TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Exames: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa nº 1

Indústria de Cosméticos

A primeira atitude de quem deseja montar uma indústria de cosmético é conhecer as referências da portaria da Secretaria da Vigilância Sanitária, que regulamenta a fabricação de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Por meio dessa portaria ficam regulamentados e padronizados os procedimentos de fabricação de segurança, higiene e todas as condições desde a produção até o acondicionamento final.

O setor de cosméticos, nacional e estrangeiro, destaca-se pelo seu dinamismo. O ritmo de Lançamento de novos produtos é bastante acelerado, o que mantém e atrai consumidores cada vez mais exigentes demandando uma busca contínua por inovação e melhoria da qualidade, para a consolidação e fortalecimento das marcas no mercado.

Assim, há um investimento constante no desenvolvimento de novos produtos capazes de Atender à grande diversidade dos consumidores que varia conforme a faixa etária, sexo, Etnia, e que de suporte aos lançamentos através de atividades de comunicação e divulgação. Com a indústria de cosméticos em expansão, toda a cadeia produtiva acaba sendo Estimulada, impulsionando a produção. Fornecedores de matérias-primas, bem como Empresas de design que oferecem as mais diversas opções de embalagens , mais arrojadas, Funcionais e práticas conseguem assim manter a tendência de inovação independente das Oscilações da economia.

Entre os fatores que contribuem para o aquecimento do setor de cosméticos no país Podem ser citados: o crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho; o Aumento do poder de consumo e a utilização de tecnologias de ponta produzindo ganhos de Produtividade; os preços praticados pelo setor que vêm apresentando um aumento inferior aos Índices de preços da economia brasileira; e toda a valorização da estética praticada pela mídia Que se reflete numa busca pela beleza, saúde e juventude por parte da sociedade.

Mercado e Fornecedores

Conhecer o consumidor e o potencial do mercado é fundamental para o sucesso de seu negócio

A indústria da perfumaria e cosméticos é um dos setores que mais se destacam no Brasil. Com uma média de crescimento anual de 11% nos últimos dez anos, o país alcançou em 2006 a terceira posição no ranking mundial de consumo de cosméticos e atingiu um faturamento de aproximadamente R$ 17 bilhões, ficando à frente de países como França e Inglaterra.

Segundo dados do Euromonitor Internacional, instituto de pesquisas responsável pelo levantamento do consumo de cosméticos no mundo, apontam também um aumento de 26% nas vendas destes produtos no mercado brasileiro contra apenas 1,2% no mercado global. Para 2008, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético, estimavam que o setor tivesse um crescimento aproximadamente 12% e que os investimentos se mantenham em US$ 100 milhões ao ano até 2010.

Na prática, todos esses números significam mais oportunidades para os empresários do setor. E um ramo tão promissor não poderia deixar de apresentar grandes desafios. Por isso, conhecer bem o mercado de atuação e seu potencial de crescimento bem como seu público-alvo é fundamental para planejar o seu futuro negócio

A Europa Ocidental e a América do Norte são os maiores mercados de cuidados pessoais (produtos de higiene) e em 2006 venderam U$ 27 bi e U$ 19,6 bi, respectivamente. No entanto, estes mercados apresentaram crescimento menor que 15% de 2001 a 2006, porque seus consumidores preferem economizar, acreditando que a qualidade das marcas mais baratas é capaz de proporcionar a higiene necessária. Assim, a competitividade pelos preços é alta e a lealdade às marcas é baixa entre os produtos de higiene. Os produtos de higiene são vendidos principalmente (50%) em supermercados. A estratégia principal das empresas é fazer com que o consumidor troque de marca, agregando conveniência e funcionalidade por meio de benefícios cosméticos – como tratamento da pele, anti-sinais e esfoliação.

De 2001 a 2006 houve um crescimento de 73,4% no mercado cosmético da América Latina, o crescimento mais rápido por região já observado. Este crescimento ocorreu devido aos produtos pouco desenvolvidos até então como cuidados com sol, produtos infantis e produtos masculinos.

A previsão é que as empresas invistam mais nesses produtos e atuem como educadoras para explicar aos consumidores a importância e os benefícios desses produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com