TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Projeto de pesquisa: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.097 Palavras (9 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Esta ATPS tem por objetivo abordar a importância da administração e o papel que o administrador ocupa nas organizações. Destaca as Teorias mais importantes que surgiram ao logo do tempo e como até hoje somos influenciados por ela. Enfatiza importância do pensamento sistêmico, a organização vista como um todo, trabalhando sempre para adquirir mais conhecimentos e oferecendo vantagens competitivas. A proposta de um novo perfil de líder observando qualidades importantes como: proatividade, caráter, trabalho em equipe e a disposição para aprender sempre.

A administração usada como uma ferramenta para alcançar objetivos, um instrumento que determina o sucesso, transformando recursos e competências em bens tangíveis.

A Teoria da Administração surgiu no século passado, estuda a administração das organizações e empresas. Um conjunto de teorias que estão em expansão, iniciou com uma teoria de forma simples focando os problemas imediatos, foi tomando seu espaço e ampliando de acordo com os aspectos e particularidades de cada teoria.

Fundador da Teoria Geral da Administração, Frederick Taylor provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial na época. Uma das características cientificas de Taylor foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas industrias americanas, pretendia elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas de engenharia industrial.

Enfase nas Tarefas

Simplificação e padronização tornaram o trabalho mais eficiente. A fragmentação das tarefas permitiram a especialização do trabalho, podemos citar como exemplo uma linha de montagem . Henri Ford um dos percursores de Fayol popularizou o automóvel , o que antes era restritivo e exclusivo passou a ser acessível através da Administração Cientifica e com a ajuda e utilização correta da tecnologia disponível na época.

Em um segundo momento entra em ação a ideia de tempo padrão, onde incentivos salariais eram oferecidos para que esses objetivos fossem alcançados.

A preocupação com a estrutura da organização constitui uma enorme ampliação da TGA e envolve toda estrutura organizacional, não se resume como anteriormente apenas a tarefa do operário.

Podemos citar três abordagens relacionadas:

Teoria Clássica

Henri Fayol (1841-1925) defendia a visão anatômica da empresa em termos de organização formal, os diferentes órgãos que compõem a estrutura de uma organização sua relação e suas funções dentro do todo. Tem como características: Adoção de princípios gerais como receituários para o administrador; Enfase no processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar; Enfase na organização formal da empresa e definição das suas funções básicas.

Nas questões administrativas para Fayol, em qualquer nível hierárquico, cada qual em seu nível, desempenha atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais.

Teoria da Burocracia

Para Max Weber (1984-1920), o tipo de burocracia ideal apresenta sete dimensões principais:

Formalização: As atividades da organização devem seguir uma rotina, operando dentro da lei e dos regimentos internos da empresa aplicado a todos sem excessoes.

Divisão do Trabalho: Cada colaborador exerce um cargo e executa suas funções, deveres e obrigações previamente definidos e delimitados.

Principio da Hierarquia: Cada classe esta subordinada a outra, a mais baixa responde a mais alta. Assegurando desta forma controle e unidade: cada funcionário tem um único chave a quem deve se dirigir e prestar contas. Formando assim a estrutura de piramide.

Impessoalidade: O ideal é que a impessoalidades sobreponha no relacionamento com as outras pessoas, a ênfase passa a ser no cargo ocupado.

Competência Técnica: Esta focado na experiência e conhecimento para o preenchimento de cargos. As promoções acontecem de acordo com seus méritos dependendo sempre de um julgamento superior.

Separação entre propriedades e administração: Os recursos utilizados para a execução das tarefas não são propriedade dos burocratas, e sim das organizações, a burocracia permitiu o surgimento das sociedades anônimas e do moderno mercado de capitais

Profissionalização dos funcionários: Os funcionários são profissionais, especialistas em face a divisão do trabalho, são assalariados de acordo com suas funções ou posição hierárquica.

A burocracia constitui em um exemplo típico do modelo de organização dotado de racionalidade, capaz de ser aplicada em todos os tipos de organizações empresas independentemente de sua natureza, operação, tamanho, etc.

Teoria Estruturalista

A teoria estruturalista, foi desenvolvida a partir dos estudos sobre as limitações e rigidez do modelo burocrático. Representa um período de intensa transição e expansão no território da TGA. Os estruturalistas introduziram o conceito de sistema aberto no estudo das organizações e tentaram compatibilizar as contribuições clássicas e humanitarísticas.

Criam varias tipologias de organizações e analises de fenômenos organizacional, excluindo a analise organizacional que passa ser uma variável a mais no estudo da empresa.

Enfase nas Pessoas

Após conhecermos os conceitos das teorias Clássica e da Burocracia, a terceira abordagem da TGA procura enfatizar as pessoas dentro da empresa deixando a estrutura e as tarefas em segundo plano.

Clamada de Teoria Humanitarística ela pode ser desdobrada em outras duas teorias o escolas.

Relações Humanas

Teve como principais percursores, Elton Mayo (1880-1949) E Kurt Lewin (1980-1047). Uma bordagem mais democrática e liberal, surgiu em oposição a teoria clássica, predominante nas três primeiras décadas século XX. Buscou democratizar e humanizar a administração, deixando para trás todos os outros princípios substituindo por outros conceitos desenvolvidos a partir da psicologia e sociologia industrial, como organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com