TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administraçao

Artigo: Teoria Da Administraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

1. Por qual motivo as empresas criam setores ou departamentos na organização? Explique 3 modelos de departamentalização.

Define-se como subsistema organizacional setor ou departamento que tem como função comprar, vender, atender etc...

Conforme as empresas vão se expandindo surge a necessidade de dividir as atividades, organizacionais tornando-as responsabilidade departamentais.

A departamentalização tem por finalidade de atingir os objetivos organizacionais aproveitando os recursos de maneira eficiente e eficaz, e dai construirá uma estrutura organizacional controlando os conflitos nas organizações.

Funcional é o método mais antigo e mais comum de agrupar funções empresariais tais como marketing, finanças e compras etc...

Esse método visa a utilização de recursos mais concentrados, obtendo maior satisfação dos funcionários, porem essa concentração de recursos pode afetar a visão do conjunto na organização, criando problemas se os indivíduos com funções especializadas se preocuparem com a área do que com a empresa como um todo.

Cliente permite a organização criar áreas especificas para clientes especiais, criando setores para atendimento específicos a grandes clientes, grandes empresas, mantendo o foco e ideal para cada tipo de cliente.

Mercado é a maneira de se estruturar encontrada pela organização para oferecer um serviço melhor aos diferentes mercado pode ser uma forma segmentada, para determinados setores ou clientes como governo etc..

2. Segundo a Teoria comportamental, possivelmente em uma organização, venha a existir um grupo informal, será que esse grupo pode vir a prejudicar os resultados da empresa ou não, a formação desse grupo informal e bastante saudável? E liste 5 (cinco) tópicos positivos e/ou negativos e discorra sobre eles.

Os grupos informais nos locais de trabalho foram estudados e considerados no estudo da teoria das organizações pela sua enorme contribuição a formação do administrador podendo considerar que os grupos informais caracterizam-se na organização pelas relações sociais entre os indivíduos. Por um lado essa associação de pessoas é muito positiva podendo resultar em relações afetivas que contribuem para a melhoria da produtividade na empresa, e se não forem bem gerenciadas essas relações podem resultar conflitos de grupos de oposições, sendo assim as fortes decisões organizacionais.

Nível de produção quanto maior a interação social no grupo e todos buscando o mesmo objetivo, maior será a vontade de produzir, e terá uma rentabilidade de sucesso na empresa.

Comportamento o operário age de acordo com o comportamento do grupo, pois o operário não reage como um individuo isolado, mas como membro de um grupo, se o grupo não estiver em harmonia, sintonia com todos, com certeza o grupo ficará prejudicado.

Relações humanas na organização no local de trabalho as pessoas participam dos grupos sociais dentro de toda a estrutura da organização e mantém uma constante interação, sendo quando tiver problemas emocionais e não forem planejados e tratados, irá causar transtornos no grupo, por isso que o comportamento humano necessita de toda atenção da teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com