TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Tese: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

CAPÍTULO 4

4.1 Ênfases nas Competências e na Competitividade. A Administração hoje e as tendências para o futuro e O contexto das empresas: ambiente, tecnologia e estratégia.

Conceitos:

a) Aprendizagem organizacional

Trabalhar a maneira de pensar é o primeiro passo para aprendizagem organizacional, eliminando as atitudes que promovem o método hierárquico e focando inovação. Com disciplina pessoal, o domínio de aspirações e atitudes podem tornar e individuo a expor de forma interna / externa atos equilibrados de gestão tornando a personalidade uma ferramenta de controle e ajuste nos processos e melhoria constante para a expansão de idéias.

b) Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento emerge como a capacidade que permite às organizações se desenvolveu inovarem e reforçarem a sua competitividade. Nesta óptica, a gestão de conhecimento é uma gestão do contexto onde o conhecimento é utilizado.

c) Capital Intelectual

O capital humano é constituído das pessoas que fazem parte de uma organização. Capital humano significa talentos que precisam ser mantidos e desenvolvidos. Mais do que isso, capital humanos significa capital intelectual. Um capital invisível composto de ativos intangíveis. O valor do mercado das organizações não depende mais apenas do seu valor patrimonial físico, mas principalmente do seu capital intelectual.

d) Empresas

As Empresas estão investindo cada vez mais na Era da Informação e o conhecimento está se transformando no recurso organizacional mais importante. Uma riqueza muito mais importante e crucial do que o dinheiro. Em um mundo onde os tradicionais fatores de produção – natureza, capital e trabalho – já esgotaram e exauriram a sua contribuição para os negócios, as empresas estão investindo pesadamente no conhecimento que está na cabeça das pessoas para aumentarem sua vantagem competitiva.

e) Administrador

O administrador como um agente de transformação das novas relações de trabalho necessita de um novo perfil, caracterizado pela necessidade emergente de mudar as sua maneira de vislumbrar o processo de aprendizagem como uma forma de qualificação e requalificação profissional, passando a concebê-la como um instrumento de renovação de seus conhecimentos que ocorre no dia-a-dia das organizações, através principalmente da Gestão de Conhecimento.

f) Ambiente

O ambiente influencia diretamente no cotidiano das empresas, pois alguns hábitos o afetam diretamente, como o desperdício de folhas, de água, luz, entre outros. Uma saída utilizada por muitos, é apresentar aos funcionários através de campanhas e palestras o tamanho do desperdício ocasionado e ações do dia a dia que podem acabar com isso. Não existem regras e nem um modelo que deve ser seguido, ser pioneiro nas ações é apenas estar à frente das tendências, é entender a cultura organizacional da empresa em que se atua e adequar tantas novidades e tendências as necessidades percebidas.

g) Tecnologia

A Tecnologia da Informação pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas – estão ligadas as mais diversas áreas – que existem varias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo. Tudo gira em torno da informação e, portanto, quem souber reconhecer a importância disso, certamente se tornará um profissional com qualificação para as necessidades do mercado.

h) Estratégia

Hoje a estratégia é uma necessidade para qualquer empresa, não importa seu tamanho, pois o único modo de sobreviver é se diferenciar dos concorrentes. E que na ausência de estratégia, não haverá regras para orientar a busca de novas oportunidades, tanto dentro quanto fora da empresa. A estratégia empresarial é o ajustamento da empresa ao seu ambiente, em geral em constante mutação, quase sempre com a empresa alterando suas próprias características, tendo

Em vista este ajustamento. Com uma boa estratégia empresarial , pode ser o diferencial da sua empresa para vencer no mercado.

i) Administração Por Objetivos – APO

É uma técnica de direção de esforços através do planejamento e controle administrativo. Para a organização atingir resultados é preciso definir em que negocio está atuando e aonde pretende chegar. É um sistema dinâmico que integra a necessidade da companhia de alcançar os seus objetivos de lucro e crescimento. É um estilo exigente e compensador de administração de empresas. É um método no qual as metas são definidas em conjunto entre administrador e seu superior, as responsabilidades são especificadas para cada posição em função dos resultados esperados.

4.2

Quadro comparativo: Quais as principais propostas das teorias da administração e como são utilizadas nos dias atuais

Teoria

Principais estudiosos

Principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com