TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Monografias: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.810 Palavras (8 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 1

Administração é todo ato de gerenciar ou administrar negócios pessoas ou recursos com objetivo de alcançar objetivos definidos, podem ser aplicadas tanto em lares com a organização na hipoteca da residência ou contas mensais, outro exemplo seria uma formatura que é administrada por alguém, tem o papel de contratar Buffet organizar a decoração e enviar convite são convidados.Administração é uma palavra com origem Latim ''administratione'' que significa ''direção gerencia'', é pertinente a todo tipo de empreendimento humano que reúne, em uma única organização, pessoas com diferentes habilidades e saberes.

O taylorismo foi uma das indispensáveis correntes que deu fundamentos á escola clássica que é a administração. Alem dos seus aspectos mais conhecidos, pelos administradores, como estudo de tempos e movimentos, recrutando como base em perfil, separação entre planejamento e execução, destaque-se o embrião das ações de gestão de conhecimento. Principalmente na documentação, instruções precisas para o trabalho, treinamento e formação de gestores. A partir do decorrer da história surgiram as escolas: Escola Clássica, Relações Humanas e Neo-Clássica Burocrática.

A Revolução Industrial deu inicio a um novo cenário que ampliou as primeiras teorias da administração,sendo este positivo nos avanços tecnológicos. A atividade produtiva era artesanal e manual, eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos, e os profissionais da época dominavam muitas (se não todas) etapas do processo produtivo. Com a Revolução Industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ou operários), perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção, os quais passaram a receber todos os lucros. O trabalho realizado com as máquinas ficou conhecido por maquinofatura. As primeiras máquinas a vapor foram construídas na Inglaterra durante o século XVIII, os operários as utilizavam para retirar a água acumulada nas minas de ferro e de carvão para fabricar tecidos. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito, e os lucros dos burgueses, donos de fábricas, cresceram na mesma proporção. Por isso, os empresários ingleses começaram a investir na instalação de indústrias. Porém, a Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador e também provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades, criando enormes concentrações urbanas.

04

A população de Londres, por exemplo, passou de 800.000 habitantes em 1780 para mais de cinco milhões em 1880.

No início os operários viviam em péssimas condições de vida e trabalho, aonde o ambiente das fábricas era insalubre, assim como os cortiços onde muitos trabalhadores viviam. Com jornadas de trabalho que chegavam a 80 horas semanais, e salários que variavam em torno de 2,5 vezes o nível de subsistência. Para mulheres e crianças, submetidos ao mesmo número de horas e às mesmas condições de trabalho, os salários eram ainda mais baixos.

Assim sendo , a Revolução Industrial foi consequência da necessidade dos empresários, de atender a demanda em crescimento, desta forma a administração deve exclusivamente à Revolução Industrial o conceito de organização da empresa moderna, principalmente ao avanço tecnológico e criação de novas formas de energia, modificando o modo artesanal por um industrial de produção.

05

ETAPA 2

Após assistirmos o filme Tempos Modernos, observamos que o filme retrata a história de um operário que trabalha em uma indústria, e que acaba sendo levado ao stress total após exercer por várias horas repetidamente atividade de apertar parafusos, o que o deixa totalmente desiquilibrado levando-o a pensar que tem que parafusar tudo que vê pela frente. Em outro momento no filme é mostrado à tentativa fracassada de empresários desenvolverem uma máquina que diminuiria o tempo de refeição de seus operários, tornando assim seu intervalo ainda menor e aumentando as horas trabalhadas, na tentativa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com