TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais métodos De Comunicaçao Etapa Passo 3

Artigos Científicos: Principais métodos De Comunicaçao Etapa Passo 3. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 3

Principais Métodos de Comunicação Usados pelos Analistas para Obtenção das Informações sobre o Projeto

O analista de sistemas deve ser um bom ouvinte, e deve considerar com imparcialidade, tanto opiniões técnicas, como não técnicas. Deve também ser um negociador efetivo, mantendo o foco da discussão sobre o fundamental da realidade. Muitas vezes, conflitos de pontos de vista somente podem ser resolvidos através de um processo de negociação calculado cuidadosamente, com discussões abertas focadas na tarefa a tratar. Como intermediário, um analista de sistemas de sucesso tem de comunicar com todas as partes e ser um facilitador da ligação dos diversos pontos de vista.

De maneira geral, Ferreira (1996) identifica no processo de comunicação os seguintes elementos básicos: emissor; receptor; mensagem; canal; codificação / decodificação; feedback. Comunicação, segundo o dicionário Aurélio (FERREIRA, 1988) pode ser entendida como "ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionais, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual".

No processo de comunicação, o emissor é responsável por tornar as informações claras, coerentes e completas, o que permite que o receptor a receba e compreenda. O receptor, por sua vez, é responsável por garantir que a informação foi recebida de forma integral e entendida corretamente (PMI, 2004). Infelizmente, isto nem sempre acontece, pois embora o conceito de comunicação seja simples de entender, na prática é um processo complexo. A ausência de efetividade no processo comunicativo pode ser decorrente do surgimento de barreiras à comunicação no dia a dia das organizações.

Entendendo as barreiras à comunicação

Diversos são os autores que abordam as barreiras que interferem no processo de comunicação. De acordo com Ferreira (1996), as barreiras à comunicação podem ser tanto físicas como de significado ou psicológicas. As barreiras físicas são obstáculos ao longo da transmissão da informação. Já as chamadas barreiras de significado ou barreiras psicológicas são relacionadas às variáveis interpessoais entre emissor / receptor e à utilização de códigos não partilhados.

As barreiras físicas podem estar associadas aos meios de comunicação utilizados, portanto, alguns autores destacam que a seleção do meio de comunicação deve ser feita considerando-se os seguintes aspectos: velocidade necessária para distribuição das informações, tecnologia disponível, níveis de segurança (senhas, clausulas de privacidade, etc), duração do projeto/ tamanho e outras características do projeto que dimensionem o porte do projeto (CARVALHO; RABECHINI JR., 2005 e 2006; FOX, 2001).

Outra classificação mais estratificada é apresentada por Fox (2001), que desdobra as barreiras à comunicação em quatro grandes grupos, quais sejam: ambiente, verbal, interpessoal e reações emocionais. Para cada grupo o autor exemplifica as possíveis barreiras:

• Ambiente: desconforto físico, distrações visuais, interrupções, barulho, etc.

• Verbal: pessoas que falam rápido demais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com