TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Adiministração

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Adiministração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  4.516 Palavras (19 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

1 SURGIMENTO DAS TEORIAS ANTECEDENTES HISTÓRICOS 05

2 PRECURSORES DA ADMINISTRAÇÃO 06

3 ÊNFASE NA TAREFA E ÊNFASE NA PESSOA 07

3.1 Teoria Clássica Da Administração 07

3.2 Teoria Da Burocracia 08

3.3 Teoria Estruturalista 08

3.4 Teoria Das Relações Humanas 08

3.5 Teoria Comportamental 08

3.6 Desenvolvimento Organizacional 08

4 ORGANIZAÇÕES MECANICISTA X ORGANIZAÇÕES FLEXÍVEIS 08

5 ÊNFASES NA TECNOLOGIA E NO AMBIENTE 08

5.1 Teoria De Sistemas 08

5.2 Teoria Matemática 09

5.3 Teoria Da Tecnologia Da Informação 09

5.4 Teoria Contingencial 09

6 PENSAMENTO SISTÊMICO E LIDERANÇA 09

7 A ADMINISTRAÇÃO HOJE E AS TENDENCIAS PARA O FUTURO 10

8 O CONTEXTO DAS EMPRESAS: AMBIENTE, TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA 10

9 ÊNFASES NAS COMPETÊNCIAS E NA COMPETITIVIDADE .....11

9.1 Aprendizagem Organizacional 11

9.2 Gestão Do Conhecimento 11

9.3 Capital Intelectual 11

9.4 Empresas 11

9.5 Administrador 12

9.6 Ambiente 12

9.7 Tecnologia E Estratégia 12

9.8 Administração Por Objetivos – Apo 12

10 IMPLICAÇÕES ETICAS 15

CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

BIBLIOGRAFIA 17

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer as Teorias da Administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração. A administração é uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elemento de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos. Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização por melhor que seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitada. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerencia administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disto é visto como obcecado pelo comando. A empresa como um sistema fechado. A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente. Manipulação dos trabalhadores, bem como a administração cientifica de Taylor, que fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores. Essa crítica relativa à influência negativa que os conceitos Taylor e Fayol tiveram na gestão de empresas - mais especificamente nas indústrias. Dessa forma, tanto as teorias desenvolvidas por Taylor, como as de Fayol, sofreram críticas por serem eminentemente mecanicistas e, até mesmo, motivadas no sentido da exploração do trabalhador, como se fora uma máquina. Principalmente a partir da contribuição de psicólogos e sociólogos, onde surgem outras escolas de Administração, a começar pela Escola de Relações Humanas.

1 SURGIMENTO DAS TEORIAS ANTECEDENTES HISTÓRICOS

O conhecimento teórico da Administração é importante, claro que indispensável, mas para se administrar depende, sobretudo, da habilidade humana, do administrador. A Administração “Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.”, segundo CHIAVENATO (2.000,p.3). Propostas nas teorias administrativas, a habilidade humana é indispensável para o bom exercício da liderança organizacional. Quando se fala em administrar é quase impossível imaginar esse um sendo um processo isolado, isto porque administrar envolve um trabalho em equipe, e aí que entra a habilidade humana, a capacidade de interagir em grupo, a motivação, cooperação, criando um ambiente de segurança, com um único foco e objetivo em comum. Quando se é um administrador, existe um conjunto de habilidades que poderiam ajudar fazendo a diferença em uma gestão eficaz, sendo elas, técnicas, conceituais e humanas. Temos uma certeza, que a administração é uma habilidade humana, porém adquirida após tempos de evolução.

A história da Administração surgiu aproximadamente há vários séculos atrás, sendo influenciada por vários fatores a seguir:

Influência dos Filósofos: Platão, Aristóteles e Sócrates preocupados com questões políticas, sociais, e administração pública. Muitos princípios da Administração surgiram através dos pensamentos filosóficos da época, como a divisão dos trabalhos, da ordem e controle e preocupados com a questão organizacional, o que deixa de ser na filosofia moderna.

Influência da Organização Militar: princípio da unidade de comando escala hierárquico e princípio de direção.

Influência da Igreja Católica: Durante muitos séculos as normas Administrativas e organizacionais eram ditadas pela Igreja Católica, eram comandadas diretamente pelo Papa, e bem sucedidas serviu de modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com