TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Aadministracao

Artigo: Teoria Da Aadministracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Atps: teoria da contabilidade

Objetivo da contabilidade: resumo

Contabilidade: Os objetivos ou como preferem alguns autores as finalidades da Contabilidade são destacadas por diferentes estudiosos da ciência contábil “a existência de objetivos específicos não é essencial à caracterização de uma ciência, pois, caso o fosse, inexistiria a ciência “pura”, aquela que se concentra tão somente no seu objeto”. Ressalta a citada Resolução que o objetivo científico da Contabilidade manifesta-se na correta apresentação do patrimônio e na apreensão e análise das causas das suas mutações visando o provimento de demonstrações de analises de natureza econômica, financeira, física e produtividade aos seus usuários.

Usuário: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e crescimento de uma determinada entidade, os usuários preferenciais são:

Acionistas, credrores, integrante do mercado de capitais

Normalmente está é uma visão científica, mas existe uma visão pragmática adotada por muitos estudiosos da Contabilidade, de que a aplicação da Contabilidade a uma entidade particularizada, busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros

Logo, o objetivo da Contabilidade é fornecer informações fidedignas e tempestivas sobre o patrimônio, e sobre o resultado da entidade aos diversos usuários da informação contábil. Nesse aspecto, vale salientar que fundamentalmente a Contabilidade deve propiciar condições para que a administração possa tomar decisões mais racionais para preservação, ampliação do patrimônio e consequente continuidade da entidade.

As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferência em relação ao futuro.

A contabilidade tem intimo relacionamento com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. A contabilidade necessita deixar bem informado o usuário quanto sua essência ao invés de sua forma.

Exemplo:

Uma empresa faz a venda de um determinado produto, assumindo um compromisso de recomprar o mesmo por um certo valor e em uma determinada data, deve-se registrar na contabilidade uma operação de financiamento(essência) e não de compra e venda(forma)obedecendo assim a essência da contabilidade e não a forma.

Quanto as finalidades é social, permita-se conhecer a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com