TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração I

Exames: Teoria Da Administração I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  1.134 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades aulas 5 e 6

1. Por qual motivo as empresas criam setores ou departamentos na organização? Explique 3 modelos de departamentalização.

As empresas criam departamentos nas organizações, por causa do grande volume de trabalho e da necessidade de controlar as diversas funções, de modo que assim, consigam atingir metas, reduzir custos e adequar a melhor estrutura para a organização. São modelos de departamentalização: Funcional, é o agrupamento das atividades e funções da empresa, de acordo com suas finalidades comuns, é aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e que permaneçam inalterados por longo tempo; Cliente, as organizações agrupam os clientes de acordo com seus interesses, oferecem atendimento diferenciado para quem o produto ou serviço é realizado, isso permite ao gestor conhecer a fundo seu público consumidor e Matricial, que é a departamentalização por projeto, adotada pelas empresas de grande porte, onde os grupos de empregados se juntam e somam seus esforços, ela apresenta uma estrutura flexível e, como é temporária, quando acaba cada um volta a se dedicar as suas atividades anteriores, dentro da organização.

2. Segundo a Teoria comportamental, possivelmente em uma organização, venha a existir um grupo informal, será que esse grupo pode vir a prejudicar os resultados da empresa ou não, a formação desse grupo informal e bastante saudável? E liste 5 (cinco) tópicos positivos e/ou negativos e discorra sobre eles.

O grupo informal é caracterizado, por exemplo, pelas relações sociais entre os membros de uma mesma organização, em uma empresa esses laços resultam em uma maior produtividade e assim maior lucro, da mesma forma existe um grande apoio e cooperação entre eles, o que torna essa relação saudável. Vejamos cinco tópicos positivos a respeito do assunto:

• Comportamento, os indivíduos seguem regras e condutas do seu grupo, participam e se comprometem com o mesmo;

• Os líderes, figuras respeitadas e que direcionam o restante do grupo a um caminho, um objetivo, uma meta;

• Simplicidade, por se tratar de pessoas do mesmo ambiente, as palavras e as informações dadas são vistas com maior clareza e compreensão;

• O psicológico, sentimentos e necessidades atendidas por meio da compreensão e relação social;

• Motivação, um incentivo ao crescimento, forma de aproximar o empregado da empresa e estimular o seu rendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com