TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Ensaios: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  3.865 Palavras (16 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

Administração é um processo de planejar, administrar, dirigir, organizar, coordenar e controlar organizações tendo como objetivo produtividade e lucratividade.

A palavra administração vem do latim ad(direção, tendência para) e minister(subordinação ou obediência), designa o desempenho de tarefas dos assuntos de um grupo. É de muitas utilidades nas áreas empresariais e entidades dos governos.

O estudo dos empreendimentos humanos o qual a administração estuda tem como objetivo de alcançar resultado eficaz e retorno financeiros de forma sustentável e com responsabilidade social. O administrador tem como responsabilidade a implantação de tudo que foi planejado, portanto, é ele quem ira definir os programas, métodos de trabalho e avaliação dos resultados fazendo assim as correções necessárias nos setores onde há problemas.

Com a função de gerar resultados e produzir uma instituição que ultrapasse fronteiras, surgiu a Teoria Geral da Administração a qual trata o estudo da administração como organização geral e empresas, como veremos ao longo desta ATPS. A abordagem que será mostrada representa uma maneira diferente de encarar a tarefa e as características de trabalho na administração.

Cada teoria administrativa que será apresentada nesta ATPS procurou de uma forma peculiar enfatizar ou privilegiar o desenvolvimento gradativo da Teoria Geral da Administração (TGA).

Desenvolvimento

O termo de habilidade humana utilizada na administração usa a qualidade em os indivíduos utilizam o trabalho de forma eficaz como parte integrante do grupo para realizar um esforço em conjunto com os demais componentes desse grupo.

A administração é praticada desde os primeiros agrupamentos humanos, com as teorias administrativas ficou mais fácil compreender o funcionamento dentro de uma organização.

Com a Revolução Industrial no século XVIII, em que o trabalho era feito de forma manufaturado, passando a ser realizado por fabricas surgiu a necessidade de haver uma organização para que houvesse uma realização do trabalho de forma eficaz surgindo assim a Teoria Administrativa. Nesse contexto surgiu a Teoria Cientifica que defendia a substituição das decisões tomadas através da instituição por uma ciência administrativa que buscava o rendimento máximo por meio da organização racional do trabalho proposta por Frederick Taylor.

Taylor procura elevar o nível de produtividade fazendo com o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. A falta de padronização, o desconhecimento por parte dos administradores e forma de remuneração dos trabalhadores foram as principais falhas observadas por Taylor.

O primeiro período, Taylor escreveu o livro Administração de Oficinas (Shop Management) – 1903, onde demonstrava preocupação com a racionalização do trabalho, através do estudo do tempo e do movimento.

Nesse livro Taylor trata os seguintes:

• O objetivo de uma boa administração é pagar salários altos e ter baixos custos de produção;

• Para realizar esse objetivo, a administração deve aplicar métodos científicos de pesquisas e experimentação, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitem o controle de operações fabris;

• Os empregados devem ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho sejam cientificamente selecionados, para que as normas possam ser cumpridas;

• Os empregados devem ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal seja cumprida;

• Uma atmosfera de cooperação deve ser cultivada entre a administração e os trabalhadores para garantir a continuidade desse ambientes psicológicos que possibilite a aplicação dos princípios mencionados.

Na segunda fase do trabalho, Taylor conclui que a racionalização do trabalho deveria ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa.

Taylor assegurava que as indústrias padeciamde três problemas que veremos a seguir:

• Vadiagem Sistemática por Parte dos Operários – redução proposital da produção normal, para evitar a redução das tarifas dos salários da gerencia.

• Desconhecimento – pelos gerentes, da rotina de trabalho e do tempo necessário para sua realização.

• Falta de Uniformidade – das técnicas e dos métodos de trabalhos.

Para que esses problemas fossem sanados, Taylor idealizou o famoso sistema de Administração que denominou de Organização Cientifica do Trabalho, onde o mesmo era composto de 75% de analise e 25% de bom senso.

Taylor via cada vez mais a necessidade de aplicação dos métodos cientifico a administração, para garantir a realização dos objetivos de máxima produção a mínimo custo. Essa tentativa de substituir esses métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos em todos os ofícios recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT). Veremos abaixo os principais aspectos da ORT:

• Analise do Trabalho e Estudo do Tempos e Movimentos: refere-se a divisão de todos movimentos necessários a execução de cada operação que o operário fazia levando em consideração o tempo pra execução desta tarefa.

• Estudo da Fadiga Humana: baseia-se na anatomia e fisiologia humana. Observou-se que a fadiga leva a certa diminuição da capacidade produtiva do empresário. Esse estudo visava racionalizar todos os movimentos evitando assim a fadiga.

• Divisão do Trabalho e Especialização do Operario; cada operário era especializado para executar uma única tarefa.

• Desenho dos Cargos e Tarefas: este baseia-se em métodos de execução das tarefas e as relações com os demais cargos.

• Incentivos Salariais e Prêmios por Produção: para que houvesse uma maior colaboração dos empregados, Taylor desenvolveu um plano de incentivo salarial.

• Conceito de Homo Economicus: esse conceito baseava na ideia que toda pessoa é influenciada pelas recompensas salariais, econômica e matérias. Em outro termo o homem trabalhava não porque gostava, mas sim como modo de ganhar a vida. O homem é motivado a trabalhar pela necessidade de dinheiro para sobreviver.

• Condições de Trabalho: o conforto do empregado e a melhoria do ambientefísico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com