TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Artigo: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ - UNIDADE 1

Av. José Olegário de Barros, 46/58, Vila das Graças

Curso Administração EAD - Turma 1º Semestre

Disciplina Comportamento Organizacional

Prof.ª Maria Yaeko Ozaki

Tutor Presencial – Renato Silva

Trabalho ATPS

Taubaté – SP – 23 de Abril 2013

SUMÁRIO

Introdução 2

Capítulo I - Definição e Comparação de Comportamento Organizacional 3

Capítulo II - Conceitos e Condições de Inovação Tecnológica Brasileira 5

Capítulo III - Trabalho em Equipe e a Liderança no Ambiente de Trabalho: Uma Vantagem Competitiva 6

Capítulo IV - Percepção e Comunicação 7

Conclusão 9

Referências Bibliográficas 10

Introdução

As constantes mudanças na sociedade do mundo atual levam os Gestores a se preocuparem cada vez mais com a qualidade e o alto desempenho nas suas organizações, a necessidade de dar respostas rápidas aos clientes e enfrentar a alta concorrência, e acima de tudo se manterem atualizados as mudanças do mercado de econômico.

Entender o ambiente das organizações e fundamental para o sucesso das mesmas, permitindo aos profissionais planejar, organizar e a atuar de forma a se adaptarem a ambientes cada vez mais dinâmicos e competitivos, compreender o comportamento dos seus colaboradores a nível individual ou em grupo, constitui uma das bases fundamentais para que o gestor lhes possibilite melhores condições e consequentemente, conduzem resultados melhores, melhorando os resultados para o sucesso da organização.

Estaremos mostrando nesse trabalho o estudo do comportamento organizacional que visa a sensibilizar a importância do comportamento pessoal no seu local de trabalho, individual ou em grupo, como os valores, percepção, aprendizagem, ou seja, o papel de cada colaborador dentro do grupo, sua personalidade e motivação, não esquecendo que temos que levar em consideração a diferença das pessoas em qualquer ramo ou segmento de negócios.

Capítulo I - Definição e Comparação de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é o ato de se estudar seres humanos dentro das Organizações.

Visa elaborar formas mais adequadas de motivação para os funcionários, ao mesmo tempo em que dá lucros para a empresa.

É em suma a compreensão do ser como único ou como um todo, parte da organização.

É predominante o fortalecimento do grupo dentro de uma organização através da comunicação, motivando os indivíduos e fortalecendo as estruturas nos setores, mantendo vínculos e gerando flexibilidade para um planejamento mais eficaz e alcançando uma base sólida.

Podemos dizer que o Comportamento Organizacional se preocupa com o que as pessoas fazem dentro das organizações e de como isso afeta o desempenho das empresas.

As organizações têm como principio motivar os trabalhadores, buscando competitividade no mercado, através de um bom desempenho, sempre enfatizando a ética.

Seu contexto engloba algumas outras disciplinas, dentre elas, Psicologia, Sociologia e Administração em Geral.

*Comparando as definições entre: John A. Wagner III, John R. Hollenbeck e Andrew J. Dubrin, ambos os autores de livros de Comportamento Organizacional (CO), podemos entender que ambos seguem a mesma linha de definição em relação ao comportamento organizacional, com quase nenhuma variação entre os mesmo.

John A., John R. e Dubrin, nos ensinam que comportamento organizacional é o estudo voltado para indivíduos, equipes ou grupos, dentro e fora de uma organização com fins lucrativos ou ONG´S.

John A. e John R. enfatizam em seu livro “Comportamento Organizacional - Criando Vantagem Competitiva”, que há três subjacentes importantes em suas definições de CO:

1. O comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.

2. O comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores.

3. O comportamento organizacional também analisa o “comportamento” dessas unidades sociais maiores - grupos e organizações - por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais.

‘’Dubrin, nos define, em seu livro “Fundamentos do Comportamento Organizacional”, que comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento. E complementa que comportamento organizacional é o estudo do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, como se interage com as outras pessoas do mesmo convívio profissional e como a empresa se relaciona com estes colaboradores, sendo que o processo do trabalho administrativo, jamais pode ser entendido como conteúdo do mesmo.

Sendo assim é seguro afirmar que ambos seguem a mesma linha, enfatizando que ambos usam linguagens diferentes sobre o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com