o trabalho em suas diferentes fases e estudar os movimentos necessários à sua execução de modo a simplificá-los e reduzi-los ao mínimo. Além disso, serão realizadas experiências como movimentos diferentes, cuja duração será medida até que se encontre a maneira mais rápida.

A fim de determinar a produção-padrão, além de se determinar a única maneira certa, é preciso encontrar quem a realize. Partindo do pressuposto de que existem pessoas ideais para cada tipo de trabalho, Taylor surge com o “homem de primeira classe” que deve servir como base para o estudo de tempos e movimentos.

Para dar uma base fisiológica às suas conclusões, Taylor desenvolveu a famosa “Lei da Fadiga”, segundo a qual existe simplesmente uma relação inversa entre a carga levantada e o tempo em que é suportada. Essa lei, de caráter simplista, além de não levar em conta diferenças individuais, reduz a fadiga a um problema exclusivamente fisiológico, quando se sabe que se trata realmente de um fenômeno psicofisiológico.

Uma vez auferidos cuidadosamente os tempos necessários para cada movimento, estará descoberta a maneira correta de execução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com