TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Exames: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  3.966 Palavras (16 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAÍSO - FAV

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

EUDER SANTANA DE SOUSA - RA 6814007379 1º B

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL; INTRODUÇÃO AOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS - ATPS 1

DEFINIÇÃO DE ATIVO, PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO; RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS - ATPS 2

Valparaíso de Goiás - GO

Outubro - 2013

FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAÍSO - FAV

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

EUDER SANTANA DE SOUSA - RA 6814007379 1º B

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL; INTRODUÇÃO AOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS - ATPS 1

DEFINIÇÃO DE ATIVO, PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO; RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS - ATPS 2

Valparaíso de Goiás - GO

Outubro - 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

ETAPA 1 05

1.1 - Resumo do artigo - Objetivo da contabilidade 05

1.2 - Semelhanças existentes entre a vida financeira particular e a de uma

empresa 06

1.3 - Entrevista com gestor sobre a importância da contabilidade para uma

empresa 06

ETAPA 2 08

2.1 - Resumo do artigo - Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas: uma análise do ensino da teoria da contabilidade 08

2.2 - Questões de fixação 11

2.3. - Classificação dos bens e obrigações 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

INTRODUÇÃO

Com o constante avanço tecnológico e as novas exigências do mercado a contabilidade ganhou grande espaço e reconhecimento, pois agora mais do nunca se faz necessário o controle sobre os bens, direitos e obrigações que uma empresa precisa realizar em curto ou em longo prazo.

Este trabalho esta constituído em duas etapas, sendo que a primeira está relacionada à importância da contabilidade na gestão de empresas e na administração das contas pessoais. Ainda nesta etapa será apresentada uma pequena entrevista com um sócio de uma empresa para evidenciar qual o nível de importância que o mesmo concede às informações contábeis. Já na segunda etapa a temática esta baseada nos conceitos das principais contas contábeis, e, além disso, nas diferenças existentes entre as mesmas.

ETAPA 1

1.1 - Resumo do artigo - Objetivo da contabilidade

A contabilidade é tida como um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Considera-se como usuário a pessoa física ou jurídica com interesse na analise da situação e do crescimento de uma determinada empresa. Sendo esses interessados são divididos em dois grupos: usuários preferenciais (acionistas, credores em geral, integrantes do mercado de capitais) e usuários secundários (administradores da entidade e o fisco).

As informações fornecidas pela contabilidade estão alocadas em:

• Informações de natureza econômica: compreendem, principalmente, os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e as variações no patrimônio da entidade;

• Informações de natureza financeira: abrangem principalmente os fluxos de caixa e do capital de giro das empresas;

• Informações de natureza física: são consideradas como complemento aos valores monetários, como quantidades geradas de produtos ou serviços, numera de depositantes, quantidade de funcionários, entre outros.

• Informações de natureza produtiva: se refere à utilização mista de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativa (físicos), como: receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.

Vale ressaltar que, principal objetivo da contabilidade esta baseado em permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma, ou seja, busca apresentar informações para subsidiar as tomadas de decisões dos gestores.

1.2 - Semelhança existente entre a vida financeira particular e a de uma empresa

Segundo Barros (2002), pode-se definir a contabilidade como uma ciência social que estuda a prática das funções de controle e de registro relativas aos atos e fatos da administração e da economia. Em outras palavras mais especificamente, trata-se do estudo e do controle do patrimônio das empresas ou pessoas.

O controle contábil de forma incorreta ou ainda sua ausência pode causa vários problemas para as empresas, como gastos excessivos com estoque, perda de mercadoria, tributação duplicada, alto índice de inadimplência, não estabelecimento do capital de giro, desordem nos prazos de pagamentos, insuficiência financeira, recuso ao acesso de credito nos bancos, entre outros.

Com isso, pode-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com