TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Apendizagem

Monografias: Teoria Da Apendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 8

Afetividade, Interatividade e Aprendizagem

IMPLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO

TEORIA INATISTA DO DESENVOLVIMENTO

TEORIA AMBIENTALISTA DO DESENVOLVIMENTO

TEORIA INTERACIONISTA DO DESENVOLVIMENTO

TEORIA INTERACIONISTA DE PIAGET

INTERESSE SOCIALIZAÇÃO E AFETO PARA PIAGET

AFETIVIDADE, INTERATIVIDADE E APRENDIZAGEM

TEORIA SÓCIO-INTERACIONISTA DE VYGOTSKY

A AFETIVIDADE E COGNIÇÃO EM VIGOTSKY

INTERATIVIDADE

IDÉIAS CONCLUSIVAS

________________________________________

O atual momento histórico caracteriza-se pelo fracasso das diversas modalidades de organização social gerados por sua incapacidade de organizar a sociedade em torno de objetivos que visem a liberdade, a igualdade e a solidariedade. Fracasso este, gerado, ainda, por diferentes regimes políticos que secundarizam as políticas de bem-estar social, evidenciados nos indicadores de desemprego, marginalização e deteriorização dos serviços públicos de saúde e de educação.

Este cenário é resultado de práticas históricas que reproduzem os valores existentes em uma sociedade onde não há lugar para todos, principalmente quando se refere ao progresso tecnológico que marginaliza uma parcela significativa da população

Em decorrência da democratização do ensino e conseqüente garantia em oferecer a todos igualdade de oportunidade para aprender, torna-se necessário pensar uma prática educativa inserida no contexto das relações sociais globais, que considere a realidade viva do educando e a realidade viva da sociedade.

O novo paradigma tecnológico tem provocado profundas transformações na realidade social que impõe, por sua vez, novas exigências para o processo educacional e, em particular, para a educação escolarizada.

Face ao avanço das novas relações entre os processos educacionais e as tecnologias de informação e comunicação, a educação deverá promover, em todos os sentidos, o desenvolvimento do educando, com vistas a uma interação crítica com o mundo, moldado pela ciência e tecnologia.

Embora o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação seja, ainda, restrito às classes sociais privilegiadas, torna-se necessário criar ambientes de aprendizagem computacionais que, sobretudo, utilizem metodologias inovadoras como instrumentos adequados para a aquisição de um conjunto básico de conhecimentos e habilidades indispensáveis à constituição do cidadão.

Dessa forma, para que essas mudanças se efetivem nas práticas educacionais, é preciso que o educador considere, em seu trabalho, as características psicológicas e as experiências de vida do educando. Para tanto, este educador deverá pautar sua prática em concepções teóricas que visem a " formação do sujeito histórico capaz de desenhar o roteiro de seu destino e de nele participar ativamente".(Demo, 1993:25).

Implicações e Contribuições da Psicologia

A psicologia objetiva estudar e pesquisar as modificações que ocorrem nos processos envolvidos na relação do indivíduo com o mundo, entre outras, as relações cognitivas, emocionais e afetivas.

Para desenvolver seus estudos e pesquisas sobre o ser humano, nas suas relações com o mundo da cultura e com o mundo da natureza, a psicologia interage com outras ciências e outras áreas do conhecimento, buscando informações e dados, por exemplo, na Filosofia, Pedagogia, Antropologia, Sociologia, Medicina e Biologia.

A educação busca na psicologia do desenvolvimento e na psicologia da aprendizagem subsídios para a sua organização didática e prática pedagógica. No entanto, as questões educacionais não podem se restringir apenas à dimensão psicológica do ato de ensinar e do ato de aprender.

Não se pode, pois, supervalorizar o papel da psicologia na explicação e compreensão de situações e problemas educacionais. Quando isso ocorre, caímos no psicologismo ( redução dos problemas educacionais à dimensão psicológica; redução do indivíduo a um ser abstrato, dissociado das influências histórico-sociais a que está sujeito). A psicologia que ignora a relação do sujeito com o seu ambiente, isto é, a psicologia descontextualizada, tem pouco ou nenhum valor para o processo educacional.

A psicologia somente será considerada relevante para a educação se oferecer, a esta, os principais elementos para a construção de um processo de escolarização autenticamente emancipado e que possa, por sua vez, formar o ser humano capaz de superar conscientemente a submissão de classe.

Uma psicologia concreta tem como núcleo central uma teoria da formação humana, que resulta na formação do homem onilateral, completo, ou seja, formação social, formação da inteligência e formação profissional.

Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem

A psicologia do desenvolvimento estuda como se originam e como se desenvolvem as funções psicológicas que distinguem o ser humano dos outros animais. Preocupa-se em estudar a evolução da capacidade perceptual e motora, das funções intelectuais, da sociabilidade e da afetividade. O desenvolvimento do ser humano é entendido como um processo que se constrói ativamente, nas relações que o indivíduo estabelece com o ambiente físico e social. Assim as características humanas são historicamente formadas e não biologicamente herdadas, como ocorre em outras espécies.

A psicologia da aprendizagem estuda o processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pelo ser humano. A aprendiza- gem é, portanto, um processo pelo qual o ser humano ( indivíduo histórico ) se apropria do conteúdo da experiência produzida pela sociedade.

Teorias do Desenvolvimento

Cada uma das teorias do desenvolvimento resumidas a seguir, apoiam-se em diferentes concepções de homem e do modo como ele aprende. Essas teorias dependem, também, da visão de mundo existente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com