TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Ensaios: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa2: Razões que fizeram surgir às teorias de administração

Ênfase nas tarefas

a) Teoria Clássica da Administração

A primeira abordagem a enfatizar a estrutura organizacional nasceu com Henri Fayol(1841-1925), engenheiro francês que inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, global e universal.

b) Teoria da Burocracia

A segunda abordagem relacionada com a estrutura organizacional nasceu com Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão considerado o fundador da Teoria da Burocracia. Para Weber o termo burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltadas exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência.

c) Teoria Estruturalista

Esse modelo é típico de sistema fechado, altamente mecanístico e fundamentado em uma “teoria da máquina”, na qual a organização é concebida com um arranjo estático de peças cujo funcionamento é previsto. Diferente do modelo burocrático, os estruturalistas introduziram o conceito de sistema aberto no estudo das organizações e tentaram compatibilizar as contribuições clássica e humanística.

Ênfase nas pessoas

a)Teoria das Relações Humanas

Teve em Elton Mayo (1880-1949) e Kurt Lewin (1890-1947), seus principais precursores. Surgiu como uma teoria de oposição e combate à Teoria Clássica, alicerçada sobre as obras de Taylor e Fayol, cuja hegemonia cobriu as três primeiras décadas do século 20.

b) Teoria Comportamental

Surgiu com o livro de Herbert A. Simon publicado em 1947, no qual o autor desenvolve uma teoria das decisões. Para ele, a decisão é muito mais importante do que a ação subseqüente. A partir daí, as empresas são visualizadas como sistemas de decisões, nos quais as pessoas percebem, sentem, decidem e agem, definido seus comportamentos diante das situações com que se deparam.

Razões do surgimento das teorias Humanística

Na década de 20, muitas modificações ocorreram no panorama social, econômico, político e tecnológico. Os Estados Unidos, com a Primeira Guerra, firmaram-se como potência mundial, reafirmando os pressupostos democráticos, base principal da sociedade americana, enquanto em outros países o liberalismo econômico passou a ser substituído por uma crescente interferência do Estado na economia. Na grande Depressão de 1929, a preocupação com a eficiência nas organizações aumentou. Essa crise provocou uma reavaliação dos princípios de administração até então totalmente aceitos por seu caráter autoritário e prescritivo. Foi nesse contesto que surgiu, a partir da década de 30, a Abordagem Humanística da Administração, amplamente aceita, principalmente pelo fato de os Estados Unidos serem considerados um país com características eminentemente democráticas. Isso explica por que as idéias de Elton Mayo a respeito da influência de fatores psicológicos e sociais sobre a produtividade encontraram imediatamente inúmeros adeptos.

Essa teoria recebeu algumas criticas como:

_Visão limitada do trabalhador: os humanistas ignoravam o lado racional do trabalhador;

_ Abordagem incompleta da organização:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com