TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Exames: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  4.334 Palavras (18 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

Pag 2 - Introdução

Pag 2 - A administração é uma habilidade humana

Pag 3 - Teoria da Administração

Pag 4 - Teoria da Matemática

Pag 6 - Teoria Contigêncial

Pag 7 - Teoria da Tecnologia da Informação

Pag 8 - Teoria Geral de Sistemas

Pag 8 - Pensamento Sistêmico

Pag 8 - Liderança Situacional

Pag 9 - Aprendizagem Organizacional

Pag 9 - Capital Intelectual

Pag 9 - Empresas

Pag 9 - Administrador

Pag 10 - Administração por objetivo APO

Pag 10 - Estratégia

Pag 10 - Ambiente

Pag 10 - Tecnologia

Pag 11 - Gestão do Conhecimento

Pag 11 - Considerações Finais

Pag 11 - Implicações Éticas

Pag 12 - Referências Bibliográficas

INTRODUÇÃO

Com os temas propostos a seguir veremos a classificação de cada teoria falando resumidamente os fundamentos principais para uma boa administração, teorias que podemos utilizar e algumas teorias que criaram novas ideias para uma nova teoria, além de nos informar alguns passos que podemos utilizar no nosso dia a dia, e com estes pensamentos estaremos adquirindo um conhecimento para futuro desenvolvimento em nossa carreira, trazendo para nós um pouco de onde o cérebro humano pode chegar.

DESENVOLVIMENTO

A ADMINISTRAÇÃO É UMA HABILIDADE HUMANA

A administração é uma habilidade humana sem dúvida alguma, pois foi uma habilidade adquirida depois de séculos de evolução pela grande necessidade de organização que afeta os homens de grandes negócios.

A história da administração originou-se aproximadamente a cinco mil anos na Suméria quando seus habitantes da época procuravam formas de liquidar os seus problemas, foi ai que surgiu entre os homens a arte e forma de administrar.

Complicado é entender até que ponto o homem da Idade Média e Idade Moderna exercendo esta atividade, tinham consciência de que estava praticando a arte de administrar os bens da época.

A administração surgiu devido à existência de suas consequências durante a Revolução Industrial.

• Crescimento desordenado das empresas que exigiam mais eficiência dentro de sua organização, pois tudo era feito de modo quase perfeito em curto prazo.

• Necessidade de exigir maior eficiência na produtividade das empresas, para que a competitividade e a concorrência sejam aperfeiçoadas a cada dia.

Devido essa necessidade, surgiram no século XX, às teorias de diversos precursores como Frederick Taylor, engenheiro americano que lançou a teoria cientifica que estudou a administração como ciência.

Taylor estudou a referida teoria e pregava nesta a divisão de trabalho, ênfase no tempo e método para atingir os seus objetivos tendo como prioridade a maior produção com menos tempo e menor custo seguindo os princípios de seleção cientifica do trabalhador do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e ênfase na eficiência.

Logo em seguida, surgem também as relações humanas onde o bem estar dos trabalhadores era um dos fatores para o bom funcionamento da organização para alcançar os resultados projetados por ela.

Logo depois Taylor publicou uma obra que foi um sucesso para administração cientifica que se propagou pelo mundo todo.

Paralelo a isso, surgiu um Frances por nome de Henri Falou, com base em suas experiências em sua administração e foi assim por algum tempo poisaqlguns seguiram as orientações de Fayol e outras as regras de Taylor.

O uso em demasia das ideias de Fayol, fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo não conhecessem seus ideais como a Teoria Clássica.

Comparando a Teoria de Fayol e de Taylor, chegamos à conclusão que: enquanto Taylor estudava a empresa priorizando o setor de produção como um todo, Fayol pesquisava a empresa no setor da organização.

A partir daí surgiram matérias que vieram a aperfeiçoar a cada vez mais o resultado exigidos pelas empresas nos dias atuais e pela administração moderna.

Passo 1:

O que chamamos hoje de Teoria da Administração começou há muito tempo atrás com o que chamávamos de Ênfase nas Tarefas que tinha como característica básica a divisão de trabalho e especialização para cada operário ou funcionário que era uma divisão racional havia uma padronização, baseado na administração cientifica de Taylor.

Com o passar do tempo à preocupação passou a ser voltada para Ênfase na estrutura com a teoria clássica da administração proposta por Fayol, e também a Teoria da Burocracia de Max Weber, onde era preciso administrar, planejar, organizar, dirigir e controlar essas atividades da empresa, suas funções básicas eram produção, comercio, comprar, vender, etc, segundo Fayol, as funções administrativas eram, prever, organizar, comandar, coordenar, controlar as ações da empresa, pois para ele existe diferença entre administrar e organizar, pra ele administrar é um todo no qual a organização é uma parte.

Organizar: entidade social onde as pessoas se integram em busca de objetivos.

Seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humana surgiu com a ênfase nas pessoas. Por meio da Teoria das (RH) relações humanas, mais tarde desenvolvidas pela Teoria Comportamental e pelas teorias do Desenvolvimento Organizacional.

A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingencia. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia; Cada uma dessas cinco variáveis – tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa.

Portanto ao estudarmos as teorias da administração, vimos que a razão que as fizeram surgir e porque a temos que estudar é:

As teorias guiam as decisões da Administração. O estudo das Teorias nos ajuda a compreender os processos fundamentais, com isso permite prever o que irá acontecer em certas situações;

As teorias nos conscientizam do ambiente empresarial. Cada teoria é produto do seu ambiente, e adequada conforme as circunstancias vigentes;

As teorias são uma fonte de novas ideias. As teorias dão chance de assumir um ponto de vista diferente com relação às situações do cotidiano, elas podem coexistir conforme a necessidade e a partir delas abrirem novos enfoques.

Passo 2:

Para Frederick Taylor conseguir a tão almejada eficiência de trabalhadores com base nas analises do modo de trabalhar dos funcionários, usando esta pratica ele pode identificar falhas na produção gerando baixa produtividade para a empresa, concluindo seus métodos científicos de observação e mensuração, criou um método racional de padronização chamado mais tarde de Taylorismo, onde se a divisão das tarefas era feita por meio das tarefas, pois questões colocadas em tese era o trabalho, não era pra ser duro, nem rápido, e sim de forma inteligente, baseado neste pensamento Taylor criou o incentivo salarial, que era salário por produção, isto fez com que Taylor fosse odiado pelos trabalhadores, assim tornando um de seus inimigos.

Todavia contrario a ideia de Taylor, o teórico clássico Henri Fayol baseado na estrutura organizacional dizia o seguinte: que a eficiência da empresa era muito mais do que a soma da eficiência dos funcionários, que a eficiência para ser alcançada, tem que se adequar aos órgãos e cargos. Segundo ele, as funções administrativas deixaram de ser exclusivas dos gerentes, ficando proporcional a todos os cargos da empresa, desde o mais elevado ao mais baixo, assim abandonando o principio da autoridade e da responsabilidade, tendo como foco o espírito de equipe, enquanto Taylor e Ford cuidavam da empresa de cima para baixo contra partida, Fayol cuidava da empresa de cima para baixo.

Mais tarde as teorias diziam que o enfoque dos empregados da empresa devia ser levado em consideração pelos seus comportamentos e não pela hierarquia, esse pensamento levava em consideração dois tipos de comportamento de empregado na empresa que são: o comportamento individual, e o comportamento coletivo, este pensamento surgiu graças à ciência social, que estuda o individuo, assim tendo como destaque a teoria clássica das relações humanas, isto se sucedeu, pois para Maximismo as recompensas salariais não eram suficientes para satisfazer seus empregados, daí surgem os incentivos psicossociais com o objetivo de motivar o emprego, reconhecendo seus trabalhos para alavancar sua autoestima, fazendo sua produção crescer de forma rápida.

Portanto com base nos artigos propostos para analise, pudemos observar que houve uma serie de contradições por parte dos autores, pois uma critica ou contraria as propostas impostas por outro se correto ou não, cada um tem seus pensamentos e teorias que influenciam em nossa vida tanto negativamente ou positivamente.

ETAPA 3

PASSO 2

Teoria da Matemática – é utilizada pelas empresas para fins de estudo e melhorias em sua administração, onde são feitas abordagens sistêmicas da mesma, juntamente com a Teoria de Sistemas e a Cibernética.

As vantagens dos modelos matemáticos é que com ele podemos simular situações reais na empresa com maior precisão, além de podermos manipular simultaneamente situações futuras, e difíceis situações reais por meio da simplificação da realidade, podendo também descobrir relações existentes entre vários aspectos do problema, não percebidas na descrição verbal; Elas podem ser separadas em etapas e considerar alguns outros fatores não descritos verbalmente, elas utilizam técnicas matemáticas e lógicas que somam e nos conduzem a solução quantativas e com o uso dos computadores, podemos calcular e resolucionar uma grande quantidade de informações.

Para formularmos um problema constituímos um modelo matemático onde representamos o sistema, e com este modelo, conseguimos expressar a eficácia do mesmo como função de um conjunto de variáveis, das quais pelo menos uma está sujeita a controle.

No sistema, podemos estabelecer controle sobre a solução e programar a solução, as soluções testadas precisam ser transformadas numa série de processos operacionais suscetíveis de serem entendidos e aplicados pelo pessoal que será responsável pelo seu emprego.

A matemática para a TGA na forma de modelos matemáticos para a solução de problemas empresariais por suas fáceis equações que simulam situações reais.

A Teoria Matemática surgiu a partir de 5 causas para a administração:

1- O trabalho clássico sobre a teoria dos jogos de Von Neumann e Morgenstern, de Wald e Savage para a Teoria estatística da decisão.

2- O estudo do processo decisório por Herbert Simon, um behaviorista.

3- A existência das decisões programáveis, por Simon onde define as decisões qualitativas (não-programaveis e tomadas pelo homem) e as quantitativas (programáveis e programadas para a maquina).

4- O computador desenvolvendo técnicas mais complexas e sofisticadas.

5- A utilização da PO na segunda guerra mundial no campo da estratégia militar, fez com que as organizações publicas e privadas a utilizassem a partir de 1945.

A teoria matemática é conhecida como Pesquisa Operacional (PO)

• Operações – que focam o processo produtivo e global de seus produtos

• Serviços – que são os sistemas operacionais que fazem o processo de armazenamento de dados e serviços.

• Qualidade – Estatísticas de qualidade, programas de qualidade e certificação da ISSO.

• Estratégia de Operação – Responsável pela definição de alinhamento estratégico e sua natureza de administração.

• Tecnologia – Os hardwares que utilizam estes softwares nas operações administrativas.

E tem os três principais características

1 – Decisões sob certeza

2 – Decisões sob risco

3 – Decisões sob incerteza

Teoria Contigêncial – é onde tudo é relativo ou depende de algo; A palavra contingência significa algo que pode ou não acontecer, uma incerteza, porém quando acontece pode mudar o comportamento organizacional, além disso, salienta que não se alcança a eficácia organizacional.

Dentro de relações funcionais as mudanças ou variáveis ambientais, são variáveis independentes. A administração contingencial não tem tanta certeza do que vai ocorrer, pois com o reconhecimento e diagnósticos ainda sim não são suficientes, pois as condições ambientais tem que ser relacionadas às práticas administrativas, que dependendo podem ser ajustadas e identificadas constantemente.

A abordagem contingencial nos mostra um exemplo no gráfico abaixo

Uma interliga a outra e o conjunto nos dá algumas probabilidades do que pode acontecer, lembrando que não há uma certeza e sim uma noção do que pode ou não ocorrer.

A teoria da contingência surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos das estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Verificaram que não existe uma única forma melhor de organizar.

Alfred Chandler investigou as mudanças estruturais de grandes empresas relacionando-as com a estratégia dos negócios, examinou e comparou suas estruturas.

Teoria Neoclássica da Administração - Todas as teorias administrativas se basearam na teoria clássica, como princípio, critica para novas posições, só que relacionadas intimamente, é também uma redenção atualizada e reestruturada da teoria clássica, em um modo mais simples de exemplificar, nada mais é do que o figurino das empresas de hoje.

A abordagem neoclássica consiste em identificar e destilar.

- Identificar, seria nos mostrar as funções do administrador.

- Destilar, seria conduzir com as informações identificadas pelo administrador, os princípios fundamentais da prática administrativa.

As suas principais características são:

*Ênfase na prática da administração

*Reafirmação dos postulados clássicos

*Ênfase nos princípios gerais de administração

*Ênfase nos objetivos e resultados

*Ecletismo

Os princípios não devem ser abordados de uma forma rígida e absoluta, mas relativa e flexível, porquanto devem ser aplicados a situações extremamente diversas, sujeitas a uma multiplicidade de variáveis que independem muitas vezes do controle do administrador.

A teoria neoclássica caracteriza- se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos, A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática.

Os princípios de administração que os clássicos utilizavam como “leis” cientificas são retomadas pelos neoclássicos como critérios mais ou menos elásticos para a busca de soluções administrativas práticas.

Teoria da Tecnologia da Informação - Sabemos que o ser humano se desenvolveu muito com a tecnologia, e determinou intrinsecamente (essencial, inesperável, próprio e inerente) em grande parte a capacidade produtiva da sociedade e seus padrões de vida, bem como formas sociais e sua organização econômica; ou seja, utilizou e adquiriu este conhecimento junto às inovações e as utilizou no seu cotidiano, trazendo inúmeros fatores relevantes para o desenvolvimento do homem, como a tecnologia móvel, sem fio, wifi, 3G, internet, tudo com um método rápido de troca de comunicação e também tudo que se relaciona ao aspecto social, que influencia muito na cultura do local e economicamente também, tornando a sociedade cada vez mais os desejos de cada um, não se preocupando com as consequências que essa inovação possa trazer a população, como por exemplo, o GPS (Global Position Satelit), todos que sempre andam viajando com seu próprio carro tem um celular com GPS ou um próprio aparelho para carros, só que se um dia estes aparelhos falharem ou pararem por motivos técnicos, o usuário se não tiver muito conhecimento nos lugares que irá, ficará meio perdido, até mesmo se ele já foi varias vezes mais nunca prestou atenção como chega, pois ele tinha uma facilidade, ficaria totalmente sem ações e precisará perguntar para alguém, pesquisar, traçar rotas manuais, utilizará a mente para o que fazer e como executar a viagem de forma mais rápida e segura sem a facilidade de alguns toques.

Novas formas de pensar, de agir e de comunicar-se são introduzidas como hábitos corriqueiros. Nunca tivemos tantas alterações no cotidiano, mediadas por múltiplas e sofisticadas tecnologias. As tecnologias invadem os espaços de relações, mediatizando estas e criando ilusão de uma sociedade de iguais, segundo um realismo presente nos meios tecnológicos e de comunicação, como o facebook, todos são amigos, todos compartilham suas culturas e todos gostam como iguais, mais não que eu adquira a cultura daquela pessoa de outro lugar com costumes diferentes, apenas estarei “curtindo” o que ela tem pra me passar e isso será feito por pessoas do mundo todo e não só de uma determinada região.

A tecnologia da informação (TI pode ser definida como) um conjunto de todas as atividade e soluções vindas e realizadas de recursos de computação existem tantas definições para TI, pois dependendo da empresa, temos um sistema diferente e complexo de administrar, não existe apenas um como, por exemplo, na cerâmica, existe uma empresa que somente cuida da parte de emissão de notas fiscais eletrônicas, e outro sistema que interage diretamente com o estoque de pisos que existe na fabrica, agora para uma farmácia, por exemplo, o sistema é parecido, porem menos complexo porque apenas da entrada e saída de mercadoria e ao mesmo tempo emite uma ordem para o cliente e entrada no caixa, temos também os clubes aquáticos ou clubes esportivos que pelo sistema controlam o vencimento dos sócios emitindo boletos de cobrança, cada setor tem um sistema tecnológico que ajuda no controle da empresa.

Teoria Geral de Sistemas - Iniciou como trabalho do biólogo austríaco Ludwig Von Bertalanffy entre 1950 e 1968, ele não procurou resolver nem solucionar os problemas práticos e sim formulou teorias conceituais que criaram aplicações na realidade, existe uma nítida integração com ciências naturais e sociais, que nos orienta rumo à teoria de sistemas que pode ser abrangente para o estudo de campos não físicos do conhecimento cientifico, ao ponto de desenvolvermos princípios unificadores, que nos aproxima do objetivo da unidade da ciência.

A TGS tem grande importância significativa, tendo em vista avaliar e organizar a empresa como um todo e não os departamentos ou alguns setores.

A administração da teoria dos sistemas começou a serem aplicadas principalmente por causa de uma necessidade de possuir uma síntese com maior integração das estruturalistas, relações humanas e cientificas.

Existe uma grande variável de sistemas e uma ampla gama de tipologias para classificá-los quanto a sua constituição composto de maquinaria, objetos e hardwares; O abstrato é composto por planos, ideias e softwares.

Sua natureza possui sistemas fechados, o qual não tem contato com o mercado ou ambiente externo, apenas interno, e está destinado a ficar na mesmice. Já o sistema aberto que tem intercambio com o ambiente externo, está sempre se adaptando as exigências e está em mudança constantemente.

No sistema aberto existem seis funções principais, elas são a ingestão, processamento, reação ao ambiente, suprimento, regeneração e organização. As organizações sempre serão afetadas pelas variáveis externas, onde também não existe um sistema mecânico exclusivo, se uma das partes mudar, automaticamente afeta as outras, ou seja, um sistema aberto é adaptável, e suas probabilidades de se expandir são imensas.

DESENVOLVIMENTO

PENSAMENTO SISTEMICO – Leva ao aprendizado organizacional que é fundamental para a empresa adquirir capacidades necessárias para mudanças no seu método de trabalho e conquistar espaço no mercado, pois terá domínio pessoal e uma visão compartilhada de aprendizado em equipe, qualquer mudança de habito ou de cultura leva tempo e as lideranças de hoje não dispõem de tempo nem de paciência para esperar as coisas acontecerem, portanto prevaleça a cultura dos resultados imediatos.

LIDERANÇA SITUACIONAL - É a necessidade de o líder desenvolver sua sensibilidade e percepção, diagnosticar sua equipe para que possa definir como irá se comportar, pois em qualquer situação em que a equipe possa estar à liderança sempre deverá realizar suas funções básicas de gerir com atenção concentrada nos objetivos e resultados, onde entra a ênfase no relacionamento com o funcionário.

ETAPA 4

Aprendizagem Organizacional – onde um funcionário não precisa criar novos modelos de informação dentro da própria empresa, ou um fenômeno sistêmico que permanece independente das pessoas, um conceito muito mais próximo da filosofia que das técnicas inovando a imagem de pessoas e grupos de trabalhadores, ele apenas corrigem os erros detectados continuamente, ou seja, por causa do capital digital, as empresas obtiveram uma nova forma de adquirir conhecimento e como a tecnologia sempre muda, a empresa deve se atualizar junto para obter novas respostas para muitas outras dúvidas, mais claro tudo com a necessidade de cada empresa; Um exemplo disso é várias empresas que prepuseram metas a serem alcançadas, e juntas conseguimos encontrar novas formas de atingir resultados e melhor aprendizagem uns com os outros.

Algumas organizações transformam os dados coletados em informações, análises, planejamento em conhecimento para o próprio crescimento. Como o pensamento sistêmico, modelos mentais, domínio pessoal, visão compartilhada e aprendizagem em grupo. Com tudo isso as tomadas de decisões obtém mais eficiência e agilidade, inovações constantes melhor qualidade em seus produtos e o mais importante, aumento na competitividade podendo subir o valor de seu produto quanto mais ganho no mercado externo. Ou seja, inteligência empresarial.

Capital Intelectual – É onde toda informação é transformada em conhecimento que se anexam aos que você já possui, ele é um recurso estratégico e ilimitado, pois todo o conhecimento tácito dos colaboradores de uma empresa modifica ou se potencializam com os negócios, para tal organização do mesmo devem ser registrados e mapeados para que no futuro pudermos obter melhor resultado e a qualquer momento essas informações adquiridas podem ser vendidas e possuir um grande valor no mercado, é considerado um valor patrimonial, estruturado em capital humano (qualificações, habilidades, conhecimento e criatividade); Capital estrutural (banco de dados e manuais de procedimentos); e Capital dos Clientes (o valor da franquia, do relacionamento com os clientes, a lealdade à marca, com resoluções de problemas antecipadamente). Ou seja, valor em mercado no futuro, valorização.

Empresas – Unidade econômico-social onde obtém através de sua participação no mercado de bens e serviços e usa os fatores produtivos como trabalho terra e capital. Existem empresas individuais e empresas societárias. A gestão destas é uma ciência social que dedica os estudos da mesma analisando a forma como são geridos os recursos processos e resultando de suas atividades.

Administrador – Ele gerencia e procura passar as informações corretas, orientando a direção e controle, para se tiver uma produtividade lucrativa que é seu objetivo, é também responsável pela implantação de tudo que planeja, ou seja, ele definira os métodos e programas de trabalho avaliando e corrigindo os resultados desse procedimento e para que desenvolva todas estas habilidades ele precisa estar preparado com algumas disciplinas como psicologia, sociologia, direito, matemática financeira e estatísticas, em teoria e simulações de situações especificas com empresas fictícias.

• Prever

• Organizar

• Comandar

• Coordenar

• Controlar

Ou seja, decidir o futuro da empresa.

Administração por objetivo APO – É um processo importante, pois é onde se planeja e avalia a organização onde ocorre a descentralização das decisões e a definição dos objetivos que é feita pelos superiores, de maneira que possamos alcançar e distribuir para diferentes departamentos, sendo assim, organizar, e que os superiores e subordinados cheguem a um resultado de interatividade pessoal e maior controle dos resultados atingidos, pois utiliza dos seguintes objetivos; econômicos, sociológicos, tecnológicos e políticos, porém se for mal administrado pode se chegar ao fracasso por possuir pontos fracos. A APO precisa ser bem planejada com o intuito de quem for executar entenda claramente antes de iniciar; ou seja, é preciso avaliar o processo todo antes, para não ocorrer o perigo de estar defasado ou incompleto.

Estratégia – Por uma investigação histórica feita por Alfred Chandler de algumas grandes organizações, relacionando-as com a estratégia de negócios, verificou que com o tempo, estas empresas tiveram sua estrutura continuamente ajustada e adaptada a suas estratégias, chegando à conclusão de que esta estrutura organizacional acabou sendo gradativamente determinada por sua estratégia mercadológica, ou seja, utilizou a estrutura organizacional e integrou seus recursos, enquanto a estratégia era corresponder o plano global de alocação destes recursos. Sua empresa tem por objetivo então identificar seu objetivo e adaptar sua estrutura para melhor resultando, e assim que tiver um sucesso na adaptação, adquirir o método e estabelecer regras para melhore resultados no futuro.

Ambiente - Tudo que envolve um tipo de organização interna ou externa é considerado ambiente, temos dois tipos de conceitos que são fundamentais, são eles (interdependência das organizações e o conjunto organizacional).

Na interdependência, toda a organização dependerá da sociedade e de outras organizações para sobreviver, ou seja, seu interesse é o ótimo funcionamento das outras empresas para que com o crescimento delas, futuramente esta também irá evoluir e crescer, podendo até então podendo mudar seus objetivos de acordo com as mudanças que forem necessárias adaptar. Já o conjunto organizacional tem integrações em seu ambiente, dando foco apenas em um ambiente em especifico, cada setor é considerado um ambiente e eles se relacionam com contatos externos como ligações para outras organizações.

Tecnologia – É utilizada para definir conhecimentos e nos permite fabricar objetos que modificam o ambiente devido às necessidades humanas. As dificuldades que uma empresa encontra e não consegue uma forma simples de resolucionar, acaba sendo foco de um desenvolvedor para que crie novas mecânicas que facilitarão, podendo se passado para outras empresas, e por fim se adaptando até para as outras empresas, e por fim se adaptando até para o consumidor final, como as maquinas com touchscreen há muito tempo existe e chegou a um baixo custo para a população. As empresas além de facilitar e modernizar seu ambiente acaba criando novos mecanismos que no futuro poderão ser bem mais desenvolvidos.

Gestão do Conhecimento – Refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa, ou seja, precisa ter um foco do que cria identificar seus produtos para fácil memorização, o integrar a utilidade dos outros, recuperar suas perdas de forma a não ter muito prejuízo, compartilhar suas ideias para o desenvolvimento da fabrica e achar uma forma de utiliza-las.

A gestão do conhecimento basicamente integra a tecnologias ás estratégias, pois a cada ação bem sucedida de pessoas comprometidas e recursos atualizados, a empresa agrega valor aos funcionários e a própria fabrica, acabando criando um valioso recurso estratégico que em médio ou longo prazo colherá bons frutos, ou seja, um bom desenvolvimento desta gestão de conhecimentos acabará em ótimos resultados para todos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Aprendemos que todas as teorias estão interligadas e não podemos obter apenas um método de pensamento, pois se fizermos isso estaremos nos excluindo da evolução do capital, todas as teorias acabam se não diretamente, indiretamente se ligando umas com as outras, porque com a gestão do conhecimento, precisamos ter tecnologia, estratégia entre outras para podermos desenvolver com 100% (cem por cento) de resultados, não pode ter uma linha de pensamento estrutural e não saber como fazer para ser executado, então assim como temos nossos princípios dentro de nossas casas como organizar o pagamento de contas, o consumo de mercado mensal, o entretenimento precisamos utilizar desse tipo de pensamento teórico, ou seja, sem ele não saberíamos por onde começar a administrar nossos recursos, as empresas são o mesmo esquema, elas precisam ter prioridades e princípios e os adaptar aos consumidores, pois consumidor satisfeito compra mais, a empresa fabrica mais e contrata mais, várias pessoas terão uma quantia maior de dinheiro para gastar e sempre querem qualidade, aí está o resultado de todas as teorias, um ótimo funcionamento para ambos, ou seja sabermos liderar qualquer tipo de estrutura.

IMPLICAÇÕES ÉTICAS

Suas teorias estão totalmente relacionadas aos indivíduos, a sociedade e ao meio ambiente pois com todos os pensamentos estruturalistas, temos também que pensar na conscientização do meio ambiente, pois com alguns recursos de novas tecnologias, podemos criar novos meios de economizarmos no material utilizado para a fabricação do produto apenas reestruturando a forma como fabricamos, deixando então um ambiente mais limpo, a sociedade irá reconhecer o que a empresa faz e optara na compra deste produto ecologicamente correto, como por exemplo a Coca-Cola que recicla suas garrafas pets e com 50% destes resíduos triturados fazem camisetas para suas próprias campanhas.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SITES RELACIONADOS AS TEORIAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_matem%C3%A1tica_da_administra%C3%A7%C3%A3o

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_informa%C3%A7%C3%A3o

WWW.trabalhosfeitos.com/imprimir/enfase-na-tecnologia-e-enfase-no/77636

HTTP://gestao-de-conhecimento.info/mos/view/Aprendizagem_Organizacional/

http://pt.shvoong.com/business-management/management/1958376-conceito-ambiente-organizacional/

http://conceito.de/tecnologia

...

Baixar como  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »