TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Artigos Científicos: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

ADMINISTRAÇÃO

Administração é o ato de administrar ou gerenciar, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas já estabelecidas. A administração envolve o processo de decidir e resolver problemas com eficiência e eficácia. O conceito de administração existiu acerca de 3.000 a.C., onde surgiram os primeiros profissionais da administração. Com o passar do tempo foram mudando alguns conceitos, de acordo com a necessidade de cada época. Administrar significa: planejar, liderar, organizar e controlar tarefas visando alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e lucratividade.

Influências da Revolução Industrial:

A Revolução Industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico assim permitindo o surgimento da teoria administrativa. Iniciou-se na Inglaterra e pode ser dividida em duas épocas: 1780 a 1860, que foi a Revolução Industrial ou Revolução do Carvão e do Ferro. E a outra foi de 1860 a 1914, sendo essa a Revolução Industrial ou Revolução do Aço e da Eletricidade. A primeira Revolução Industrial teve como características a mecanização da indústria e da agricultura, aplicação da força motriz à indústria, desenvolvimento do sistema fabril, e o aceleramento dos transportes e comunicações. A segunda Revolução Industrial substituiu o ferro pelo aço, substituiu o vapor pela eletricidade, desenvolveu máquinas automáticas, especializou o operário, e teve um crescente domínio da indústria pela ciência, transformações nos transportes e nas comunicações, e expansão da industrialização.

Os Principios da Administração:

Frederick Taylor - É considerado o pai da Administração em suas bases científicas. Iniciou sua carreira como operário e depois como engenheiro, chegando a ocupar cargos em altos postos nas empresas norte-americanas. Tendo grande experiência na própria linha de produção, foi um dos primeiros a destacar a necessidade de racionalizar o tempo e de dividir o trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fábricas. Taylor afirma a necessidade de executar o trabalho administrativo em bases científicas e objetivas.

Henry Fayol - Buscou uma visão mais geral da empresa e criou uma teoria mais global da ação administrativa, ao contrário de Taylor que se dedicou mais as questões relativas à linha de produção. O fundamento da teoria de Fayol tem base em seis funções básicas existentes na empresa, como: Função técnica, Função comercial, Função financeira, Função contábil, Função de segurança, Função administrativa. Fayol também elaborou quatorze princípios administrativos, como: Divisão de trabalho, Autoridade e responsabilidade, Disciplina, Unidade de comando, Unidade de direção, Subordinação do interesse individual ao coletivo, Remuneração, Centralização, Cadeias hierárquicas, Ordem, Eqüidade, Iniciativa, Cooperação.

Henry Ford - Foi muito respeitado como industrial do automobilismo, atuou no início do século XX como pioneiro em sua área de atuação, a empresa que ele criou é ainda hoje uma multinacional respeitada por todos. Ele também deixou registrados seus estudos e reflexões sobre sua experiência administrativa. Ao contrário de Fayol, que centrou sua análise na parte administrativo da empresa, Ford se preocupou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com