TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia - ) As Discussões Apresentadas Pelo Texto Jornalístico "Bush Apóia Ensino Da Teoria Do Design Inteligente", Evidencia Posições Divergentes Em Relação à Origem Da Vida.

Dissertações: Sociologia - ) As Discussões Apresentadas Pelo Texto Jornalístico "Bush Apóia Ensino Da Teoria Do Design Inteligente", Evidencia Posições Divergentes Em Relação à Origem Da Vida.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 4

1) As discussões apresentadas pelo texto jornalístico “Bush apóia ensino da teoria do design inteligente”, evidencia posições divergentes em relação à origem da vida. Os dois posicionamentos são passíveis de análise à luz do quadro teórico de Augusto Comte (1798-1857) que apontava ser a Europa do século XIX resultado do nascimento da ciência moderna no ocidente. Para o pensador francês a sociedade européia deste período configurava o estágio mais avançado de desenvolvimento da humanidade, de acordo com o conceito positivista da “Lei dos Três Estágios”.

Neste sentido analise o texto abaixo a partir do quadro teórico de Comte e escreva um texto de 10 a 15 linhas, pautando-se sobre as seguintes ações: (3,0 pontos)

a) - Descreva os estágios evolutivos apontados pelo pensador;

b) - Classifique e justifique os estágios que se evidenciam no texto abaixo.

BUSH APÓIA ENSINO DA TEORIA DO DESIGN INTELIGENTE

O presidente George W. Bush afirmou nesta terça-feira que as escolas dos Estados Unidos deveriam apresentar a seus alunos tanto a chamada teoria do design inteligente quanto a da evolução. A opinião foi dada durante uma entrevista coletiva.

Ele se recusou a dizer qual era a sua opinião pessoal sobre a origem da vida, mas afirmou que os estudantes deveriam aprender as duas teorias. "Acho que parte da educação é expor as pessoas a diferentes escolas de pensamento. Se você está me perguntando se as pessoas devem ou não ser expostas a idéias diferentes, a resposta é sim."

A teoria da evolução (ou evolucionismo) por meio da seleção natural, formulada pelo naturalista britânico Charles Darwin (1809-1888) no século 19, é aceita, com pouquíssimas exceções, por todos os cientistas que estudam a origem da vida. Segundo ela, a competição entre moléculas orgânicas (como o DNA) e, mais tarde, entre seres vivos unicelulares, ajudada por modificações ao acaso neles, teria sido capaz de gerar toda a complexidade da vida presente hoje, sem intervenção direta de um criador.

Já os proponentes do design inteligente (ou criacionismo) argumentam que diversas estruturas dos seres vivos são tão complicadas e compostas de partes numerosas que a seleção natural jamais conseguiria "montá-las" sozinha.

Segundo eles, tais estruturas seriam indícios de uma inteligência --o "designer" ou projetista-- que as teria criado. Eles negam que esse "designer" seja necessariamente o Deus das grandes religiões. Mesmo assim, muitos cristãos conservadores (eleitores importantes de Bush) defendem a idéia.

A União Geofísica Americana criticou as declarações de Bush. Em comunicado, o órgão científico disse que o presidente colocava em risco a educação das crianças dos EUA.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13542.shtml

RESPOSTA

Augusto Comte (1798-1857) é considerado o 'pai do positivismo francês'. Acreditava que o espírito humano passa sucessivamente por três estágios, que se manifestam na história de cada ciência, como na vida de cada homem: A Lei dos Três Estágios.

O estágio teológico: onde os fatos são explicados por meio de agentes sobrenaturais, Deus, os anjos, milagres, etc. Este estado evolui do fetichismo ao politeísmo e posteriormente ao monoteísmo.

O estágio metafísico: que recorre à investigação de ideias abstratas, no estado metafísico o homem projeta espontaneamente sua própria psicologia sobre a natureza.

O estado positivo: que se atém estritamente à realidade, à ordem das coisas e dos efeitos devidamente verificados, metrificados. Baseia-se nas leis positivas da natureza que nos permite, quando um fenômeno é dado, prever o próximo fenômeno e eventualmente agindo sobre o primeiro transformar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com