TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Seminário: Teoria Da Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  Seminário  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1:

Com a leitura do texto, concluímos que João Carlos poderá desenvolver suas habilidades de administrador em ambas as instituições citadas.

Nos dois casos, as atividades desenvolvidas por João Carlos estão previstas na Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965 que regulamentou a profissão, definindo a designação profissional, o seu exercício, o campo de atuação, a atividade profissional entre outras definições.

Questão 2:

Foram identificadas duas organizações: a indústria de torrefação de café e a Universidade Federal na qual o João Carlos fora aprovado em concurso público para trabalhar.

São organizações distintas. A indústria de torrefação de café é privada e a Universidade Federal é pública federal, pertencendo à administração indireta.

As organizações privadas visam o lucro resultante da comercialização de bens da sua produção, comercialização de produtos e, ainda, serviços. Detalhando um pouco mais, elas podem ser classificadas em micros, pequenas e grandes empresas, entre outras como natureza jurídica e área de atuação.

Já as organizações públicas possuem atuações nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Prestam serviços à sociedade, sem fins lucrativos, sendo mantidas através da arrecadação de impostos, taxas e contribuições.

Essas empresas estão divididas em empresas da chamada “Administração Direta”, as quais estão integradas diretamente na estrutura administrativa em âmbito Federal, Estadual e Municipal e as da “Administração Indireta”, as quais possuem personalidade jurídica própria, desenvolvendo atividades governamentais de forma descentralizada, também no âmbito Federal, Estadual e Municipal.

2. Referências bibliográficas:

CHIAVANETO, Idalberto; Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

LACOMBE, Francisco José; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração - Princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.

MAXIMIANO, Antonio César Amauri. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à Revolução Digital. São Paulo: Atlas, 2007.

Trigueiro, Francisco Mirialdo Chaves, Marques, Neiva de Araújo. Teorias da Administração I, Santa Catarina: CAPES: UAB, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com