TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Exames: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  5.949 Palavras (24 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

Em todas as disciplinas e áreas do conhecimento, seja ela exata humana ou biológica, é de fundamental importância o estudo investigativo dos primeiros pensadores de determinado assunto, bem como de suas respectivas teorias, princípios e fórmulas.

Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social baseado na evolução humana, identificando os problemas quais essas teorias pretendiam solucionar, trata-se também da Administração ser uma habilidade humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias. As características marcantes principalmente de Taylor evidenciaram suas contribuições para época, apontando as razões que fizeram surgir às abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração.

Quais as razões que fizeram surgir às nove teorias: Clássica da Administração, da Burocracia, teoria Estruturalista, das Relações Humanas, teoria Comportamental, de Sistemas, Matemática, da Tecnologia da Informação e a teoria Contingencial. A aprendizagem teórica de forma aplicável a organização, no que se refere à Liderança e Pensamento Sistêmico.

O contexto das empresas ambiente, tecnologia e estratégia, o que envolve os seguintes conceitos: Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Empresas, Administrador, Ambiente, Tecnologia, Estratégia e Administração Por Objetivos (APO).

Também é importante que compreenda como os principais elementos ambientais interferem nas definições estratégicas das empresas, e como são estabelecidas as bases das políticas organizacionais.

2. ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA

O ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros, é assim que diversos autores costumam definir a Administração. Partindo desse contesto, podemos constatar que três são palavras-chave no mundo dos administradores: pessoas, objetivos e empresa. Assim sendo, para o bom desempenho na gestão de negócios, os Administradores necessitam ter habilidades específicas. No entanto, o conhecimento tecnológico da Administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas habilidades.

É raro encontrar um profissional de Administração que desempenhe suas atividades sozinhas, isto porque administrar envolve o trabalho em equipe. A capacidade inerente aos Administradores é a habilidade conceitual, que é a compreensão da empresa como um todo, á interdependência entre os seus setores e que qualquer mudança em uma das partes afetará as demais. É capacidade que permite que o Administrador se comporte de acordo com os parâmetros e objetivos da empresa.

Fonte: Administradores-rj

3. OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da Administração estão os fatos históricos, sociais, políticos e econômicos, caracterizando o cenário no qual estão contidas as organizações do passado.

Ao longo da história, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que se apresentou um desenvolvimento de notável grandeza e inovação.

Num tempo muito remoto, já era possível perceber noções administrativas nas construções das pirâmides do Egito e da muralha da China (pela complexidade e grandeza desses empreendimentos), nos papiros egípcios e nas parábolas de Confúcio (os quais sugeriam práticas de administração pública) etc.

A Revolução Industrial foi um acontecimento que modificou profundamente o ambiente organizacional da Administração. A organização e a empresa moderna nasceram com a Revolução Industrial, devido fatores como a ruptura das estruturas corporativas da Idade Média, o avanço tecnológico e a substituição do tipo artesanal por um tipo industrial de produção.

Outro acontecimento foi à aceitação das teorias dos economistas liberais. Estes pregaram a livre concorrência e não intervenção do estado, o que impulsionou os investimentos em produção, para estar à frente dos concorrentes.

Importantes publicações marcaram o período, como "A Riqueza das Nações", de Adam Smith, o qual reforçou a importância do planejamento e da organização e "O Capital", de Karl Marx, o qual incentivou a pressão do proletariado, que levou as empresas a buscarem maior racionalização do trabalho.

No século XVIII, as tendências que o Mercantilismo havia iniciado, foram impulsionadas pela Revolução Industrial, que foi produto de dois acontecimentos: o surgimento das fábricas e a invenção da máquina a vapor e sua utilização na produção.

Assim, as empresas tornaram-se muito grandes para serem administradas por familiares, e foi surgindo à necessidade de gerentes profissionais para organizar a magnitude de recursos que elas conseguiram acumular.

Todos esses fatores completaram as condições propícias para a busca de bases científicas, melhoria da prática empresarial e surgimento das teorias administrativas. O surgimento das teorias administrativas começou neste período a suprir a ausência de bases científicas da Administração, bem como dar visibilidade e credibilidade à nova ciência.

4. OS PRECURSORES DA ADMINISTRAÇÃO

As primeiras empresas tinham estruturas simples e eram organizadas de forma rudimentar. Não havia, por parte dos empresários e dos profissionais, interesse em desenvolver novos métodos e processos de organização. Somente a partir de 1900 começaram a surgir os primeiros estudos nesse sentido. Entre os precursores da administração científica das empresas, em suas diversas áreas, mencionaremos apenas aqueles que mais contribuíram para o seu desenvolvimento.

• HENRI FAYOL (1841-1925) Engenheiro e administrador francês, Henri Fayol atuou também como diretor de minas e diretor-geral de empresa. Em 1916, publicou o livro.

• Administração Industrial e Geral que enfatizava a administração como o processo que garantia o desenvolvimento ordenado das atividades empresariais.

• FREDERICK WINSLOW TAYLOR (1856-1915) Engenheiro norte-americano, desenvolveu novos processos de fabricação de aço e aperfeiçoou sistemas como o da cronometragem, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com