TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Relatório de pesquisa: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Pontos importantes para identificar as razões do surgimento das Abordagens Humanísticas, Neoclássicas e Estruturalistas da Administração.

Após a iniciação da Teoria Geral da Administração com Taylor e Fayol, muitos outros autores criaram suas teorias baseadas nas idéias destes pioneiros. Alguns as contrapondo e outros somente agregando valor a elas.

Após a inserção da Teoria Científica da Administração através dos estudos de tempos e movimentos e tendo como principais métodos a observação e mensuração surgiram também a Teoria Estruturalista,que conforme Fayol, tinha como base departamentalizar as empresas; a Teoria da Burocracia de Max Weber que tinha como características a formalização da comunicação em papéis, a divisão organizacional do trabalho, impessoalidade no relacionamento entre as pessoas, profissionalização das pessoas dentre outras; a Teoria das Relações Humanas está contida juntamente com a Teoria Comportamental dentro da chamada Abordagem Humanística, onde a ênfase são as pessoas.

Conforme Jéssica (CAETANO, Jéssica L. N. Organizações Mecanicistas X Organizações flexíveis: existiria um meio termo? e Teorias administrativas: a evolução em decorrência das necessidades. Administradores: o portal da Administração. Disponível em: <http://administradores.com.br/home/jessica_louisiana/artigos> Acesso em 11 de setembro de 2011), pode-se dizer que as teorias da administração são complementares entre si, apesar de terem sido criadas de acordo com as necessidades existentes nas empresas em cada época. Todas possuem aspectos positivos e negativos, porém, as empresas Criativas hoje atendem a demanda do capitalismo moderno (que exige que as atividades intelectuais e de comunicação integrem crescentemente as atividades produtivas) se utilizando da gestão participativa que é feita através do avanço da concepção mecanicista para atender as organizações flexíveis (Teoria Clássica) com as sugestões dadas pelos trabalhadores (Indústrias Criativas), ou seja, isso nada mais é que a atualização constante e adaptação das Teorias da Administração em cada período da história do mundo.

Concluímos então que essas teorias apesar de concretas e fragmentadas cada uma em seu próprio período serão sempre reavaliadas ao longo dos tempos para que haja uma adaptação administrativa ao mundo moderno, podendo também dar lugar sempre à criação de novas teorias administrativas.

Referências Bibliográficas

CAETANO, Jéssica L. N. Organizações Mecanicistas X Organizações flexíveis: existiria um meio termo? e Teorias administrativas: a evolução em decorrência das necessidades. Administradores: o portal da Administração. Disponível em: <http://administradores.com.br/home/jessica_louisiana/artigos> Acesso em 11 de setembro de 201;

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4.ed., Rio de Janeiro: Elseiver, 2011 – 2ª reimpressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com