TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Adminstração

Exames: Teoria Da Adminstração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

Em todos os níveis, os administradores planejam, organizam, lideram e controlam. Diferem com tudo, na quantidade de tempo que cada um devota a cada uma dessas atividades. Outras diferenças no modo como os administradores usam o tempo dependem dos níveis que ocupam na hierarquia da organização.

Segundo Stoner apud Katz, identificaram três tipos básicos de habilidade: técnica, humana e conceitual. A Habilidade técnica, é a capacidade de usar os procedimentos, técnicas e conhecimento de um campo de especialização. A Habilidade humana, é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las como indivíduos ou como membros de grupos. E por fim, a habilidade conceitual, que é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização.

Freeman apud Katz (pag. 09) sugere que, apesar destas três habilidades serem essenciais para um administrador, sua importância relativa depende principalmente do nível que o administrador ocupa na organização. A habilidade técnica é mais importante nos níveis mais baixo. A habilidade humana, ao contrário, é importante para administradores de todos os níveis, como os administradores devem trabalhar principalmente com outras pessoas, sua capacidade de utilizar habilidades técnicas de seus subordinados é mais importante do que sua própria capacidade técnica. Finalmente, a importância da habilidade conceitual aumenta à medida que os indivíduos galgam os níveis do sistema administrativo, com base em princípios hierárquicos de autoridade e responsabilidade.

A visão sobre o ser humano: como cada teoria via o individuo – Segundo Chiavenato (2003), o segredo para acompanhar as constantes mudanças e transformações é necessário adquirir competências duráveis, ou seja, competências que mesmo em tempos de rápida mudança, não tornem-se descartáveis nem obsoletas.

Para Kantz (1955), o sucesso do administrador depende mais do seu empenho e da maneira como lida com as pessoas e situações do que de seus trações particulares de personalidade, ou seja, depende daquilo que se consegue fazer e não daquilo que ele é. Sendo assim, as habilidades são importantíssimas para o desempenho administrativo bem sucedido.

2.1 TEORIAS DO TRABALHO

Para Emile Durkhiem, a solidariedade é a maneira pela qual as pessoas estão ligadas e unidas, tendo duas maneiras: a mecânica que é característica d sociedade pré-capitalista, onde há pouca divisão do trabalho e a consciência coletiva é mais forte e extensiva a um numero maior de pessoas, existindo maior consenso. já a orgânica é característica da sociedade capitalista moderna e sua principal ação é a divisão de trabalho, que causa interdependência entre os indivíduo, suas crenças, costumes ou preferências não aparecem como correlação.

Para Max Webber, a organização ideal era a burocrática, cujas atividades e objetivos eram pensados racionalmente, e cujas divisões de trabalhos eram declaradas explicitamente. Webber também acreditava que a competência técnica deveria ser enfatizada e que as avaliações de desempenho deveriam ser feitas totalmente com base no mérito. No entanto, o autor, buscava melhor o desempenho de organizações socialmente importantes, tornando suas operações previsíveis e produtíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com