TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Trabalho Escolar: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 4

Você foi contratado para atuar como consultor em uma empresa do ramo de Confecção Têxtil, especificamente uma Malharia, que está localizada em um bairro da periferia da cidade a qual denominaremos por ‘JC Confecções’. A empresa é familiar e foi fundada há dois anos pelos irmãos José e Carlos. A empresa hoje está passando por algumas dificuldades: queda nas vendas; reclamação dos clientes quanto à qualidade dos produtos; reclamação dos clientes quanto ao atendimento; não existe nenhum tipo de comunicação interna; os colaboradores estão desmotivados e os proprietários não têm mais voz de comando. A malharia ‘JC Confecções’ conta hoje com a seguinte força de trabalho: O proprietário José cuida de toda a parte administrativa (contas a pagar e receber, departamento pessoal e financeiro) juntamente amais duas funcionárias. Já o proprietário Carlos é o responsável pela produção juntamente a mais 8 colaboradores. O processo de produção das peças desenvolvidas pela malharia passa pelos seguintes processos: molde, corte, costura e estamparia. Porém, os colaboradores atuais se dividem nas tarefas, não havendo uma função (cargo) já estabelecida para cada um. Como os sócios não têm experiência em administração, a empresa não tem nenhum tipo de planejamento, procedimento e definição dos cargos.

3

Objetivo do Desafio

Elaboração de uma proposta de reestruturação e melhorias para a ‘JC Confecções’, utilizando conceitos teóricos, visando tornar a empresa mais dinâmica e competitiva. Este desafio está relacionado diretamente com a gestão administrativa e também com a gestão de mão de obra, desafios encontrados pelas empresas hoje dentro do mercado extremamente competitivo. Diante desse cenário o processo administrativo é fundamental para que a empresa consiga se estabelecer solidamente gerando lucro.

Livro Texto da Disciplina

A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:

CARAVANTES, Geraldo R. et al. Teorias da Administração. 1ª ed. Porto Alegre: ICDEP, 2014.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: A abordagem clássica da Administração, Escola Clássica Taylor, Escola Clássica Fayol.

Esta atividade é importante para que você e seu grupo conheçam o movimento da Administração Científica, seus princípios e fundamentos e, os principais nomes que fizeram história na administração e quais foram suas principais contribuições. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

1. Ler o texto Principais teorias e escola da Administração. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B7gfwlvEDDpNQzQ1d1A4XzliTjA/edit?usp=sh aring>. Acesso em: 24 de abr. 2014.

2. Assistir ao vídeo Fundamentos da Administração Taylor x Fayol. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B7gfwlvEDDpNc0ZXUk9Fem9HX1U/edit?usp=s haring>. Acesso em: 24 abr. 2014.

Passo 2 (Equipe)

Discutir, em equipe, a respeito dos materiais vistos, anotar quais foram as principais verificações de Taylor e Fayol para a Administração.

4

Passo 3 (Equipe)

Elaborar um texto de no máximo três páginas fazendo analogia das verificações feitas no passo 2 com os dias atuais na empresa ‘JC Confecções’ e entregar ao professor na data solicitada.

ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: Concepção de Teoria e de Administração. Abordagem Clássica da Administração.

Esta atividade é importante para que você conheça o movimento da Administração Científica seus princípios e fundamentos, aplicando os conceitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com