TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Admistração

Monografias: Teoria Da Admistração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria da administração

Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de teoria da administraçao, do curso de Ciências Contábeis, da Universidade Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância, ministrada pelo.

CORONEL SAPUCAIA/MS

17 de agosto de 2012

Luciele dos Santa jará 377266

Introdução

Hoje conhecemos a administração com um nível elevado ao status de ciência, a Administração é o resultado da contribuição de inúmeros engenheiros, psicólogos, sociólogos, economistas, matemáticos e estatísticos, contadores, advogados.

A ciência da Administração e a Teoria Geral da Administração representam, as conquistas de uma longa história, gerando o conhecimento humano que despontou no início do século xx no quadro da 2ª Revolução Industrial.

Com a 2ª Revolução Industrial, principalmente com o surgimento da energia elétrica e o uso dos combustíveis que encarregou no aumento da produção nas indústrias.

Do ponto de vista didático, costuma-se dividir a Escola Clássica ou Teoria Clássica da Administração em dois grupos: o primeiro grupo foi comandado por F. Taylor chamado administração Científica. E o segundo foi encabeçado por H. Fayol, denominado Teoria Clássica da Administração.

Assim a abordagem clássica da Administração cobre duas áreas distintas: a operacional, de Taylor, com ênfase nas tarefas; e a administrativa, de Fayol, com ênfase na estrutura organizacional.

Teoria neoclássica

As principais características básicas de teoria neoclássica são as seguintes:

A ênfase na pratica da administração. A teoria neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis , muito embora não se tenha descurado dos conceitos teóricos da administração .

A teoria neoclássica e quase como uma reação a enorme influencia da ciência do comportamento no campo da administração que ocorreu em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem as organizações. Os neoclássicos pretendem colocar as coisas nos seus devidos lugares. E,para tanto,retornam grande do material desenvolvido pela teoria clássica,redimensiona do reestruturando-o de acordo coma circunstancias da época atual,dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível .

Os neoclássicos preocupam-se em estabelecer normas de comportamentos administrativos. os princípios de administração que os clássicos utilizam como (leis) cientificas são retomadas pelo neoclássico como critérios mais ou menos elásticos para a busca de soluções administrativas praticas .

Para os neoclássicos a administração consiste em orientar, dirigir controlar os esforços de um grupo de pessoas para um objetivo comum. o administrador e aquele que possibilita o grupo a alcançar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com