TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Exames: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  4.178 Palavras (17 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 17

ETAPA 1 – PASSO 1.

Frederick W. Taylor, evidenciando os princípios e as contribuições que suas propostas possibilitaram às empresas daquela época.

Frederick Winslow Taylor introduziu o conceito da chamada Administração Científica, que revolucionou o sistema de produção no começo do século XX,ele foi o criador da base sobre a atual Teoria Geral da Administração.

Em 1883 Taylor desenvolveu dispositivos para o corte de metais. Entre 1890 e 1893 foi gerente geral e engenheiro consultor em uma companhia na Filadélfia onde começou a colocar em pratica suas teorias. No ano de 1898 já em outra empresa desenvolve junto com uma equipe o aço rápido,usado na fabricação de ferramentas de corte,que é utilizado até nos dias atuais.

No ano de 1903 publica seu primeiro livro de administração cientifica. Em 1906 lança um novo livro chamado a arte de cortar metais.Só em 1911 lança seu trabalho mais importante,chamado Princípios da Administração Cientifica,nesta obra ele relata toda sua teoria sobre administração,que se torna a base para Teoria Geral da Administração,atentando que alguns de seus princípios são utilizados até hoje em várias empresas com algumas alterações.

Os pontos principais defendidos por Taylor eram: racionalização da produção, economia de mão de obra, aumento da produtividade no trabalho, corte de “gestos desnecessários de energia” e de “comportamentos supérfluos” por parte do trabalhador e acabar com qualquer desperdício de tempo.Taylor era a favor a hierarquização nas empresas,ele entendia que o trabalho intelectual deveria ser separado do manual,ou seja ele dividia os funcionários que eram pagos para pensar daqueles que eram pagos para executar.Com isso a mão de obra operária não precisava de estudos,pois o trabalho era feito de forma sistemática,os operários eram tratados como peças descartáveis,já que mão de obra não faltava naquela época,já que não era exigido nenhuma qualificação ou escolarização dos operários.Com a mão de obra barata,as industrias tinham lucros muito maiores.Já o trabalho intelectual era feito pelos gerentes e diretores,que fiscalizavam os operários,que trabalhavam muito,ganhavam pouco e o regime de trabalho era quase escravo.

ETAPA 1 - PASSO 2.

Antecedentes Históricos da Administração

 Surgimento do Feudalismo na idade média;

 Surgimento e crescimento do comércio século XI;

 Surgimento das cidades com o crescimento do comércio;

 Libertação dos camponeses;

 Surgimento do sistema de corporações no século XIII e XIV;

 Fim das corporações século XV e surgimento da monarquia;

 Surgimento de nova classe social burguesia século XV;

 Século XVI e XVII aumento do numero de mendigos na Europa,o dinheiro tornou-se mais importante que os homens;

 Século XVI e XVII expansão do mercado,divisão do trabalho;

 Século XVI e XVII mercantilismo;

 1776 Revolução Francesa;

 1789 ano considerado o fim da idade média,já que a Revolução Francesa acabou com o feudalismo;

Século XVIII foi o de maior progresso na Inglaterra.

ETAPA 2 – PASSO 1

Teorias Administrativas

O estudo das teorias da administração auxilia na compreensão da organização, abrangendo a visão sobre os seus processos. Por esta razão, no presente tópico são apresentadas as teorias que mais se destacaram. Dentre elas se encontram: a Teoria da Administração Científica, a Teoria Clássica, a Teoria das Relações Humanas, a Teoria Neoclássica, a Administração por Objetivos e o Gerenciamento pelas Diretrizes.

Teorias Administrativas no contexto Organizacional

A primeira abordagem foi a Administração Científica. Ela recebeu esta denominação devido ao seu caráter altamente técnico. Possuía ênfase nas tarefas, onde se procurava reduzir o desperdício e elevar o índice de produtividade. O fundador desta escola foi Frederick Taylor (1903), com inúmeros seguidores, dentre eles, Ford, Gantt e Gilbreth. Os administradores determinavam o modo mais eficiente de realizar tarefas repetitivas e utilizavam um sistema de incentivos salariais. O salário era proporcional à produção.

A segunda corrente da administração clássica é a teoria clássica das organizações. Essa abordagem anatômica e estrutural da organização foi desenvolvida em meados de 1916, por seu fundador Henri Fayol. Ela surgiu da necessidade de encontrar as linhas mestras para gerenciar organizações complexas. Ele defendia uma visão anatômica da organização em termos de organização formal, isto é, a síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional, suas relações e suas funções dentro do todo. Ele acreditava que a boa prática da administração segue certos padrões que podem ser identificados e analisados.

Em seguida, Max Weber fundou a Teoria da Burocracia, onde buscava a eficiência máxima através da padronização do desempenho humano; ao ponto de ser possível a previsibilidade do comportamento das pessoas na organização. O homem visto como uma máquina.

As críticas à Teoria Clássica dizem que ela era mais adequada no passado, quando as organizações estavam num ambiente relativamente estável e previsível, do que no presente, quando os ambientes são mais turbulentos. [STONER, 1985:28]

Os primeiros teóricos da administração não tinham consciência do poder do ambiente. Apenas buscavam o modo "ótimo". Eles acreditavam que as organizações mais eficientes e mais eficazes tinham uma estrutura hierárquica baseada numa autoridade formal legalizada.

A abordagem clássica sofre críticas por ser muito teórica. Seus defensores acreditavam que com a estrutura hierárquica legalizada e a autoridade, facilitariam na avaliação e na recompensa do desempenho dos empregados. Porém, atualmente ela é censurada por ser muito generalizada, não sendo adequada para as organizações complexas de hoje em dia. Contudo, destacar estas linhas de estudo do passado auxilia na compreensão da administração atual.

Em 1932, surgiu Elton Mayo, com uma abordagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com