TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Tese: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Tese  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades aulas 1 a 3

1º) Discorra com suas palavras as principais teorias, que compõem a Teoria Geral da Administração

As principais teorias da TGA são:

A Teoria Cientifica: Era um trabalho que se seu no chão da fabrica junto ao operariado, voltado para sua tarefa. Preocupa-se exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho operário, através do estudo dos tempos e movimentos.

A Teoria Clássica: É a corrente iniciada por Fayol para o tratamento da Administração como ciência na formação e estruturação das organizações, tornando-a assim mais eficiente.

A Teoria Neoclássica: São os princípios gerais de administração a as funções do administrador, seu foco está nos aspectos humanos da organização, grupo informal, os padrões individuais de interação e a dinâmica da organização informal.

A Teoria das Relações Humanas: Estuda o comportamento do ser humano dentro das organizações, com ênfase nas pessoas, ingressou para tratar o homem não como parte das máquinas, mas como seres humanos. Permitindo assim, o desenvolvimento do trabalho em equipe, a liderança e a identificar grupos informais.

A Teoria Burocrática: Permite que o administrador estabeleça normas, delegue responsabilidade e padronize atividades e métodos de trabalho.

A Teoria Estruturalista: Estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura mantém-se mesmo com as alterações de um de dos elementos ou relações.

A Teoria do Desenvolvimento Organizacional: É o conjunto de ideias a respeito do ser humano, da organização e do ambiente, no sentido de facilitar o crescimento e desenvolvimento das organizações.

A Teoria da Contingência: Busca estudar a organização e sua administração, considerando seu tempo, estrutura, realidade, valores e ambiente.

A Teoria Sistêmica: Apresenta ideias que enxergam as organizações como um conjunto de partes interdependentes. Permitindo a visão do todo organizacional, despertando no gestor a necessidade da integração das atividades da organização em busca de resultados.

2º) Sobre o modelo de gestão da teoria científica da administração responda:

a) Quais eram os seus métodos de racionais de trabalho?

Seu método racional é fundamentado de que todo o trabalho a ser executado deverá ser definido uma metodologia a ser seguida por todos os operários, com a padronização do método e das ferramentas para que assim evite o improviso e que se melhore o custo/benefício.

b) Comente sobre o modelo taylorista.

Também conhecido como Administração Cientifica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial criado pelo Engenheiro Mecânico e Economista Norte Americano Frederick Winslow Taylor, no final do Século XIX. A principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.

Principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com