TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Exames: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA1

Passo 1:

O Objetivo da Contabilidade

Contabilidade: estuda o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações e registra os fatos e atos econômico- financeira aos seus usuários.

Sistema de informação: conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.

Usuário: é pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Usuários preferenciais ou externos são:

- acionistas;

- credores em geral e emprestadores de recursos; e

- integrantes do mercado de capitais.

Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.

Informação de natureza econômica: é a visão do que é econômico para a contabilidade.

Informação de natureza financeira : informações sobre a situação financeira da organização, como fluxo de caixa.

Informação de natureza física: tem revelado que um bom sistema de informação não para apenas em valores monetários, mas deve incluir mensuração de natureza física.

Informação de natureza de produtividade: é uma mistura de conceitos de avaliação e quantitativos como a receita bruta per capita, depósitos por clientes.

As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da

Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são um complemento ás demonstrações contábeis tradicionais.

O principal objetivo da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação econômica e financeira da entidade. Devem também contribuir para a tomada de decisões dos usuários, não se justificando por si mesma.

Para isso é importante observar dois pontos, que as empresas devem divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação da situação patrimonial, permitindo interferências futuramente. As informações que não estiverem explicitas, devem constar em Notas Explicativas. E que a contabilidade tem um intimo relacionamento com os aspectos jurídicos os quais não conseguem retratar a essência econômica.

A contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.

A não utilização da informação contábil pode ser resultado se algumas deficiências no modelo informativo, limitações do próprio usuário, baixa credibilidade por parte dos usuários, linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.

As finalidades da contabilidade são sociais, que permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

PASSO 2:

Qual a semelhança existente entre sua vida financeira particular e a de uma empresa. Quais controles, quais resultados, quais objetivos financeiros você possui enquanto cidadão que se parece com os de uma organização.

Preciso controlar os gastos particulares, assim como de uma empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com