TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração - História

Exames: Teoria Da Administração - História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de demonstrar as diferentes teorias, suas evoluções, mudanças e propostas de que cada uma aborda, assim mostrando o conhecimento adquirido com a pesquisa.

Implicações éticas

É importante para a preparação de um administrador; estar ciente de que atualmente o mercado de trabalho vive com constantes mudanças e aumento na competitividade. Os gestores devem estar sempre dispostos a novos desafios e também preparados a realizarem varias formas de estratégias, mostrando que a direção está ligada aos níveis estratégicos da administração empresarial.

Uma empresa que se preocupa com o ecossistema e se empenha em criar produtos sem agredir o planeta terra, assumindo atividades de maneira a identificar os impactos ao meio ambiente, transmitindo suas ações e conhecimentos individualmente coletivamente entre suas equipe fornecedores e consumidores e outras empresas é respeitada e muito mais produtiva.

Para um bom planejamento de uma organização precisa de uma boa direção, onde a comunicação é um fator essencial para o bom funcionamento da mesma.

Para um se obter o Maximo de aproveitamento da equipe os administradores devem trabalhar o máximo as atividade individuais, de maneira nenhuma deve se menosprezar o trabalho da equipe, os seres humanos podem falhar mesmo porque até mesmo maquinas falham, pressões psicológicas e emocionais dentro de empresas onde passamos a maior parte do nosso dia dai pode abalar nosso psicológico assim atrapalhando o nosso desempenho.

Respeitar o colega e suas culturas, portanto sempre respeitando a postura ética social e ambiental.

Principais Teorias da Administração

Teoria da Administração Científica

Fundador dessa Teoria é Frederick Taylor, no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo x benefício aos sistemas produtivos. Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.

Taylor publicou o livro “Administração de Oficinas” em 1903, que tratava a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas. Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo.

Teoria Clássica da Administração

Fundador e principal estudioso é Henri Fayol, essa teoria caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade.

Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:

Autoridade e Responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

Divisão do Trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.

Unidade de Comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contraordens.

Unidade de Direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.

Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.

Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.

Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.

Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.

Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.

Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.

Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.

Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.

Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

Teoria das Relações Humanas

A Teoria das Relações humanas impulsionou a abordagem humanística através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com