TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Artigo: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 8

Anhanguera Educacional

Dia 07/10/2013

Marlete Ferreira da Silva

Anhanguera – Uniderp

Ma_me_ti@hotmail.com

Jonatas Gonçalves Pereira

Anhaguera - Uniderp

jonatasjgp@hotmail.com

Ruthiane Lincke Vargas

Anhanguera – Uniderp

enaihtur@yahoo.com.br

Ana Maria Sadowski Panichi

Anhanguera – Uniderp

Ana.sadowski@ufrgs.br

Rodrigo Lorenço Wieira

Anhanguera – Uniderp

Rodrigo.l.wieira@hotmail.com

ATPS - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

ARTIGO ACADÊMICO: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

RESUMO

Este artigo consiste em um conjunto de informações que identificam e esclarecem fundamentos e conceitos importantes para a administração. Fatores baseados em teorias de grandes pensadores antigos, mas que ainda hoje servem como base para várias áreas da administração, como Pessoas, Estrutura, TI, negócios, produção e etc. Para a realização deste artigo desenvolvemos muitas pesquisas em livros e sites, lemos e analisamos conceitos desde o início da administração, com o objetivo de entender o porquê de mesmo depois de tempos ainda usamos as mesmas estruturas. Conseguimos observar que essas são bases que hoje utilizamos e adaptamos de acordo com a necessidade de cada empresa.

1. INTRODUÇÃO

A Teoria da Administração começou com Taylor que dava muita Ênfase nas Tarefas, seguido por uma preocupação mais voltada para a Estrutura das organizações a teoria de Fayol e assim começaram a surgir novas preocupações e novas teorias com Ênfase em mais assuntos dentro da administração, como Estrutura, Pessoas, Meio Ambiente entre outros que abordaremos ao longo deste trabalho, e fica cada vez mais evidente a importância das teorias elaboradas com diversos pontos de vista, pois observaremos que cada criador acredita em uma determinada metodologia de trabalho apesar de seus caminhos diferentes todas buscam o mesmo objetivo principal, que é ter uma bela estrutura organizacional. Teorias criadas e colocadas em pratica no qual obtiveram seu destaque e nos trazem experiências, nos dando rumos, sugestões e inspirações para administrar.

2. TEORIAS ABORDADAS

2.1. Teoria Estruturalista

A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela independência entre as organizações. A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria Burocrática, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação ás anteriores.

2.2. Teoria das Relações Humanas

A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganham força com Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a “Grande Crise” todas as verdades até então aceitas são contestadas a busca da causa da crise. Essas teorias criam novas perspectivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como “homo social”.

2.3. Teoria Comportamental

Surgiu no final da década de 40 com um ar e definição total de conceitos administrativos, vindo a significar uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria. Criticou as teorias anteriores e ré escalonou as abordagens, ampliando seu conteúdo e diversificando sua natureza. A Teoria Comportamental defendia a valorização do trabalhador em qualquer empreendimento baseado na cooperação, buscando um novo padrão de teoria e pesquisas administrativas.

2.4. Teoria da Tecnologia da Informação

A tecnologia da informação oferece ferramentas para que todos de uma organização solucionem problemas cada vez mais complexo em menos tempo e com eficiência. TI como pode ser chamado, veio para apoiar os profissionais através da tecnologia, o que permite o profissional reagir de forma mais rápida e adequada às mudanças. É a função organizacional relativamente recente, responsável pela concepção, implantação e operação dos sistemas de informação. As pessoas que participam da TI ( clientes, usuários, gerentes e técnicos) garantem a flexibilidade organizacional, na qual a certeza da mudança é a principal regra de sobrevivência.

2.5. Teoria clássica da administração

Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural. Enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol a estudava privilegiando as tarefas de organização. Criada por Henri Fayol, com o intuito de atingir eficiência na produtividade enfatizou a estrutura organizacional criando 6 funções separando-as das funções administrativas.

2.6. Teoria da burocracia

A Teoria da Burocracia surgiu na década de 1940, para suprir as críticas das teorias organizacionais existentes, especialmente a Teoria Clássica (excesso de mecanicismo) e a Teoria das Relações Humanas (sociológica e utópica em demasia). Criada por Max Weber usava da autoridade para coordenar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com