TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Clássica Da Administração

Monografias: Teoria Clássica Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

O livro “O Efeito Facebook” foi escrito por David Kirkpatrick,, ex-editor da revista “Fortune” (especializada no mundo dos negócios). O autor justifica o porquê de fazer um livro sobre um site e a justificativa está em uma manifestação realizada em Bogotá contra as FARC (Força Armada Revolucionária da Colômbia) que mantinha várias pessoas em cativeiro durante anos. O protesto que reuniu milhões de pessoas no mundo todo, nasceu na internet, ou melhor, no Facebook. Kirkpatrick quer mostrar com o livro a importância da rede social e a transformação que a rede social fez.

A partir disso, o jornalista segue em um relato cronológico da história do site, resultado de várias entrevistas realizadas com os principais envolvidos na sua criação, como o próprio Zuckerberg, seus sócios e também seus investidores. Além disso o autor ressalta o lado empresarial do Facebook, desde o seu inicio, bem como, um destrinchamento bem detalhado a respeito do futuro da rede social, na medida em que o impacto da empresa continua a crescer entre as pessoas de todo mundo e o seu potencial de transformação contínuo.

A forma com que população e governos enxergaram a rede social também foi determinante para o seu crescimento. O autor ressalta que, mesmo invadido por joguinhos e atividades voltadas ao entretenimento, o Facebook tem papel importante em questões políticas e comportamentais em vários países.

O site foi, certamente, um dos maiores fenômenos sociais. Ele exalta toda a genialidade e esforço por trás da criação e o amadorismo dos primeiros meses até atingir o status de mais abrangente empreendimento digital e principalmente a visão que seu próprio criador tem do site, e o que podemos esperar dele no futuro.

Henri era engenheiro de minas dedicou sua vida à empresas no setor de mineração. Chegou a recuperar a Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville da falência, quando assumiu o seu cargo de diretor geral. Creditava seu sucesso como administrador a um sistema de administração que é descrito em Administration Industrialle et Genéralle (Administração industrial e geral), publicado em 1916.2 Este sistema repousa sobre uma distinção das funções essenciais da empresa em seis categorias e as funções do administrador em cinco elementos. Além disso, enuncia 14 princípios gerais da administração, que refletem orientações gerais embutidas nele

Segundo Idalberto Chiavenato, Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas:

técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa

comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação

financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais

segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas

contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas

administrativas, relacionadas com a integração das outras cinco funções3

As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa.

Elementos da função administrativa - POC³

Planejar - Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para tingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização

Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

Coordenar/dirigir - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

Controlar - Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com