TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Dissertações: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

Pólo Dom Pedro Data 29/11/2010

Curso Administração Semestre 2°

Turma Disciplina / Módulo Teoria da contabilidade

Professor EAD

Tutor presencial Daniela Cossi

Aluno (a) RA

Orientações:

• Preencha corretamente o cabeçalho desse formulário.

• As questões abaixo são as atividades avaliativas que foram retiradas dos roteiros de atividades das teleaulas.

• O trabalho é individual.

• Quando estiver concluído, faça a postagem desse formulário no ambiente moodle.

• Esta atividade tem pontuação de zero a 1,5 (um e meio).

ATIVIDADES AVALIATIVAS

Questão 1

As notas explicativas são uma Demonstração Contábil? Qual o seu ponto de vista, baseado na Teoria da Contabilidade?

Resposta: Não. As demonstrações são apenas complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos. As demonstrações contábeis são necessárias para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício, já as notas explicativas visam fornecer as informações necessárias para o esclarecimento da situação patrimonial de determinada conta, saldo ou transação de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial ou ainda poderá está relacionada a qualquer outras das demonstrações financeiras seja das origens e aplicações de recursos dos lucros ou prejuízos acumulados.

Questão 2

O que torna a informação contábil relevante e confiável? Responda com base nas características qualitativas da informação contábil.

Respostas: Toda informação contábil é relevante, já que é dever da contabilidade registrar todos os movimentos financeiros da empresa. O que a torna confiável são as provas físicas (notas fiscais, recibos, comprovantes bancários, registro das máquinas de caixa, etc), para serem anexados aos balancetes contábeis, a fim de verificação. Os objetivos contábeis em um sentido mais profundo é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira. O desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. Há uma necessidade fundamental que se compreenda que as informações para se tornarem válidas para todos, devem seguir uma parametrização aceitável por todos.

O contador de uma empresa, não importa o tamanho, deve ter uma visão global das operações, da cadeia de comando e interagir em todos os departamentos, em todos os centros de receitas e de custos, para normatizar as operações que venham a ocorrer. No sentido de precisão e confiabilidade uma empresa necessita constituir para si, sistemas que lhe garantam conhecer os atos e eventos ocorridos em cada um de seus segmentos. Os efeitos ocorridos através da realização de cada ato devem ser escriturados e levados em tempo hábil, ao conhecimento dos administradores.

Questão 3

“A revista Forbes informou que a Hydraulic Company, a maior concessionária de abastecimento de água pertencente a investidores privados do estado de Connecticut, possui 8 mil hectares de terrenos de uso residencial em potencial de primeira qualidade. Em parte, tais terrenos foram adquiridos na década de 1880 pelo segundo presidente da empresa, a cerca de R$2.500,00 por hectare. Em 1986, quando o artigo foi escrito, os melhores lotes estavam sendo vendidos a R$100.000,00 cada um.” (Hendriksen).

Pede-se:

Apresente um argumento para a manutenção dos terrenos nas contas a seu custo original de aquisição.

Resposta: Manter o valor antes de vender, mas no momento da venda atualizar o preço de acordo com o mercado, gerando assim um super lucro. Podemos verificar que ocorreu um Goodwill, ou seja, um lucro anormal ou um super lucro onde, a diferença do valor pago e o valor futuro é altíssimo. Outra característica que cabe bem ao goodwill é quanto à incerteza na geração dos benefícios futuros prováveis, e uma última característica é a impossibilidade do uso alternativo.

Questão 4

Conceitue e identifique as principais diferenças entre Provisão e Reservas.

Resposta: Provisão é uma reserva de um valor para atender a despesas que se esperam, visa a cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrência. As provisões representam expectativas de perdas de ativos ou estimativas de valores a desembolsar que, apesar de financeiramente ainda não efetivadas, derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos. A partir do momento que essas perdas de ativos ou obrigações se tornam totalmente definidas, deixam de ser consideradas como provisões, como por exemplo: a provisão para férias se transforma em salários a pagar, a provisão para Imposto de Renda passa a ser Impostos de Renda a pagar. Trata-se de despesas que, ainda que não pagas, configuram-se como ocorridas, pelo princípio de competência contábil. Por outro lado, as reservas representam a diferença entre o patrimônio líquido e o capital, sendo resultantes de valores entregues pelos titulares do capital que não representam aumento de capital, ou representam acréscimos de valor de elementos do ativo, ou ainda se originam de lucros não distribuídos aos sócios ou acionistas. Vimos que as provisões e reservas possuem características próprias, no entanto, se não forem bem analisadas pode ser são bem semelhantes em alguns aspectos. Podemos observar que a principal diferença entre provisão e reserva é que a provisão vem para atender a um principio contábil, o Princípio da Competência. As reservas referem-se à destinação de parte do lucro, que tem por objetivo a proteção do patrimônio da entidade, elas não diminuem o patrimônio liquido da entidade como as provisões, muito pelo contrário, elas aumentam o capital próprio da empresa.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com