TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Dissertações: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

1 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A administração tal como conhecemos hoje e resultado histórico e integrado de inúmeros precursores.

Referencias histórica mostram que até hoje conceitos administrativos de mais de 1200 A.C ainda são usados no nosso meio.

A teoria clássica da administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na administração cientifica a abordagem era fundamentalmente (homem / máquina).

A teoria das relações humanas foi desenvolvida por cientistas sociais, como um movimento de oposição á teoria clássica. Com uma abordagem humanística, a teoria administrativa sofreu verdadeira revolução conceitual. A ênfase voltou-se para as pessoas que trabalhavam na organização. Seu surgimento, que começou após a morte de Taylor, a partir da década de 30, foi possível devido ao desenvolvimento da psicologia, bem como as modificações ocorridas no político e socioeconômicos da época que foi elaborada.

As relações humanas passaram a ser mais valorizadas dentro da empresa, inserindo o conceito do homem social nas decisões administrativas. Neste caso, a organização informal ganha mais importância, porque ela se origina da necessidade do ser humano conviver com os demais indivíduos.

A partir daí começou a estudar a influencia da motivação no comportamento das pessoas.

A teoria comportamental segue uma linha humanística e para isto a psicologia organizacional contribuiu decisivamente para o surgimento de uma teoria administrativa mais democrática. Que o homem deve pensar mais e cria mais, a teoria comportamental propõe a abandono de posições normativas e descritivas e a adoçõa de uma posição humanística.

A boa comunicação é um recurso imprescindível das equipes de projetos, entretanto de nada valerá uma perfeita comunicação dentro de um projeto se o próprio projeto não estiver alinhado com os objetivos estratégico da organização como um todo. A clareza na comunicação precisa ser estabelecida desde a mais alta administração até os níveis operacionais, abrangendo todas as áreas que serão envolvidas no projeto. Esse papel deve ser desempenhado pelo “processos” da organização, e pela áreas de metodologia, aos quais todos os funcionários, projetistas e desenvolvedores estão, de alguma maneira, subordinados, na verdade a clareza e a eficiência na comunicação representa um dos pilares de um projeto bem sucedido.

Os elementos da comunicação, utiliza-se de sinais devidamente organizados, emitindo-os a uma outra pessoa. Há então, um emissor e um receptor da mensagem, que é emitida a partir de diversos códigos de comunicação (palavras, gestos e sinais ...). qualquer mensagem precisa de um meio transmissor, o qual chamamos de canal de comunicação e refere-se a um contexto, a uma situação.

Com a evolução da administração os desafios cresceram e as próprias organizações passaram a exigir mais dos profissionais que são especializados nesta área, devido ao continuo crescimento do mercado e o surgimento de nova tecnologia, o administrador tem que ser um profissional que esteja atento às mudanças e se adequa a elas, para garantir a estabilidade de sua organização.

Além de compreender o processo administrativo e seu significado, o administrador precisa saber o que as tarefas da administração acarretam e entender que a administração é importante para a sociedade como um todo.

Voltando um pouco no passado podes perceber quem nem sempre a administração foi voltada para uma administração que pensava não sociedade como um todo, e que trabalhava em busca dos interesses de poucos, era uma administração mais voltada a gestão de trabalho e aumento de produção de bens e serviços sem pensar no ser humano.

Nas preposições de Taylor, Fayol, Weber, a preocupação básica é o desempenho dos recursos, de um sistema ou de toda a empresa. As pessoas não seriam negligenciadas, no entanto ficariam em segundo plano, sendo considerado somente como um recurso de produção, ou seja, o ser humano não teria tanta influencia no processo e desempenho de uma empresa, uma vez que ela poderia ser substituída sem alteração no processo de produção.

Para Durkheim, a sociedade prevalece sobre o individuo, pois quando este nasce tem de se adaptar as normas já criadas, como leis, costumes e língua. Durkheim afirma também que, é a sociedade que organiza, condiciona e controla as ações do individuais e que o endividou aprende a seguir as normas e as regras que não foram criadas por ele, e que essas regras limitam suas ações e prescrevem suas punições caso não obedeça os limites sócias

A anomia de Durkheim, segundo a concepção de Durkheim, o conceito de anomia, expressa a crise e a perda da efetividade ou o desmoronamento das normas e valores vigentes de uma sociedade, como consequência como consequência do seu rápido e acelerado desenvolvimento suas mudanças sócias que debilitam as consequências coletivas, e entendida como uma espece de poder regulador necessário que serve de moderador aos limites e expectativas individual.

Segundo Durkheim em sua obra “da divisão do trabalho” a sociedade deveria ser vista como um sistema organizado, ordenando e interdependente de varias instância que juntas transformar-se-iam em uma unidade, para ele a sociedade e considerada como um corpo humano que depende do perfeito funcionamento dos seus órgãos para sobreviver.

Para Max Weber, a sociedade é compreendida como um conjunto de ações individuais e estas são todo os tipos de ação que o endividou faz, orientado pela ação do outro, Max Weber, definiu quatros tipos de ação que explicam os conceitos sócias, mas não são realidade sócias.

Ação tradicional seria aquela que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com