TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Artigo: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

tema 1

Questão 1:

Espera-se que o aluno dê um exemplo de mudança ocorrida em sua vida e que ele vincule essa mudança a processo de criação do conhecimento. Ele pode abordar a mudança de escola, por exemplo,

em que ele precisou conhecer o novo ambiente, fazer novas amizades, conhecer outras regiões e essa interação com o meio o levou ao conhecimento de novas formas de estudar, por exemplo, teve que aprender a se deslocar de uma cidade para outra, entre outros.

Questão 6. Técnica que está presente nas habilidades informais, ou seja, o know-how, a expertise proveniente das vivencias experiências individuais.

Insights habilidade subjetiva de articular a técnica com as intuições, ou seja,atuação com sensibilidade profissional.

Questão 7:

A dialética apresenta a forma como o conhecimento é criado, em que As teses, antíteses e sínteses são expostas. A dialética é formada pela contradição de opiniões assim como se forma o conhecimento.

Questão 8:

Socialização: De tácito para tácito.

Externalização: De tácito para explícito.

Combinação: De explícito para explícito.

Internalização: De explícito para tácito.

Questão 9:

É um processo de conversão do conhecimento e pode ser nomeado como Modelo SECI (ou espiral SECI ou processo SECI). Ele apresenta exatamente essa maneira de converter e ainda identificar a transferência do conhecimento do indivíduo para o grupo e, em seguida, para o nível organizacional.

Questão 10:

O processo sintetizador do conhecimento é o cultivo dos traços opostos do raciocínio e da ação dialética

de cada individuo.

Tema 2.

Questão 1:

O aluno deve dar sua opinião sobre criação do conhecimento nas empresas, ele pode responder dando exemplos do que viveu. De qualquer forma, espera-se que ele diga sobre o conhecimento tácito e explícito. Que ele aborde as diferenças do conhecimento individual, organizacional e interorganizacional.

E explique sobre a importância de se criar e reter conhecimentos nas empresas para visibilidade da organização.

Questão 6. Como as tecnologias se expandem, os concorrentes aumentam a cada dia e os produtos ficam obsoletos a empresa precisa acompanhar esse ritmo e a melhor forma de se fazer isso, é gerando novos conhecimentos.

Questão 7: No processo de criação do conhecimento, os funcionários linha de frente são expostos à discussão de

forma redundante, para que tenham insights e sugiram novas propostas à organização. Os administradores seniores têm o papel de direcionar exatamente o que querem aos funcionários linha de frente a aos administradores intermediários, que por suas vezes, têm o papel de agrupar e organizar o que os funcionários linha de frente sugeriram com as exigências dos administradores seniores. Porisso, são conhecidos como engenheiros do conhecimento.

Questão 8:

O conhecimento organizacional é produzido pelos funcionários das empresas que transmitem uns aos

outros e se torna um conhecimento organizacional. Que é utilizado sempre dentro da empresa. Enquanto que o conhecimento interorganizacional é o conhecimento produzido fora das barreiras das empresas. Quando empresas criam conhecimentos com outras empresas, com fornecedores, comunidades universidades.

Questão 9:

Ao local onde o conhecimento é criado, ou seja, o “ba” que é muito relevante na criação do conhecimento. A disseminação, o processamento e a interpretação do conhecimento não necessariamente devem acontecer em lugares físicos como uma sala de reuniões, por exemplo, mas sim em um meio para interações. Os autores Takeuchi e Nonaka (2008) chamaram de “ba”, esse meio que propicia a interatividade entre equipes de trabalho, grupos, círculos informais.

Questão 10:

No caso da síntese modular, as atividades são divididas por módulos de acordo com a relação de dependência umas das outras, diferentemente da síntese integral que trabalha com as atividades de forma completa. Ambas possuem relação interativa, pois em alguns casos elas podem estar juntas na empresa.

Tema 3

Questão 1:

O aluno pode trazer suas experiências para essa resposta. Espera-se que ele fale sobre a concorrência de forma geral, ou seja, sobre o fato de antes as pessoas optarem pela marca, pelas conversas informais e pouco acesso a informação de outras empresas de regiões e até países distintos. Com o acesso fácil a informação, os clientes passam a ter acesso os produtos de várias empresas desenvolvendo, portanto, a concorrência global, fora das fronteiras estabelecidas entre empresas e regiões.

Questão 4.gestão do conhecimento pode impedir as empresas de se destacarem no mercado global, pelo fato de exigir da empresa uma gestão mais complexa do conhecimento. Por exemplo, a conversão do conhecimento tácito para o explícito pode não ser efetivada, pois as indústrias globais tendem apenas a trocar informações para gerar o conhecimento, uma vez que não há como documentar padronizar sensações ou percepções em relatórios ou documentos formais.

Questão 5:

Tanto o conhecimento individual quanto o global são inicialmente projetados por indivíduos. A principal diferença é que para se tornar um conhecimento global o conhecimento individual passa a ser conhecimento organizacional e em seguida interorganizacional, quanto às empresas fazem corretamente a gestão desses conhecimentos. Por fim, o conhecimento global é aquele que está associado à concorrência global, ou seja, as pessoas tem acesso a informação e optam pela compra, independente da fronteira que há.

Questão 6:

A concorrência global acontece quando empresas de regiões e/ou nacionalidades distintas concorrem entre si. O advento da tecnologia possibilitou aos clientes o acesso a informação e também as práticas das organizações. Além disso, contribuiu para que esses mesmos clientes conhecessem outras empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com