TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administraçao

Artigos Científicos: Teoria Da Administraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  2.883 Palavras (12 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

O novo modelo estrutural aqui defendido possibilita uma melhor visão global do fluxo de informações dentro do contexto administrativo. Verifica-se que o estudo da administração tem como conceito uma visão de mercado á longo prazo, e com isso, a nossa atividade é demonstrar e simplificar as principais lógicas e teorias defendidas na administração.

É importante questionar o quanto o desafiador cenário globalizado e total administrado por pessoas causa impacto direto e indireto na reavaliação das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo, levantando dúvidas sobre se o surgimento da administração que agrega aos nossos conhecimentos de administradores passados ou apenas conhecimentos recentes, nos fazendo entender o porquê das teorias criadas e praticadas antigamente. Buscamos através deste trabalho, mostrar o início e a evolução das teorias da administração através dos tempos e como essa evolução influenciou e influencia ainda a maneira pela qual a administração é aplicada até hoje. A administração faz parte do nosso cotidiano de tal forma que muitas vezes não percebemos, mas podemos colher os resultados que uma boa administração é capaz de fazer. Nossa intenção é demonstrar como teorias descobertas durante todos esses anos ainda hoje são utilizadas pelas organizações com o intuito de se atingir a plena eficiência de uma organização.

DESENVOLVIMENTO:

ETAPA 1

O ensino de Administração e, a sua prática no mundo das organizações sempre esteve associado à idéia - força de melhorar o desempenho através do treinamento sistemático. Nada mais simples de entender e nada mais complexo para ser colocado em prática efetiva. Como podemos ver na demonstração abaixo podemos perceber a presença da administração desde o século passado. As Três Eras da Administração do Século XX.

Era Clássica 1900 – 1950. Inicio da Industrialização. Estabilidade. Pouca mudança. Previsibilidade. Regularidade e certeza. Administração Científica. Teoria Clássica. Relações Humanas. Teoria da Burocracia. Era Neoclássica1950 – 1990. Desenvolvimento Industrial. Aumento da mudança. Fim da previsibilidade. Necessidade de inovação. Teoria Neoclássica. Teoria Estruturalista. Teoria Comportamental. Teoria de Sistemas. Teoria da Contingência

Era da Informação Após 1990. Tecnologia da Informação. Globalização. Ênfase nos serviços. Aceleração da mudança. Imprevisibilidade. Instabilidade e incerteza. Ênfase na: Produtividade Qualidade Competitividade Cliente Globalização. Como podemos notar acima cada “Era” teve um principal foco dentro da administração, ou seja, a administração passou por mudanças sendo elas aprimoradas ao decorrer do tempo, buscando variações de conhecimentos que até hoje está presente entre nós. A Administração e a habilidade humana. Neste presente momento estamos passando por uma atualização nos modos de administrar um segmento e etc. Colocando em evidencia as habilidades que se destacam dentro deste meio. Habilidade Técnica – é a capacidade de aplicar conhecimentos técnicos, métodos e equipamentos necessários à execução de tarefas específicas. São inúmeros os exemplos de centralização econômica, mas o interessante é percebermos que ao longo do tempo o modelo de concentração econômica se transformou, se aperfeiçoou, se modernizou, mas continuou gerando desigualdades crescentes.

HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO

A história da Administração iniciou-se num tempo muito remoto, mais precisamente no ano 5.000 a.C., na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar. Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma a administração pública fúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração. Apontam-se, ainda, outras raízes históricas. As instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Os prelados católicos, já na Idade Média, destacando-se como administradores natos. A Alemanha e a Áustria, de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos chamados os fiscalistas ou cameralistas. Os mercantilistas ou fisiocratas franceses, que valorizavam a riqueza física e o Estado, pois ao lado das reformas fiscais preconizavam uma administração sistemática, especialmente no setor público.

Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis. As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade. O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. á no século XX, surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano, apresentando os princípios da Administração Cientifica e o estudo da Administração como Ciência. Conhecido como o precursor da TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos "de máxima produção a mínimo custo", seguindo os princípios da seleção científica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Nas considerações da Administração Científica de Taylor, a organização é comparada com uma máquina, que segue um projeto predefinido; o salário é importante, mas não é fundamental para a satisfação dos funcionários; a organização é vista de forma fechada, desvinculada de seu mercado; a qualificação do funcionário passa a ser supérflua em consequência da divisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com