TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Exames: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  2.961 Palavras (12 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE

JOSÉ ROBERTO GONÇALVES RA: 375749

WILLIAN TOBIAS DE SOUZA RA: 366833

ADILSON ANTONIO DE ARAUJO RA: 354218

ANNE CRISTINA XAVIER DE SOUZA RA: 349692

NAYARA APARECIDA LEITE BATISTA RA: 367273

ESTUDO DA EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE COM SUAS ORIGENS E FUNDAMENTOS

Professor(a): Professor(a): Juliana Leite Kirchner

Hortolândia, 18 de Novembro de 2012.

Introdução

A Contabilidade, desde a mais remota existência, vincula-se à sociedade e evoluem juntas à medida que a sociedade demanda da Contabilidade as mais variadas informações, o que importa em se afirmar que, sem quaisquer dúvidas, a Contabilidade é um componente social.

Por ser uma ciência social, a Contabilidade sofre influências do meio em que opera e deve ser adaptada ao contexto das mudanças sociais, políticas e econômicas, sem prejudicar seu propósito de atender bem a todos os vários usuários da informação contábil.

Tem, portanto, o compromisso e a necessidade de bem informar. Trata-se de uma ciência tão antiga quanto a civilização. Tem passado por fases de progresso, literário e doutrinário, como mostra o passado, a história. Não obstante, apenas no Século XX, pressionada pela necessidade de bem informar, os estudiosos e pesquisadores preocuparam-se em identificar e formalizar, de uma maneira prática e objetiva, os Princípios que a regem e fixar normas e regras para a efetiva aplicação.

A Contabilidade realiza os seus objetivos por meio de informações aos usuários das Demonstrações Contábeis. Tais informações possuem características próprias, que as definem e as tornam úteis as reais finalidades de informar. Para tanto, tais características devem assemelhar-se às dos Princípios e normas contábeis sendo, portanto, componentes que tornam útil a informação no momento de se fazer a opção quanto a divulgação de um fato contábil.

Etapa 1

1. A origem da Contabilidade:

A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registro do comercio. O homem enriquecia, e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar seus bens. A medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupa-lhe saber quanto poderia render e qual a forma mais simples de aumentar suas posses.

2. Os primeiros sinais que evidenciam a existência da Contabilidade na antiguidade:

Os primeiros sinais contábeis constituíam-se em fichas de barro, guardadas em receptáculos de barro, que eram utilizadas na contagem do patrimônio. Por exemplo, uma ficha de barro poderia representar uma ovelha. Se esse boi fosse transferido para outra pastagem, ou fosse mandado para ser tosquiado, ou fosse emprestada, a sua ficha seria igualmente transferida para outro receptáculo de barro, registrando dessa forma a transação e auxiliando o controle do patrimônio por parte do proprietário.

3. A evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidas dobradas:

A contabilidade nasceu com o propósito de sanar a necessidade dos seres humanos controlando seus bens materiais, das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar numa maneira simples de aumentar suas posses.

Com as estações – mesmo sem ter noção do que eram elas – os homens passavam a abrigar suas ovelhas do frio assim que as folhas das árvores caíssem. E passados vários frios e várias folhas caindo, o homem queria saber se seu rebanho havia crescido mais que o do pastor vizinho, então, com algumas pedrinhas ele passou a contar suas ovelhas.

Uma pedra para cada cabeça de ovelha, cada cabeça que nascia ou morria era uma pedrinha que entrava ou saía. Após controlar as cabeças das ovelhas, veio à troca, a lã das ovelhas por outros bens materiais. E assim o homem descobriu meios contabilistas na Antiguidade.

Os anos se passaram, e somente no século XV é que a Contabilidade atinge um nível de desenvolvimento notório, sendo chamada de fase lógica- racional ou, até mesmo, de fase pré-científica da Contabilidade. O que toda história mostra é que a Contabilidade torna-se importante à medida que há desenvolvimento econômico.

Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros. A História da Contabilidade é tão antiga quanto a história da própria civilização. Ela surgiu 6.000 anos a.C. dos povos Sumero-Babilônicos, Feníncios, Egípcios, Gregos, Cretenses, Romanos, etc. A contabilidade passou por uma época chamada "Época Empírica" (6.000 a 1202 a.C.) que se caracterizou pela ausência da sistematização dos registros e pela ausência dos estudos de natureza científica e metodológica.

Os vestígios de contabilidade dos Incas se davam através de nós dados em cordas penduradas, que registravam os seus bens. Já no Egito, era anotado a medição e o transporte do trigo. Entre hieroglíficos se encontra a figura de um pastor registrando as suas ovelhas, através de pedrinhas. Pelos achados nota-se que a contabilidade consistia em simples anotações a fim de evitar lapsos de memória, como em relatórios de trocas de bens e serviços. Quando inadvertidamente uma matilha de lobos ataca, e após uma enorme confusão causa um considerável prejuízo, com um misto de raiva e resignação, ele faz a recontagem das ovelhas e atira fora as pedrinhas excedentes.

Foi se pensando no “futuro” que o homem fez seus primeiros registros a fim de que pudesse reconhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção e etc.

Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar contas das coisas administradas.

O desenvolvimento do papiro (papel) e só cálamo (pena para se escrever) no Egito antigo facilitou muito o registro de informação sobre os negócios.

A medida que as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina. No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja.

Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com