TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Artigo: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  2.677 Palavras (11 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A globalização e sua influência no dia a dia são percebidos em todos os setores econômicos brasileiros. Vários fatores levaram a esta realidade atual, sendo a comunicação e a logística grande responsável pelo mesmo. A globalização é um processo que ocorre em todo mundo e consiste em uma integração de caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.

Esta nova realidade surge de evoluções ocorridas principalmente nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo encurtasse as distâncias. Enquanto no passado em uma viagem entre o Brasil e os países europeus eram necessárias aproximadamente quatro semanas já com os barcos a vapor (modernos para aquela época), hoje esse tempo diminuiu drasticamente se comparado com o tempo necessário para fazer esta rota com um avião, sendo de somente algumas horas. Também podemos destacar a velocidade atual com que circulam as informações, pois naquela época um fato ocorrido em outros continentes chegava ao conhecimento dos brasileiros dias ou até meses depois de ocorrido, hoje a notícia é divulgada em tempo real.

O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas, pois diferente de antigamente hoje uma compra ou venda podem ser fechadas instantaneamente mesmo o cliente e empresa vendedora estejam distantes quilômetros uma da outra. O desenvolvimento de meios de comunicação; sendo um dos principais atualmente a rede mundial de computadores (internet); possibilitaram que este processo se expandisse de forma acelerada. Hoje um pedido de compra de um cliente ou solicitação de transporte de mercadorias pode ser realizado de um continente para outro em questão de segundos.

1 SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES

Conforme REZENDE (2011, p. 203) os sistemas de telecomunicações são “um conjunto organizados de pessoas, procedimentos e dispositivos usados para compartilhar as informações”, e todo tipo de transição comercial não passa de uma troca de informações, sendo a compra uma comunicação de que o cliente quer adquirir um produto ao valor que a empresa ofertante comunicou a ele. No mundo globalizado a informação e o conhecimento estão disponíveis a todos que possuem acesso a rede de telecomunicações em qualquer ponto do mundo. Desta forma produtos, publicações técnicas, softwares, opiniões e noticias estão disponíveis de forma instantânea e em muitos casos gratuita.

As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática promoveram o processo de globalização da informação. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo (O’BRIEN, 2004).

O'BRIEN (2004, p.12) destaca a importância destas novas ferramentas quando afirma que “Redes de telecomunicações como internet, intranets e extranets tornam-se essenciais ao sucesso de operações de todos os tipos de organização e de seus sistemas de informação computadorizados”. Com o desenvolvimento das telecomunicações cada vez mais as empresas saíram do status de somente se preocuparem em ter o melhor conhecimento técnico operacional. No caso de uma transportadora não se questiona a importância de ter o conhecimento completo sobre caminhões, melhores rotas, caminhões modernos e econômicos, etc., mas comunicar-se eficientemente com seus clientes, utilizar ferramentas de rastreamento de cargas, sistemas informatizados que permitam a troca de informações entre filiais espalhadas em locais distantes um do outro, alem de inúmeras outras vantagens, são imprescindíveis para a empresa ser competitiva.

1.1 INTERNET E SUAS VARIAÇÕES

Quando se fala em rede mundial de computadores estamos falando da internet, sendo atualmente um meio de comunicação muito importante. Conforme REZENDE (2011, p.204) “a internet é capaz de interligar todos os computadores do mundo”. Podemos definir internet como um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

“ O crescimento explosivo da Internet é um fenomeno revolucionario em computação e telecomunicações. A internet se converteu hoje na maior e mais importante rede de redes e está evoluindo para a supervia de informações de amanhã. A internet está constantemente se expandindo, à medida que mais e mais empresas e outras organizações e seus usuarios, computadores e redes aderem a essa rede mundial. Milhares de redes comerciais, educacionais e de pesquisa agora conectam entre si milhões de sistemase usuarios de computadores em mais de 200 paises” (O'BRIEN; 2004, p.169) .

Dentre os principais atrativos da internet estão a troca de correios eletrônicos, a possibilidade da visualização de paginas de internet, o acesso remoto aos softwares de gestão e controle empresariais e as transmissões de midias, arquivos técnicos e informações de qualquer ponto do mundo e de forma instantanea.

No meio empresarial a internet é de extrema importância e um bom exemplo é a comunicação com os clientes por correio eletrônico, o uso da mala postal eletronica e também por serviços de mensagem instantanea (msn, skipe, outros), meios de comunicação e marketing que atualmente crescem dia a dia.

Os softwares de gestão modernos também permitem que vendedores acessem informações sobre os produtos (tempo de entrega, informações técnicas, entre outros) através da internet informando seu cliente instantaneamente.

Os sites são importantes ferramentes de marketing, sendo grandes responsáveis pelo comércio eletrônico. Clientes de qualquer ponto do mundo podem acessar o site da empresa, avaliar os produtos oferecidos e se os interessarem entrar em contato com a empresa e iniciar uma negociação. Por intermédio dos sites a avaliação das empresas ocorre tanto para a compra como para a venda de mercadorias. No caso da venda um fornecedor pode avaliar se o perfil da empresa se encaixa no perfil de seus clientes, se seu portfólio de produtos pode de alguma forma atendê-lo.

Em meio ao uso cada vez maior da tecnologia da Internet, novos termos e conceitos surgiram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com