TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração,sociologia,filosofia

Casos: Teoria Da Administração,sociologia,filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

01 (a) - O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais, ocorridas a partir da década de 1970 influenciaram nas discussões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil.

Muitos estudiosos da temática do desenvolvimento começaram a avaliar os resultados das políticas de desenvolvimento em curso nos paises capitalistas do pós-guerra, quando os modelos de desenvolvimento e as práticas de planejamento da vida econômica eram realizados de cima para baixo, ou seja, conduzidos pelos Estados nacionais.

O momento atual tem a peculiaridade de ser marcado por fortes transformações e turbulências que condicionam os mecanismos de tomada de decisão por parte dos gestores públicos. É justamente nesse contexto que estudos locais ganham interesse, com o município assumindo funções que antes eram de responsabilidade de instâncias de poder superiores. Desta forma, cada vez mais os municípios ou cidades (como muitos os denominam no Brasil) constituem-se em um espaço estratégico para o desenvolvimento (A.V. BARQUERO, 1993, p.72), muitas vezes com profundas conseqüências econômicas, sociais e espaciais.

O desenvolvimento econômico local pode ser visto como um dos campos de investigação da escala local. Nas últimas décadas, por causa das transformações na economia mundial, do aprofundamento dos processos de democratização nos países europeus e da redemocratização nos países latino-americanos, a instância local de poder emergiu como tema, caracterizando um saber que converge na análise de relações concretas, socialmente construídas e territorialmente localizadas

b) - Um ponto central é o forte movimento de interiorização do desenvolvimento, com cifras muito positivas nos pequenos e médios municípios, e com dinamização significativamente maior das regiões mais atrasadas. Assim, ainda que o crescimento se tenha acelerado em todo o território, as regiões Norte e Nordeste tiveram um impulso maior, o que é importante para começar a reverter os imensos desequilíbrios regionais herdados.

c) - O município de Brumado hoje é conhecido como a capital do minério, porém na sua origem a sua economia girava em torno da agropecuária como foi na maior parte do país. O Capitão Francisco de Souza Meira e um grupo de aventureiros chegaram à região onde situa-se o município de Brumado em fins do século XVIII. Conquistando gradativamente terras pelas encostas da Serra das Almas, atingiram a bacia do rio das Contas, de onde partiram em 1813, atrevessando o rio Brumado até a foz do Rio do Antonio. Permaneceram no vale do mesmo rio até transferirem-se para outra área, onde fundaram a fazenda de Bom Jesus do Campo Seco. Essa povoação tomou o nome de Bom Jesus dos Meiras, que em 1877 foi elevada à categoria de vila e o município criado com território desmembrado do de Caetité. Em 1931, o município passou a chamar-se Brumado. Com o decorrer dos anos e com a evolução natural, criou-se mais abaixo – aproximadamente três léguas – pela mesma margem do rio uma pequena povoação que foi tomando vulto, graças aos êxitos obtidos pelos esforços dos aventureiros que nessa altura já se entregavam de corpo e alma as explorações agrícolas e na pecuária, dando vida à povoação que até meados do século XIX, essa foi sua maior fonte de renda, quando em 1940 começa a exploração do minério que deu o título de capital do minério a Brumado que é o minério Magnesita.

Um habitante do município de Brumado extraiu e fundiu pequenas quantidades de itabirito, uma variedade de minério de ferro, da Serra das Éguas. Foi essa a primeira forma de mineração de que se tem notícia, na área, tendo sido de pequena duração. Logo após descobriram-se esmeraldas no vale do Pirajá e elas foram intensamente exploradas durante 30 anos seguintes. A partir de 1939, a história do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com